TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Logística no Agronegócio

Por:   •  23/3/2019  •  Artigo  •  6.248 Palavras (25 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 25

Welinton de Souza Duarte

UM CASO DE REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS E DE PRODUÇÃO EM UMA USINA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO UTILIZANDO A TECNOLOGIA EMBARCADA

Centro Universitário Toledo

Araçatuba

2014

Welinton de Souza Duarte

UM CASO DE REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS E DE PRODUÇÃO EM UMA USINA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO UTILIZANDO A TECNOLOGIA EMBARCADA

A CASE OF COST REDUCTION AND LOGISTICS IN A PRODUCTION PLANT SECTOR SUGAR ALCOHOL USING TECHNOLOGY EMBARKED

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção de nota no Curso de “MBA em Gestão de Logística” sob a responsabilidade do orientador Prof. Msc. Euclides Reame Junior.

Centro Universitário Toledo

Araçatuba

2014

RESUMO

As usinas estão cada vez mais em busca de novas tecnologias que ajudem a reduzir os custos logísticos na produção. As tecnologias embarcadas utilizadas atualmente são boas ferramentas para ajudar neste processo, o sistema de monitoramento, sistema de comunicação via radio, computadores de bordo, etc. Para acompanhar as operações da empresa de forma adequada e assim tomar decisões corretas e a tempo, é fundamental que se desenvolva um sistema de monitoramento de desempenho, isso se torna indispensável nos dias de hoje. Mais com as mudanças frequentes dessas tecnologias até que ponto as tecnologias embarcadas podem ajudar a reduzir os custos? Será que elas podem ser utilizadas em todas as usinas produtoras de açúcar e álcool? Isso é o que veremos ver no decorrer do artigo.

Palavras-chave: logística, tecnologia embarcada no setor sucroalcooleiro e sistemas de informações, redução de custos logísticos, transporte.

ABSTRACT

The mills are increasingly looking for new technologies to help reduce logistics costs in production. Embedded technologies currently used are good tools to assist in this process, the monitoring system, communication system via radio, onboard computers, etc.. To follow the company's operations adequately and thus make correct decisions and in time, it is essential to develop a monitoring system performance, it is indispensable nowadays. With more frequent changes of these technologies extent to which embedded technologies can help reduce costs? Can they be used in all mills producing sugar and alcohol? That's what we see throughout the article. That's what we see throughout the article.

Key words: logistics, technology embedded in the biofuels industry and information systems, reducing logistics costs, transportation.


1 INTRODUÇÃO

Com o aumento das exportações de açúcar e o consumo expressivo de etanol pelo Brasil, as usinas produtoras estão cada vez mais se modernizando, adquirindo novas tecnologias, seja ela voltada para o campo, preparo do solo, plantio ou para o transporte desses produtos. São desenvolvidas tecnologias especificamente para os setores de logística, transporte e colheita de cana. Elas têm por objetivo melhorar a informatização de dados, pontos de referência, redução de custos, entre outros. Assim, como a aplicação desses recursos, as empresas sucroalcooleiras buscam cada vez mais se ajustarem ao quadro dinâmico de concorrência e competição do setor.

Alcançar o menor custo por tonelada se torna o grande desafio para as usinas, às tecnologias tem como objetivo auxiliar e direcionar o melhor caminho a ser tomado pelos gestores, a otimização do tempo de transporte dos veículos, cuja ociosidade dos caminhões nas áreas agrícolas e a falta da matéria prima na indústria pode levar a ineficiência de todo processo e por consequência resultar em um aumento dos custos da empresa, é um desafio para qualquer usina superar essas dificuldades.

  • Analisar as novas tecnologias embarcadas e seus benefícios para a redução de custos logísticos de produção.
  • Mostrar que a tecnologia embarcada é uma ótima ferramenta a ser utilizada para reduzir custos na logística de produção.
  • Demonstrar ate que ponto é viável o uso da tecnologia embarcada por usinas de açúcar e álcool.
  • Entender qual a importância da logística dentro de uma organização e na cadeia de abastecimento, como ela vem evoluindo e qual sua contribuição para o administrador.
  • Acompanhar como se dá a logística da cana-de-açúcar no setor, de onde parte a logística do transporte especificamente para este tipo de matéria prima, como é feito o corte, carregamento e transporte da cana-de-açúcar, quais suas restrições, seu ponto de origem, como é feito o planejamento e os procedimentos administrativos com relação ao transporte da cana.

Nas usinas, redução de custo na fabricação de açúcar e álcool por intermédio da tecnologia na logística e produção vem a ser o grande desafio para o futuro das próximas safras. Em um mercado cada vez mais competitivo, quem não conseguir reduzir seus custos


não tem como competir com os demais do setor e/ou aumentar sua produção, a tecnologia vem para suprir as necessidades.

Na pesquisa foi verificado como é feito à logística da cana-de-açúcar na Usina Clealco S/A e qual sua base para usar este procedimento, bem como entender a importância do planejamento administrativo para que a logística seja efetuada de maneira adequada, para que o processo administrativo seja otimizado na organização como um todo.

        Outro ponto importante é a grande declividade das terras que são plantados os canaviais no interior de São Paulo, como esta se comportando as máquinas com copiador de solo e o monitoramento dessas máquinas e caminhões através do sistema GPRS, se realmente houve uma diminuição da queima da palha da cana, com a introdução dessas tecnologias. Nos dias atuais, devido às necessidades de satisfazer os clientes e suas mercadorias cada vez mais valorizadas, a logística tornou-se reconhecida como uma área de grande oportunidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Concentração

A logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, sendo utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes como: armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. Hoje a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística em uma empresa tem sua função e missão relativamente bem definida, visto que atua no sentido de diminuir o a lacuna entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, dentro da condição física que desejarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com