TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Horta é um Local em Que São Sultivadas Hortaliças e Plantas Medicinais

Por:   •  23/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 13

HORTICULTURA

A horta é um local em que são cultivadas hortaliças e plantas medicinais. Já se foi o tempo em que o cultivo de hortaliças estava associado à baixa produção e quase nenhuma geração de renda. Com o apoio do Governo do Estado e com muita vontade de produzir, agricultores familiares do Acre estão mudando a horticultura na região.

Além disso, o consumo das hortaliças é muito importante, pois elas são ricas em vitaminas e sais minerais e tem propriedades nutricionais. Algumas atuam como calmante, estimulantes, ou diuréticas. Elas são essenciais ao organismo humano, colaboram para um bom funcionamento do intestino, melhoram o sistema de defesa do corpo e evitam o envelhecimento.

Classificação das hortaliças por nutrientes:

[pic 1]

Fonte: Helen Elisa C. R. Bevilacqua

HORTA: COMO IMPLANTAR E CONDUZIR - 10 DICAS FÁCEIS

1 – Escolha um local propício

A localização é fundamental, escolha uma área em que o terreno seja plano, com terra revolvida (“fofa”), boa luminosidade e que tenha água disponível para irrigação e sistema de drenagem. É importante lembrar que o local deve ser longe de sanitários, chiqueiros de animais e esgotos, com pouco trânsito de pessoas e protegido de ventos.

Analise se ao redor existe alguma árvore ou algo que impeça a exposição plena do local escolhido ao sol. É necessário saber se o solo drena e quais partes são baixas, pois não se deve usar terrenos encharcados. Se o terreno possui boa cobertura vegetal, já se sabe que é medianamente fértil para plantação.

2 – Medidas ideais

A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,0 metros para facilitar o acesso ao meio para tirar ervas daninhas ou colher. O comprimento terá o que desejar, porém canteiros muito longos e largos cansam o trabalhador, que precisa dar a volta para realizar as operações. O ideal é fazer com 3 a 4,0 metros, deixando uma passagem entre as leiras.

3 - Prepare o canteiro

Para iniciar, limpe o local escolhido com auxilio de uma enxada ou de um moto-cultivador, revire a terra a uns 15 cm de profundidade, desmanchando torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno. Com auxilio de estacas e barbantes, demarque os canteiros, que devem ter o espaçamento de 50 cm. A horta deve ser posicionada no sentido norte-sul, para o maior aproveitamento da luz solar.

Adicione adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/m² de solo.
Se colocar adubo de aves, também chamada de cama de galinheiro, poderá colocar somente a metade. Adicione também 50 gramas de cal apagada/ m². A cal apagada, também chamada cal hidratada (CaOH) é fonte de cálcio para as hortaliças.

Se o solo original do seu canteiro for muito argiloso, coloque também um balde de areia para cada 2,0 m². Misture tudo muito bem, puxe a terra com a enxada para fazer uma leira de 15 a 20 cm de altura, nivelar o topo do canteiro, regar e deixar assentar por alguns dias antes de plantar. Sementes de ervas daninhas brotarão e você poderá retirar antes de plantar as hortaliças. Pode, no entanto, já deixar a borda do canteiro pronta, evitando que desabe com as chuvas.

Para começar a plantar suas hortaliças aguarde de 8 a 10 dias após a colocação destes materiais recomendados no canteiro. Na véspera do dia de plantar, regue bem o espaço ou então aguarde por uma chuva antes. Enquanto isso, utilize sementeiras para a produção de mudas.

4 – Sementeiras

Os recipientes mais utilizados na produção de mudas são as bandejas de isopor e os copos plásticos. É importante que o recipiente utilizado tenha furos (orifícios), na parte inferior para funcionar como dreno e poda natural das raízes. Nesses recipientes, as mudas são produzidas de forma individualizada, favorecendo a obtenção de mudas com raízes mais vigorosas. É Recomendado colocar os recipientes em cima de telas de arame ou estrados para que os orifícios inferiores não sejam obstruídos.

5 - Plante espécies intercaladas

Para melhorar o uso do solo é interessante misturar, no mesmo canteiro, espécies com características diferentes, como plantas que produzem frutos com plantas que produzem folhas, ou plantas que produzem flores com plantas que produzem raiz.

Certas plantas gostam da companhia de outras, ajudando-se mutuamente. Alguns exemplos de grupos de plantas: a) Tomate, pimentão ou berinjela + alface ou chicória; b) Abóbora, pepino, chuchu ou melão + feijão ou ervilha + milho; c) Alface ou chicória + cenoura ou rabanete; d) Berinjela + feijão; e) Beterraba + couve ou salsão; f) Cenoura + alface ou tomate; g) Repolho, brócolis, couve-flor ou repolho + cenoura, beterraba, feijão.

É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro. Assim, após o tomateiro não plante pimentão ou berinjela, pois são plantas da mesma família e que são sensíveis às mesmas doenças. Mas pode-se plantar alface ou cenoura ou repolho.

6 – Controle formigas, insetos e lesmas

Pode-se evitar que as formigas se aproximem da horta plantando, ao redor dos canteiros, hortelã ou gergelim ou simplesmente espalhando carvão moído, farinha de ossos ou até mesmo casca de ovo moído pelas áreas mais atacadas. Para se livrar das lesmas a forma mais simples é atraí-las com um pano de estopa embebido em água e leite, colocado à noite ao redor das plantas atacadas. Na manhã seguinte as lesmas podem ser recolhidas sob o pano e eliminadas.

As plantas chamadas invasoras ou daninhas são geralmente abrigo para uma série de pequenos insetos e aranhas que são inimigos naturais de diversas pragas. Portanto, quanto mais “limpa” for a horta, maior a chance dela ser atacada por algum inseto. Retire apenas o mato em excesso mais próximo das plantas. É importante lembrar também que algumas plantas produzem substâncias químicas que repelem os insetos. Assim, plantas como cravo-de-defunto, crisântemo, arruda, nim, alho, entre outras, podem ser cultivadas próximas da horta como forma de prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com