TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Antonio Gerson de Oliveira Nascimento – 6914

Mariany Rodrigues Andrade - 6933

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

Prof: Fernanda Rodrigues Macedo

        

Rio Paranaíba

2022


  1. INTRODUÇÃO

A busca pela agricultura sustentável tem resultado em melhorias na eficiência do uso de recursos e insumos na agricultura. A agricultura de precisão é uma das ferramentas utilizadas que auxiliam os produtores na tomada de decisões cada vez mais precisas e eficientes, além do manejo sustentável da lavoura.
Tradicionalmente os produtos fitossanitários são aplicados de forma uniforme em toda a lavoura, entretanto, a agricultura de precisão pode aumentar a eficiência dos produtos fitossanitários, reduzir custos com aplicações localizadas de acordo com a necessidade e a densidade do problema e/ou necessidade, de forma que possa ser possível ajustar as taxas das aplicações.

  1. SENSORIAMENTO REMOTO

Acompanhando o desenvolvimento do sensoriamento remoto no ambiente agrícola, inúmeras pesquisas e aplicações foram desenvolvidas no propósito de discorrer sobre o comportamento da vegetação em distintas condições e fases de desenvolvimento, conferindo informações ao produtor em escala de tempo e de espaço, auxiliando e direcionando as práticas de manejo adotadas no campo.

Sensoriamento remoto pode ser definido na área das ciências aplicadas como a forma de obter imagens à distância, sobre uma superfície. Estas imagens podem ser adquiridas por meio de aparelhos dotados de sensores.

  1. PLATAFORMAS

Os drones possuem diferentes classificações que variam de acordo com a classes de tamanho, altura de voo e resistência. As plataformas mais utilizadas são de pequeno porte geralmente com peso inferior a 20 kg com autonomia que varia de alguns minutos até algumas horas, e são subdivididas de acordo com o tipo da asa. Asa fixa (decolagem e pouso ocorrem na horizontal) ou asa rotativa (decolagem e o pouso ocorrem na vertical).

  1. SENSORES

Os tipos de sensores variam conforme a finalidade desejada. Para uso de sensores em drones eles devem ser leves devido a capacidade de carga das plataformas. Existe vasta gama de sensores. Os sensores podem ser classificados como passivos e ativos.

Os sensores passivos registram a energia eletromagnética refletida pelos alvos e incluem câmeras RGB e NIR, câmeras térmicas, multiespectrais e hiperespectrais.

Já os sensores ativos como são baseados na transmissão dos pulsos LASER em uma superfície com elevada taxa de repetição.

  1. USO DE DRONES

Os principais usos dos drones na agricultura nos últimos anos estão relacionados à topografia, mapeamento e pulverização. Por meio dos drones é possível realizar a estimativa de produtividade nas culturas e cultivos, identificar focos de pragas, doenças, mapeamento de adubação e irrigação, bem como mapeamento para ações corretivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com