TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 7

Pronaf

Nome: Júlia Gabriela Bessa

Quando surgiu ?

 O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) surgiu em 1996 enquanto uma política de crédito rural para os agricultores familiares brasileiros. O Pronaf tinha como finalidade promover o desenvolvimento sustentável deste segmento rural tendo em vista o aumento da produção e da capacidade produtiva, a geração de emprego e o aumento da renda. O programa tinha como premissa distribuir o crédito rural de forma mais igualitária e equânime, promover melhores condições de produção e reduzir as desigualdades sociais da agricultura brasileira. Com o passar dos anos o Pronaf foi se estruturando e aumentou o volume de recursos aplicados, a quantidade de contratos assinados e o número de agricultores beneficiados. Além disso, ampliou significativamente o seu campo de atuação através da inclusão de novas linhas de apoio para a inserção de segmentos até então renegados pelas políticas agrícolas – como as mulheres, jovens, pescadores, indígenas, quilombolas e demais populações tradicionais – até a inclusão, reconhecimento e legitimação das atividades não-agrícolas no meio rural –industrialização em escala familiar e turismo rural.

Qual o objetivo ?

 • Financiamento da produção: o programa destina anualmente recursos para custeio e investimento, financiando atividades produtivas rurais e, praticamente todos os municípios do país através da liberação direta entre o Branco e o demandante de crédito;

• Financiamento de Infraestrutura e Serviços Municipais: Apoio financeiro aos municípios de todas as regiões do país para a realização de obras de infraestrutura e serviços básicos;

• Capacitação e Profissionalização dos Agricultores Familiares: Promoção de cursos e treinamentos para agricultores familiares, conselheiros municipais e equipes técnicas responsáveis pela implementação de políticas de desenvolvimento rural;

• Financiamento da Pesquisa e Extensão Rural: Destinação de recursos financeiros para a geração e a transferência de tecnologias para os agricultores familiares. Obviamente que esse quadro inicial da política está sendo modificado e aprimorado constantemente, visando dar maior consistência e amplitude ao programa.

Ainda está funcionando ?

 Sim,ainda existem aprovação de vários projetos.

Quais resultados obtidos e atingidos (atuais ou não)

  • atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais;
  • possibilitar a elevação de sua capacidade produtiva;
  • gerar emprego e renda;
  • contribuir para a redução das desigualdades sociais.

Podemos afirmar que o PRONAF está cumprindo o papel a qual tinha se proposto, ou seja, liberando recursos ao agricultor familiar para que o mesmo se fortaleça, o que gera o seu reconhecimento como política pública eficiente diante dos agricultores familiares.

Você considera como uma boa aplicação do conceito Extensão Rural ?

 É uma ferramenta fundamental e incontestavelmente positiva para a melhora da qualidade de vida no meio rural, pois além de finalmente fazer com que a categoria dos agricultores familiares fosse reconhecida perante o governo, é uma política que vigora até hoje, e nota-se a necessidade de sua continuidade e expansão de seus recursos e benefícios, conforme análise feita, evidenciando as consequências positivas trazidas pelo programa.

 O sucesso do PRONAF está atrelado à diversidade de linhas de f inanciamento, voltadas para finalidades específicas: PRONAF Agroindústria, PRONAF Agro Ecologia, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Jovem, PRONAF Mulher entre outras.

Referências Bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Fortalecimento_da_Agricultura_Familiar

http://www.inagrodf.com.br/revista/index.php/SDR/article/viewFile/170/138

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/79225/000900902.pdf?sequence=1

Incra

Nome: Cláudio Guimarães

Quando surgiu?

 O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal criada pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, absorvendo as atribuições do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural (Inda). 

Qual o objetivo ?

 O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, é uma autarquia federal cuja missão prioritária é executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional.

Ainda está em funcionamento ?

 Sim, atualmente age principalmente com a reforma agrária, mantendo o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

Quais resultados obtidos e atingidos (atuais ou não)?

  • Mais famílias conseguem ter propriedade rural própria através de reforma agrária;
  • Maior assistência técnica para trabalhadores rurais;
  • Mais imóveis rurais certificados;
  • Créditos para trabalhadores rurais;
  • Geração de renda;

Você considera como uma boa aplicação do conceito Extensão Rural ?

 Sim, implementando a política de reforma agrária e realizando o ordenamento fundiário nacional, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Referências Bibliográficas

http://www.incra.gov.br/

FETAEMG

Nome: Victor Túlio Borges

Quando surgiu?

 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas veio a ser fundada em 27 de abril de 1968. Nesta época já existem quase trinta Sindicatos de Trabalhadores Rurais, mas apenas cinco (Poté, Araçuaí, Esmeraldas, Brumadinho e Três Pontas) estavam em condições de participar da fundação.

 A FETAEMG iniciou suas atividades com uma equipe constituída por cinco advogados, que se baseou no Estatuto do Trabalhador Rural (questões trabalhistas) e no Estatuto da Terra (questões agrárias, inclusive parcerias) para prestar assistência jurídica. Esta assistência, embora mais centralizada em questões individuais, era inédita para os trabalhadores rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com