TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genética e Melhoramento

Por:   •  28/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Carla Lima Alves

Lista de exercício (LE) 01 – Melhoramento Vegetal

  1. O que seria erosão genética e suas consequências para a agricultura e o melhoramento de plantas.

Consiste na diminuição da variabilidade intraespecífica devido a alguns fatores, como a intervenção do homem ou mudanças climáticas. Por proporcionar uma maior vulnerabilidade às agressões bióticas, a erosão genética traz consequências à agricultura, devido à uniformidade genética, podendo causar a extinção de espécies. No melhoramento de plantas, essa uniformidade genética também pode atrapalhar, pois o processo requer uma obtenção frequente de genes, dependendo de uma variablilidade de recursos genéticos.

  1. Como os Centros de Origem podem ser importantes na mitigação dos efeitos da vulnerabilidade genética?

Através dos centros de origem, ocorre a redução da vulnerabilidade genética, pois são áreas de provável origem e evolução da espécie, possuindo conservação e proteção dessa espécie.          

  1. A conservação da variabilidade (recursos) genética é fundamental para o melhoramento de plantas. A conservação pode ser in situ (no ambiente onde a espécie evoluiu) ou ex situ (fora do local onde a espécie evoluiu). Quais seriam os principais germoplasmas a serem conservados e o que os define.

Os principais germoplasmas a serem conservados são: Parentais silvestres (geralmente encontrados nos centros de origem e têm cruzamento fértil com as variedades modernas, sendo possível retirar genes de interesse desse cruzamento); Populações locais ou cultivares primitivas (são aquelas de determinados lugares com alto potencial de adaptação para condições ambientais específicas); Cultivares que foram substituídas; Linhagens experimentais (indivíduos homozigotos provindos de autofecundação sucessiva, podendo gerar populações); Cultivares modernas (cultivares comerciais atuais do mercado).

  1. Os bancos de germoplasma são uma das principais ferramentas para a conservação dos recursos genéticos, pois permite o armazenamento de um grande número de espécies e de genótipos da mesma espécie em um espaço relativamente pequeno. A principal forma de conservar o germoplasma nesses bancos é através do armazenamento de sementes, em condições de baixa temperatura e umidade. Contudo, essas sementes só se mantem viável por longos períodos se forem sementes ortodoxas. Caso a espécie não possua sementes ortodoxas quais as alternativas para a sua conservação nos bancos de germoplasma? Defina-os e explique-os.

Conservação in vivo: é chamado de banco germoplasma ativo, onde as plantas se encontram vivas. As sementes são coletadas em diferentes lugares e plantadas nesses campos em condições próximas às ideais.

Cultura de tecidos: gemas vegetativas são conservadas em meio nutritivo, durante um grande período. As gemas vegetativas que foram selecionadas são isoladas para regenerar. As plantas que possuem susceptibilidade a vírus, podem ser conservadas dessa forma, apresentando vantagens. Por conta da alta assepsia, o investimento é mais alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com