TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poedeiras Alimentadas Com Semente de Urucum

Por:   •  2/4/2017  •  Monografia  •  4.731 Palavras (19 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITARIA DE AQUIDAUANA

CURSO DE ZOOTECNIA

WILLIAM BRITEZ FELICIANO

DESEMPENHO E QUALIDADE DOS OVOS DE POEDEIRAS ALIMENTADAS COM SEMENTE DE URUCUM

AQUIDAUANA

2014


WILLIAM BRITEZ FELICIANO

DESEMPENHO E QUALIDADE DOS OVOS DE POEDEIRAS ALIMENTADAS COM SEMENTE DE URUCUM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Zootecnista, pelo curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora: Profª. Drª. Elis Regina de Moraes Garcia

[pic 1]


Dedico este trabalho de conclusão de curso aos meus pais, José Aparecido Feliciano e Vera Lúcia Britez, a minha namorada, Stela Cássia de Oliveira e aos meus familiares que tanto me apoiaram e incentivaram a estar dando esse passo tão importante da minha vida, acreditando no meu potencial ou investindo em meus estudos, que eu possa sempre ser motivo de orgulho, obrigado por estarem sempre ao meu lado.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de estar vivo e executando mais esse passo na minha vida.

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul por me dar todo suporte necessário para me transformar em um verdadeiro zootecnista, desde professores extremamente qualificados, como um bom ambiente e materiais de estudo.

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela concessão da bolsa.

Aos meus pais, José Aparecido Feliciano e Vera Lúcia Britez, por todo carinho, apoio e compreensão, sei que não é fácil me manter aqui, e espero que por todo investimento feito, eu possa ser para vocês um motivo de orgulho, assim como vocês são para mim.

Agradeço também a minha namorada, Stela Cássia de Oliveira, aos meus primos, Mario Lucas Alves dos Santos, Marcio Alves dos Santos, Thiago Santana Brites e aos meus amigos mais importantes, Redney Gomes Brevilieri, Alex Coene Fleitas, Nayara Almada Acosta, Diego Lopes Prochera, Rosemary Pereira de Pedro Souza, Laura Ramos de Ávila, Flavia Kleszcz da Cruz, Rosileide Vilalba Rohod, entre outros, por todo carinho, apoio, pelas parcerias e brincadeiras que ao longo do curso só me fizeram crescer e progredir cada vez mais.

Não poderia esquecer a Professora Elis Regina de Moraes Garcia, que além de me orientar e me dar sermões, é uma amiga que posso sempre contar no meu futuro, mostrando que é a melhor orientadora que eu poderia ter. A professora Nanci Cappi que foi a primeira a me orientar e me auxiliar em meus passos.

A professora Luisa Melville Paiva que apesar de ter seus próprios orientados, sempre tinha um tempo para me colocar na linha caso precisasse, muito mais que uma professora, foi uma grande mãe durante a graduação dentro dessa faculdade. E por fim, mas não menos importante, o professor Armando Cirilo de Souza que quando eu estava prestes a desistir do curso para tentar outra faculdade, olhou em meus olhos e disse: “Para que ir para lá e se tornar mais um, sendo que pode continuar aqui e se tornar o melhor”.        


RESUMO

Os consumidores têm como preferência ovos de cor da gema amarelo-alaranjadas, mostrando a importância de muitas vezes se utilizar pigmentos agregados às rações das aves, buscando melhorar a coloração das gemas dos ovos. Porém alguns países proíbem a utilização de pigmentantes artificiais. Portanto, atualmente há uma crescente busca por pigmentantes naturais que tenham a mesma função e eficiência dos sintéticos. Dentre as fontes naturais de pigmentos encontra-se o urucum, cujas sementes, apresentam grande capacidade pigmentante. Diante disso, objetivou-se avaliar os efeitos dos diferentes níveis de semente de urucum na ração de poedeiras semipesadas por meio do desempenho e a qualidade dos ovos. Adotou-se um delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, quatro repetições e oito aves por unidade experimental. Os tratamentos foram constituídos por cinco dietas, sendo quatro experimentais contendo diferentes níveis de inclusão de urucum moído (0,5; 1,0; 1,5 e 2,0%) e uma ração controle. Ao 21º dia foram avaliadas as características de desempenho zootécnico como consumo de ração, porcentagem de postura, massa de ovos e conversão alimentar (kg/kg e kg/dz). O peso médio e as principais características que expressam a qualidade dos ovos tais como, unidade Haugh, índice de gema, cor, gravidade especifica, pH de gema e de albúmen, porcentagem e espessura da casca foram avaliadas. Dos parâmetros avaliados, por meio da análise de regressão observou-se efeito quadrático significativo dos tratamentos para consumo de ração (Y=105,73-5,97X+2,52X²; R²=0,78) com ponto mínimo de 1,18%. Apesar de apresentar efeito o aumento a partir do ponto mínimo não interferiu no desempenho zootécnico dos animais, uma vez que o aumento não é maior do que o tratamento que não houve inclusão da semente. Também se observou efeito quadrático dos tratamentos para coloração da gema (Y=5,93+5,86X-1,51X2; R2=0,99) com ponto máximo de 1,94%. A presença do carotenoides das sementes de urucum nas rações justifica a melhora na pigmentação das gemas, mostrando que o urucum é um excelente agente pigmentante. E para espessura de casca demonstrou efeito linear (Y=0,366+0,005X; R2=0,60), com o aumento das concentrações de semente de urucum. Tal efeito foi possível pelo provável poder antioxidante presente nos carotenoides da semente de urucum, que graças a sua função pode incrementar a proteção ao estresse oxidativo no animal, livrando as aves de um quadro de estresse, permitindo uma melhor deposição de cálcio nas cascas dos ovos. A adição de semente de urucum moída em até 2,0% na ração de poedeiras semipesadas não influencia negativamente o desempenho melhorando a espessura de casca e a coloração da gema.

Palavras-chave: Bixa orellana, bixina, corantes naturais, massa de ovos, pigmentação.


LISTA DE FIGURAS

Página

Figura 1 -

Consumo de ração de poedeiras semipesadas alimentadas com diferentes níveis de inclusão de semente de urucum...............................................................................................

7

Figura 2 -

Efeito da adição de níveis crescentes de semente de urucum moída nas rações de poedeiras semipesadas sobre a espessura de casca dos ovos.............................................................................................

10

Figura 3 -

Efeito da adição de níveis crescentes de semente de urucum moída nas rações de poedeiras semipesadas sobre a coloração da gema crua dos ovos.....................................................................................

12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (363.5 Kb)   docx (169.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com