TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICABILIDADE DA CERTIFICAÇÃO SÉRIE ISO 9000 EM EMPRESAS DO SETOR AGRÍCOLA

Por:   •  8/10/2019  •  Artigo  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ÚNICA-INSTITUTO PROMINAS

DARTAGNAN REICHERT GORNISKI

A APLICABILIDADE DA CERTIFICAÇÃO SÉRIE ISO 9000 EM EMPRESAS DO SETOR AGRÍCOLA

FACULDADE ÚNICA-INSTITUTO PROMINAS

DARTAGNAN REICHERT GORNISKI

A APLICABILIDADE DA CERTIFICAÇÃO SÉRIE ISO 9000 EM EMPRESAS DO SETOR AGRÍCOLA

Artigo Científico Apresentado à Faculdade Única - Instituto Prominas, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pós Graduação em Metodologia no Ensino de Matemática, Lato Sensu/Especialização.

A APLICABILIDADE DA CERTIFICAÇÃO SÉRIE ISO 9000 EM EMPRESAS DO SETOR AGRÍCOLA

Dartangnan Reichert Gorniski

RESUMO

A produção agrícola que se insere no crescimento por demanda de produtos com qualidade diferenciada no Brasil e no mundo, tem aumentado bastante, principalmente quando se fala de produtos agrícolas orgânicos. Tais produtos passam por certificações para que o consumidor tenha certeza plena de que aquilo que esta consumindo de fato tem o controle de qualidade da produção. Isto gera uma barreira aos produtores de pequeno porte, por produzirem em menor escala, apesar de estes serem mais aceitáveis aos produtos orgânicos. Por isto que alguns sistemas de certificação que existem em meio à agricultura familiar aqui no Brasil têm uma certificação diferenciada. Esta analise e regulamentação feitas através dos critérios ambientais, sociais ou de qualidade advindos segundo os atributos da série ISO 9000, ou ainda as suas combinações, que dão a possibilidade real de agregação de valores aos produtos ou trazem uma fidelização dos clientes. Para estes aspectos deve-se atentar que tanto faz o mercado tradicional ou o orgânico, este último com grade apelo ambiental, que funcionam apenas como indutor de competitividade, o que realmente interessa para o mercado econômico são os lucros. Assim tal pesquisa vem tratar da aplicabilidade das certificações da série ISSO 9000 em empresas do ramo agrícola, tanto as de caráter latifundiário quanto as de formação familiar, onde os valores se agregam mediante à forma de cultivo dos produtos.

Palavras-chave: ISSO 9000; Produção Agrícola; Empresas.

INTRODUÇÃO

A globalização tem cada vez mais, exigido aos processos e avanços dos movimentos ambientalistas do planeta, no decorrer das décadas o que já vem acontecendo nos mercados agropecuários internacionais, que são a ausência de resíduos agroquímicos e organismos de caráter patogênico em seus produtos, além disto as práticas de manejo devem cumprir determinadas regras também, como a sustentabilidade do solo, da água e do meio ambiente por completo, que esteja no entorno das plantações.

Com esta nova metodologia de sustentabilidade em alta, cada vez mais os consumidores estão a exigindo e mesmo os grandes produtores estão tendo que manter o foco em adaptações de manejo para que possam atingir a demanda necessária, sem que haja perdas. A maior parte destes mercados necessitam de certificações que aleguem com segurança ao consumidor que aquilo que está sendo consumido de fato confere com o que se diz na embalagem, e é ai que entra em vigência os diplomas legais a respeito da matéria.

Os consumidores passam a ter mudanças de comportamento quanto ao que diz respeito à era pós-industrial, onde produtos industrializados comprovadamente são causadores de algumas doenças, trazem muito açúcar ou sal em suas composições e exatamente este motivo está gerando uma sociedade mais naturalista, nos conformes da antes da indústria ou esta deverá adaptar-se cada vez mais aos métodos de consumo de seus fregueses.

Isto é capaz de gerar uma verdadeira e grande revolução em toda a cadeia de produção que estiver relacionada a estes mercados, de acordo com Kitamura e Ahrens (s.d.):

Como indicadores de tal tendência, podem ser citadas as adoções, pelo setor produtivo, de conceitos de rastreabilidade e de diferentes tipos de certificação (selos e certificados) e seus instrumentos de apoio, tais como normas, protocolos e a adoção de processos como a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle no Campo (APPCC/Campo), as boas práticas agropecuárias (BPAs) e as boas práticas de fabricação (BPF).  (KITAMURA; AHRENS, s.d.)

        Estes indicadores nasceram em países desenvolvidos , devido à preocupação dom as condições a que os fornecedores trabalham e a origem e a forma que são produzidos os alimentos a serem consumidos. Dentre as certificações, classificam-se em diretas e indiretas, como classificação direta diz-se aquela em que o consumidor vai diretamente ao local da produção verificar a que modos os produtos estão sendo processados, plantados e colhidos, dando-se este meio de verificação sendo feito a produção de baixa escala, aquela conhecida como agricultura familiar. Já na verificação indireta, ou feita por órgãos terceirizados, estas devem ser analisadas junto a órgão competente e de influência idônea perante a sociedade, estas especificações se dão por meio de auditorias e monitoramentos frequentes pelas entidades especializadas a oferecer rigor na conduta de especificação. Os certificados somente são oferecidos àquela propriedade que cumprir a todos os requisitos, dentre os quais estão a segurança alimentar, as relações de comércio, os sistemas de gerenciamento, politicas socioambientais e o principal que é a qualidade do produto final, o que de fato irá ao consumidor.

Existe em andamento claramente uma revolução no meio dos sistemas de produtividade, onde, os códigos de conduta se associam a sistemas que podem dar ao consumidor final uma forma de rastreamento cm a certificação. Obviamente esta certificação indireta gera ao produtor mais gastos com mudanças de infraestrutura, e modos de culturas totalmente diferenciados, para poder garantir o que os pequenos agricultores fazem com mais facilidade, por não serem grandes latifundiários e precisarem administrar tanta produção, assim este processo de certificação terceirizado tem que agregar melhorias contínuas para que a avaliação do cliente não caia no mercado final.

De acordo com a ABNT (2000) NBR ISSO 9000:

As normas da família NBR ISO 9000, relacionadas abaixo, foram desenvolvidas para apoiar organizações, de todos tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas da qualidade eficazes. NBR ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. NBR ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos do cliente e os requisitos regulamentares aplicáveis e objetiva aumentar a satisfação do cliente. NBR ISO 9004 fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. NBR ISO 19011 fornece diretrizes sobre auditoria de sistemas de gestão da qualidade e ambiental. Juntos estes documentos formam um conjunto coerente de normas sobre sistema de gestão da qualidade facilitando a compreensão mútua no comércio nacional e internacional. (ABNT, Projeto NBR ISSO 9000, 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com