TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Desta Cultura Tem se Dado de Forma Muito Rápida

Por:   •  6/7/2016  •  Monografia  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O maracujá mais cultivado no país é Passiflora edulis f. flavicarpa, conhecido também como maracujá amarelo, devido à excelente qualidade dos seus frutos ele representa aproximadamente 95% dos pomares comerciais (SANTANA, 2000).

A evolução desta cultura tem se dado de forma muito rápida. Nas décadas de 70 e 80, por falta de uma demanda constante do produto, ciclos de retração e expansão da área cultivada foram bastante comuns. A partir de 1986, no entanto, observou-se ampliação significativa na área cultivada e na produção, acompanhada pelo consumo, porque as indústrias extratoras de suco estimularam o mercado do produto industrializado (SANTANA, 2000).

Sabe-se que o Brasil é o maior produtor de maracujá amarelo, de acordo com estimativas da ITI Tropicals (2005) estima-se que aproximadamente 70% do total produzido no mundo. Na região Sudeste o maracujazeiro é uma das oito frutíferas mais cultivadas, sendo precedido apenas pelas culturas da laranja, banana, limão, manga , tangerina, abacaxi e uva (Meletti et al, 2000). Segundo dados do IBGE (2003) a área ocupada no Brasil, pelo plantio do maracujá amarelo é de 35.078 hectares, sendo que no estado do Rio de Janeiro são cultivados 2.110 hectares,  o que correspondem a 6% da área total do país.

Do ponto de vista sócio-econômico, o maracujá apresenta características interessantes no que se refere à geração de emprego, pois permite a ocupação de mão-de-obra em número considerável, estabilização do fluxo de renda e geração de divisas. (Cunha e Cardoso,1998).

O fruto do maracujá é pouco conhecido no exterior e certamente se beneficiará de campanhas que promovam, de forma coordenada, a propagaçaõ de conhecimentos junto aos países compradores, Inglaterra, França e Bélgica, bem como em outros prováveis consumidores. Os países exportadores de fruto in natura são Quênia, Zimbábue, África do Sul e Burundi, no caso do maracujá roxo, e Colômbia, Brasil e Venezuela, no caso do amarelo (Cunha e Cardoso, 1998).

O suco, por sua vez, é muito utilizado, principalmente em bebidas misturadas com suco de frutas, mas é um mercado instável. Os países que exportam suco e polpa, além do Brasil, são Equador, Colômbia e Peru, sendo importadores Alemanha e Holanda, este como o porto de entrada do produto para outros países. Por ser o mais conhecido dentre os sucos de frutas consideradas exóticas, urge tomada de medidas que o tornem mais conhecido dos consumidores em geral, não apenas em nichos de mercado, como observa-se nos Estados Unidos da América do Norte (Cunha e Cardoso,1998).

Contudo, para que esta cultura participe de forma efetiva no mercado, é preciso realizar trabalhos a fim de corrigir fatores limitantes da cultura, principalmente a baixa produtividade causada principalmente pela falta de genótipos altamente produtivos e pela grande variabilidade existente em pomares comerciais, cogitando a necessidade de melhoramento genético, visando, sobretudo a obtenção de populações, híbridos e ou cultivares mais produtivas e resistentes a maioria das pragas e doenças.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Dar continuidade ao Programa de Melhoramento do maracujazeiro-amarelo na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), pela finalização de um ciclo de seleção recorrente em uma população inicial estruturada no delineamento I e a pela aplicação de mais um ciclo de seleção recorrente em famílias de irmãos germanos;

2.2 Específico

        Avaliar as características de qualidade de frutos em laboratório, nas progênies avaliadas, via análises de qualidade pós-colheita.

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 Panorama da Cultura

O maracujazeiro é planta dicotiledônea da família Passifloraceae que é  formada por 18 gêneros e 630 espécies, onde destaca-se o gênero Passiflora com 3 espécies importantes economicamente: Passiflora edúlis Sims f. flavicarpa Deg - o maracujá amarelo ou azedo ou peroba  - ,  P. edúlis Sims - a maracujá roxo e o P. alata Ait - o maracujá doce. Planta tropical, com ampla variabilidade genética (Cunha e Cardoso,1998)

É uma planta trepadeira, sub lenhosa, de crescimento vigoroso continuo; sistema radicular é pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgão de sustentação) gema florífera e gema vegetativa (origina rama) na axila da folha ( Seagri, 2008).

Esta frutífera é uma espécie diplóide, alógama e auto-incompatível, possuindo 18 cromossomos (Beal, 1975; Bruckner, 1997; Ferreira, 1998). A abertura da flor ocorre de meio-dia até à noite no maracujá, sendo que  a melhor hora  para a polinização é quando o estilete curva-se totalmente após a antese. A polinização é feita por insetos, com a mamangava sendo o principal agente polinizador necessitando as plantas, que são de dias longos, de fotoperíodos superiores a 11 horas para o florescimento (Jornal Livre, 2008).

Fruto completa desenvolvimento em 18 dias e amadurece em 80 dias após a abertura da flor, tem formato ovóide (alguns oblongos), peso de 70-130g.. O fruto maduro possui casca fina, cor amarelo-canário, polpa ácida, suco amarelo a amarelo-alaranjado e seu  fruto produz aproximadamente 30% de rendimento em suco. As Folhas e raízes contêm uma substância chamada de passiflorina que se assemelha com a morfina, esta substancia tem sido usada como calmante.  As folhas são usadas, também, para combater as febres intermitentes, inflamações cutâneas e a erisipela.A casca do fruto é as sementes, são usadas em dietas de animais, ou seja faz parte da composição das rações. A polpa que envolve sementes presta-se ao preparo de refrescos, pudins, sucos, sorvetes, batidas, doces e para a industria de produção de sucos concentrados( Seagri, 2008).

3.2 Auto-incompatibilidade

Além da estrutura floral, a polinização cruzada é condicionada pelo fenômeno da auto-incompatibilidade, em que o pólen de uma planta é incapaz de fertilizar as flores da mesma planta e diferentes plantas podem ou não ser compatíveis entre si.

Este mecanismo que leva à alogamia e que mantém um alto grau de heterozigose. Desta forma, é um mecanismo poderoso no impedimento da autopolinização, sendo considerado como uma desvantagem para o melhorista pelas restrições que impõe à consecução da endogamia.A incompatibilidade pode ser gametofítica, quando o grão de pólen carrega um alelo também presente no estigma e que inibe o desenvolvimento do tubo polínico, e esporofítica, semelhante à anterior, mas determinada pelo genótipo da planta mãe do grão de pólen (Jornal Livre, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com