TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Internet

Trabalho Escolar: A História Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução 3

História da Internet 4/5

Topologias da Rede 6/7

Tipos de Ligação de Rede 8/9

Conclusão 10

Bibliografia 11

Introdução

Neste trabalho, pode-se encontrar a evolução e história da internet, as suas topologias quanto às abrangências geográficas e quanto à sua importância e também se pode encontrar os deferentes tipos de ligação. Com este trabalho pretendemos aprender melhor o conceito de internet e o que este conceito implica, também pretendemos aprender a escolher a melhor rede e o melhor tipo de ligação que queremos. Queremos mostrar a história da internet e pelo que passou até ser o que é hoje em dia, ou seja, até ser o que nós conhecemos. Com este trabalho, também pretendemos mostrar os diferentes tipos de rede, as suas vantagens e desvantagens e as suas diferenças. Os diferentes tipos de ligação servem para nos apercebermo-nos de qual será melhor para nós e qual é a perfeita para as nossas exigências.

História da Internet

A internet foi criada nos períodos da Guerra Fria, nos E.U.A. e em meados da década de 60. Nesta altura existiam duas superpotências: os E.U.A. e a U.R.S.S., que se debatiam a nível económico, político e militar. Os E.U.A., como tinham medo de um possível ataque às suas bases, e esse possível ataque podia revelar algumas das informações mais sigilosas dos americanos. Assim sendo, decidiram criar um modelo de partilha e compartilhamento de informação, de maneira a descentralizar as mesmas. Criaram uma rede, chamada ARPANET, criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency).

A ARPANET funcionava através de um sistema de transmissão de dados no qual a informação está dividida em pacotes, e estes, por sua vez, contêm um trecho de dados, um endereço de destinário e informações que permitem ler a mensagem original.

No entanto, o ataque russo às bases americanas nunca aconteceu, pois a tensão entre a U.R.S.S. e os E.U.A. diminui, e assim, a história encarregou-se de chamar de Coexistência Pacífica. Mas, com isto, os americanos não sabiam que estavam a dar início ao maior fenómeno do século XX. Não havendo mais perigo, o governo Americano decidiu que a ARPANET fosse entregue às Universidades, para elas aprofundarem melhor as suas propriedades e pudessem administrar sem dificuldades esta rede.

A ARPANET teve uma aderência enorme e como não conseguia gerir tudo, dividiu-se em: MILNET, para locais militares; e a nova ARPANET, para locais não-militares. Com este ambiente mais livre, não só os pesquisadores mas também os professores das universidades com os alunos e amigos dos alunos que aperfeiçoavam esta rede.

Este grande sistema era denominado de Protocolo da Internet (Internet Protocol) e permitia que informações de uma rede fosse encaminhado para outra rede, através do IP na internet, conseguia-se mandar mensagens para todas as redes.

Através da National Sciense Foundation, os E.U.A. empreenderam em poderosos computadores conectados por linhas que têm a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibras ópticas, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Ainda existem empresas particulares e nelas conectam-se redes menores. A internet é assim, não tem um dono específico.

Ainda podemos referir, no que hoje dizemos por “www” ( World Wide Web) que foi criado pela cientista Tim Berbers-Lee, do CERN, e é uma rede de pesquisa mundial. Ainda podemos salientar que a empresa norte-americana Netscape criou o protocolo http, possibilitando, assim, o envio de dados criptográficos e transacções comerciais pela internet.

Topologias da Rede

Quanto à sua abrangência geográfica:

Podemos classificar as redes em três tipos:

• Redes Locais (LAN - Local Area Network), são redes que ocupam um pequeno espaço geográfico;

• Redes Metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network), são redes que ocupam uma maior área do que as redes locais;

• Redes de Área Alargada (WAN – Wide Area Network), são redes que ocupam uma área geográfica grande.

Redes Locais: é o tipo mais comum de rede de computador. São redes que se caracterizam por altas taxas de transferência, baixo índice de erros e custo relativamente pequeno.

Redes Metropolitanas: normalmente, as redes metropolitanas são constituídas por equipamento sofisticado e de custo alto para a sua implementação e manutenção, e é isto que compõe a infra-estrutura necessária para o tráfego de som, vídeo e gráficos de alta resolução. Estas redes são o primeiro passo para o desenvolvimento de redes de área alargada.

Redes de Área Alargada: são redes que cobrem uma alargada região, na verdade, uma WAN é um conjunto de redes LAN e MAN, interligando países e continentes. Este tipo de rede caracteriza-se por tecnologias que envolvem elevados custos, tais como: cabeamento submarino; transmissão por satélite (…). Esta rede também se caracteriza por uma maior incidência de erros. Um exemplo de uma rede WAN é a internet.

Quanto à sua importância:

Podemos classificar a rede em dois tipos:

• Rede cliente-servidor (client-server)

• Rede ponto-a-ponto (peer-to-peer)

Rede cliente-servidor: uma máquina, ou um pequeno grupo de máquinas, faz serviços tais como: aplicativos e filas de impressão. As máquinas que requerem estes serviços são os clientes e as que fornecem são os fornecedores.

Rede ponto-a-ponto: nesta rede não existem servidores. A maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com