TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Solos

Por:   •  23/4/2021  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Descreva a estrutura e a função do glicocálice

É uma camada formada por moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas, localizada externamente da membrana plasmática de células animais. O glicocálice tem diversas funções, como o reconhecimento celular, permitindo que as células se identifiquem e se unam para formar tecidos, também rejeitando células diferentes; proteção contra o ambiente externo e gerando uma camada que isola a célula, assim criando um ambiente propicio; filtro, permitindo a entrada de substancias especificas; enzimática, onde algumas reações metabólicas são catalisadas por suas enzimas; reconhece partículas ou organismos que não fazem parte do seu sistema; possibilita aderência e movimento a célula; diferenciação, permitindo que a célula se diferencie, podendo formar uma célula hepática ou hemácia; é responsável por interromper a mitose por meio de contatos físicos entre células do mesmo tecido, assim evitando tumores.

  1. Diferenciar flagelos, fimbrias e pilli

O flagelo é uma estrutura anexada na célula pelo corpo basal, muitas vezes maior que a célula, responsável pela movimentação da bactéria; enquanto as fimbrias que são responsáveis pela aderência da bactéria, e a pilli que possui a mesma estrutura que as fimbrias, porem ela ajuda na sua reprodução, aproximando bactérias para transferência de DNA.

  1. Diferenciar parede celular gram positiva e gram negativa

As bactérias gram positivas se têm a membrana plasmática e logo após sua parede celular, tendo várias camadas de peptidoglicano, não perdendo a cor azul quando submetias ao processo de coloração, enquanto nas gram negativas se tem apenas uma camada de peptidoglicano e uma membrana de lipopolissacarídeos, sendo uma estrutura mais complexa, com uma cor avermelhada quando submetidas ao processo de coloração.

  1. Falar sobre citoplasma, nucleotídeo, ribossomos e plasmídeos

Citoplasma: tem diferentes classificações entre procariontes e eucariontes, nos procariontes o citoplasma é todo o conteúdo celular, formado por citosol, DNA e ribossomos, nas células eucariontes ele é formado por citosol, citoesqueleto e organelas.

Nucleotídeo: É formado pela associação de três moléculas, base nitrogenada, agrupamento fosfato e glicídio, construindo o DNA e o RNA.

Ribossomos: São responsáveis pela síntese de proteína nas células.

Plasmídeos: Pequenos segmentos de DNA com reprodução independente, com informações genéticas não excenciais para a sobrevivência da bactéria, mas relacionado com situações adaptativas

5. Identificar as três formas básicas da bactéria e sua caracterização.

Cocos, são bactérias esféricas ou ovais, podendo ter várias estruturas agrupadas com diferentes denominações;

Bacilos, com formato alongado, de cilindro ou bastão;

Espiraladas, tendo formato de espiral e com corpo mais rígido com presença de flagelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com