TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Arqueologia

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA

[pic 2]

Disciplina: DAA00376 Introdução à Arqueologia

Docente: Elisangela Regina de Oliveira

Data de entrega online: 02 de abril de 2022

Discente: GLÁUCEA AZEVEDO ROMANO

Avaliação Escrita n. 2

  1. Explique quais os objetivos e cite 2 métodos e/ou técnicas empregadas nas seguintes etapas do trabalho de campo arqueológico:
  1. Prospecção: é um conjunto de operações que visam identificar a presença de vestígios arqueológicos na superfície do solo e subsolo, recobertas pelo sedimento, a prospecção permite detalhar informações com o perfil arqueológico da região.

Ela faz o levantamento dos locais onde podem existir vestígios de materiais de povos antigos, ela também faz os levantamentos de informações orais com moradores da região, realiza a identificação de testemunhos literários ou epigráficos a ele conexos.

  1. Escavação: a escavação é a remoção de terra em torno de objetos ou, fosseis soterrados, a escavação arqueológica é um recurso para descobrir evidencias sobre a evolução da história no mundo através dos vestígios que ficaram enterrados por conta da ação do tempo. Ela apresenta três etapas: detecção, coleta e a análise dos vestígios arqueológicos.

  1. Quais os principais impactos, para a Arqueologia, das pesquisas desenvolvidas por Peter Lund no município de Lagoa Santa/MG, entre 1834 e 1844?.

Suas descobertas foram importantes para os debates sobre a teoria da evolução das espécies. Lund ao comparar os esqueletos humanos e a fauna pleistocênica concluiu afirmativamente pela sua grande antiguidade.  Ele também se correspondeu com os cientistas brasileiros do instituto histórico e geográfico brasileiro, embora nunca tivesse saído de Lagoa Santa, ele acabava por atrair diversos pesquisadores para a pequena vila, ele também descobriu a ossada do chamado “homem da Lagoa Santa”.

Suas descobertas apontavam para a evolução das espécies, Lund acreditava que desastres naturais teriam levado à extinção de diversas formas de vida.

  1. Disserte sobre a atuação de Paulo Duarte no processo de constituição de uma Arqueologia acadêmica no Brasil durante a segunda metade do século XX. Quais foram suas principais contribuições?

Paulo Duarte foi responsável pela implantação de diversos projetos preservacionistas que possibilitaram o desenvolvimento da arqueologia acadêmica no Brasil, ele participou da criação de instituições como a Universidade de São Paulo e o Serviço do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), e combatendo pela preservação da cultura e da vida dos índios brasileiros.

  1. Joseph Emperaire e Annette Laming-Emperaire são considerados líderes de qual escola estrangeira de pesquisa arqueológica no Brasil e qual o papel desta escola no desenvolvimento da Arqueologia brasileira?

Eles eram líderes da Missão Arqueológica Franco-Brasileira, essa “Missão” teria funcionado como uma Escola Arqueológica no Brasil, a Missão Arqueológica Franco-Brasileira produziu textos de âmbito acadêmico. Ao apresentar resultados, esses textos acadêmicos, atende a necessidade e transmissão de conhecimentos, essa missão se reconhece como um projeto e que trouxe bons frutos, trazendo a recuperação do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (738.1 Kb)   docx (596 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com