TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Vegetal

Por:   •  21/10/2023  •  Resenha  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

Fisiologia Vegetal II

Explique o alongamento celular induzido pelas auxinas, citocininas e pelas giberelinas:

As auxinas estimulam o alongamento celular (crescimento em altura). Causam diminuição do pH do lado externo das paredes pela ativação de H+ATPases da membrana celular ou síntese de novas H+ATPases. Esta é chamada de hipótese do crescimento ácido. O baixo pH nas paredes celulares ativa hidrolases de polissacarídeos de parede celular, como celulases, hemicelulases, glucanases e pectinases, que causam o amolecimento de polissacarídeos que compõem a parede celular. Os polímeros de polissacarídeos se desprendem e deslizam uns sobre os outros. O pH ácido ativa também proteínas expansinas, que quebram pontes de H+ entre microfibrilas de celulose e hemicelulose, tornando as paredes celulares mais maleáveis e flexíveis. O pH ácido induz o aumento de absorção de água e de solutos, principalmente K+.

As giberelinas agem juntamente com as auxinas no alongamento celular ativando a enzima XET (xiloglucano endo-transglicosilase), uma das responsáveis pela hidrólise de xiloglucano, um tipo de hemicelulose de paredes celulares. Isso permite que novas terminações de polissacarídeos se unam aos já existentes para aumentar seu comprimento e facilitar o deslizamento dos polissacarídeos de parede.

As citocininas promove a reconstrução da parede celular através da entrada de cálcio na PC (aumento da concentração de cálcio no citoplasma) e da promoção da síntese de extensinas (são depositadas na PC e atuam na reconstrução da parede).

Os brassinosteroides aumentam os níveis de auxinas nos tecidos, através do aumento do numero de receptores de ax, e inibem a degradação de ax.

Existe relaçao entre adubaçao foliar e balanço hormonal? explique e cite um exemplo.

Recentemente, ao visitar uma lavoura de milho, segunda safra, observei alta incidencia de espigas femininas no pendao, que deveria apresentar flores masculinas. Explique o processo e qual hormonio envolvido.

O hormônio envolvido é a giberelina. Em milho, dias curtos e noites frias promovem um aumento de cerca de 100 vezes nos níveis de GA no pendão, aumentando a proporção de flores femininas.

Na propagaçao assexuada por estaquia é comum o uso de auxinas. Explique como este regulador pode ser aplicado e as dificuldades que podem ser encontradas.

Auxinas promovem o crescimento das raízes, facilitando dessa forma a sobrevivência e o desenvolvimento das estacas. Esta pode ser aplicada por alguns dias ou semanas em concentrações baixas ou por alguns segundos ou minutos em níveis mais elevados. Uma das dificuldades encontradas é que a auxina sofre conjuração, e assim apenas uma pequena parte absorvida permanecera na forma livre ativa. Outra dificuldade é que após a formação do primórdio radicular, a concentração de auxina, que antes era favorável à sua indução, torna-se inibitória ao alongamento da raiz.

Na fruticultura, assim como em outras areas da agronomia, é comum o uso de poda como trato cultural para conduçao e otimizaçao da produçao. Nesse caso, quais os processos fisiologicos da planta são afetados? fisiologicamente, qual a alteraçao em relaçao ao ambiente? Quais hormonios estao relacionados no processo? Explique.

A remoção do ápice caulinar induz a retomada de crescimento da gema lateral. O principal hormônio relacionado a dominância apical é a auxinas, estas estão no ápice caulinar impedindo o crescimento das gemas axilares. Quando o ápice é removido, diminui auxinas e aumenta etileno, isso faz com que possa ocorrer uma maturação mais rápido e até abscisão de órgãos.

O que é climaterio respiratório? quais as causas e suas consequencias? Cite e explique os hormonios envolvidos.

É o aumento da produção de etileno, ocasionando um abrupto aumento da respiração do fruto, o que leva a maturação e abscisão dos frutos. O etileno induz a síntese de diversas enzimas hidrolíticas que destroem clorofilas, degradam paredes celulares e hidrolisam amido. Ocorre a síntese de antocianinas e carotenoides e a diminuição de ácidos orgânicos e compostos fenólicos. O fruto muda de cor, fica mais macio, mais aromático e mais doce, pois haverá aumento da síntese de açúcares solúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com