TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extração de DNA

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

EXTRAÇÃO DE DNA

Resumo

O estudo tem como finalidade evidenciar o rendimento da extração de óleos essenciais em laranjas tangerinas. Para isto foram utilizadas casca de três laranjas, que foram pinicadas, pesadas e submetidas a um sistema de destilação de arraste a vapor, este constituído de manta de aquecimento, balão de fundo chato, funil de separação, becker, mangueira de silicone e gelo. Ficou evidente o baixo rendimento da extração do óleo, no entanto esse fator é evidente em qualquer trabalho do tipo. O óleo extraído foi o l-limoneno, substância de características como odor coloração bastantes característico.

Palavras-chave: óleos essenciais, rendimento, características.

Abstract

The study aims to demonstrate the efficiency of extraction of essential oils of mandarinoranges. Were used for this peel three oranges, which itches were weighed and subjected to a distillation system for steam distillation, this consists of heating blanket, flat-bottomedflask, separating funnel, beaker, silicone tube and ice. These results confirm the low yield ofoil extraction, but this factor is evident in the work of any kind. The extracted oil was thel-limonene, a substance of features like colored very characteristic odor


Key Words: essential oils, yield, characteristics.

Introdução

Todos os seres vivos possuem seu material genético, o genoma que por sua estão incluindo os genes, estes são constituídos de segmentos de DNA que vai caracterizar peculiaridades em cada organismo, como cor de olhos, cor de cabelo, altura, entre outros. O DNA, ácido desoxirribonucleico, é constituído por sequências de nucleotídeos, possui uma dupla hélice, e entre essas, ligadas por pontes de hidrogênio estão as bases nitrogenadas.

A estrutura em dupla hélice do DNA foi descoberta por James Watson e Francis Crick em 1953. Essa descoberta ajudou avassaladoramente o entendimento de como os seres tinham a capacidade de replicação, automontagem e reparo contínuo. A humanidade a partir de estudos conseguiu entender como o material genético funciona com seus processos de replicação, transcrição, processamento e tradução produzindo assim proteínas responsáveis pela manutenção dos seres.

As moléculas DNA são muito maiores que os pacotes celulares que os contém, então são organizados enrolados a partir de proteínas chamadas histonas tomando formas esféricas, essas se organizam parecendo um colar de contas, que por sua vez se juntam e forma um cromossomo, que é sua forma condensada. Ao iniciar sua replicação enzimas descondensão os cromossomos e enzimas quebram as ligações da dupla fita, a partir daí entra o RNA, ácido ribonucleico, que copia as sequências de bases e depois de processos produzem as proteínas.

O conhecimento a cerca do código genético dos seres revolucionou a ciências levando o homem a ficar mais curioso a cerca de suas origens.

Material e métodos

O trabalho foi conduzido no laboratório de bioquímica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, CCA-UFPB, em Areia-PB.

Para a extração do limoneno, Foram utilizados 99,640g de casca de laranja tangerina, logo após esta foi levada até o aparato de destilação a vapor, constituído da manta de aquecimento, balão de fundo chato de capacidade de 500 ml, rolha de borracha, mangueira de silicone, Becker de plástico de capacidade de 1L, gelo para evitar a evaporação do destilado, suporte universal, funil de separação e seu suporte, também utilizou-se balança analítica apara pesar a casca.

Depois de colocada a casca no balão, encheu-se de água até cobri o material e tampou-se com a rolha de borracha para evitar perdas do óleo inerentes da evaporação, colocou-se na manta de aquecimento. Ligada ao balão conectou-se uma mangueira de silicone que repousava em becker e cobriu-se com gelo. Logo após a água começar a ebulir foi cronometrado 30 mim para cessar o processo. A partir deste meio destilou-se o limoneno e transferiu-se para o funil de separação, onde ocorreu a decantação do óleo e a água.

Utilizou-se 20 ml do solvente éter metílico para acelerar o processo de decantação.

Peso do frasco onde foi colocado o óleo foi 0,9707g e os dois juntos 0,9876g.

O rendimento da extração obtido pela seguinte formula:

EQUAÇÃO 1 - [pic 1][pic 2]

FIGURA – Aparato de destilação a vapor

[pic 3]

1 - manta de aquecimento; 2 - balão de fundo chato de capacidade de 500 ml; 3 - rolha de borracha; 4 - mangueira de silicone; 5 - Becker de plástico de capacidade de 1L; 6 - gelo para evitar a evaporação do destilado; 7 - suporte universal; 8 - funil de separação e seu suporte.

Resultados e discussão

A quantidade de óleo essencial extraído da laranja, ou seja, o l-limoneno, pelo método mencionado anteriormente, é muito baixa afetando assim seu rendimento que foi em torno de 0,016%, esse dado foi obtido pelo peso do óleo e a equação vista anteriormente.

Para o método o qual foi submetido para extração, evidencia-se que o óleo possui ponte de ebulição maior que o da água, o que propicia que gotículas da mesma transportem o óleo no processo.  

Observa-se que o limoneno tem como características odor de citros, o que o caracteriza como substância volátil e possui coloração amarelada, possui densidade de 0.84 g/cm3, é um hidrocarboneto cíclico insaturado que pertence à família dos terpenos. Trata-se de um líquido incolor, volátil e oleoso naturalmente encontrado nas cascas das frutas cítricas, sobretudo de limões e laranjas, e de alguns pinheiros. É, inclusive, o responsável pelo forte odor característico dessas frutas. De forma molecular C10H16, ele possui um centro quiral e seus dois isômeros ópticos são o d-limoneno, que desvia a luz polarizada para a direita, e o l-limoneno, que desvia a luz polarizada para a esquerda (Azambuja, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com