TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Sementes

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE DE SEMENTES: SISTEMAS DE CONTROLE E TESTES

Prof. Sebastião Medeiros Filho

1. Qualidade de sementes

Qualquer que seja a cultura, o sucesso da sua produção, depende, em grande parte, da qualidade das sementes utilizadas; qualidade esta determinada pela interação dos aspectos genético, físico, fisiológico e sanitário. Portanto, entende-se por qualidade de sementes o somatório dos atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários presentes em um determinado lote.

O atributo genético refere-se à pureza varietal e às características intrínsecas da cultivar tais como, resistência a pragas e a doenças, potencial de produtividade, adaptação ao solo e clima, precocidade.

O aspecto físico é caracterizado pela pureza física do lote, na qual se leva em consideração a presença de sementes de outras espécies e de material inerte, além da umidade, cor, tamanho, forma, peso e danos físicos (trincas).

O componente sanitário diz respeito a presença de insetos e microrganismos associados às sementes, cuja contaminação pode ocorrer desde a fase de campo até o armazenamento.

O atributo fisiológico é determinado pela longevidade, capacidade de germinação e o vigor apresentado pela semente.

Portanto, é facilmente perceptível que um lote de sementes com padrões de qualidade desejável deve apresentar não só um, mas vários valores que tragam benefícios e satisfaçam, sobretudo, ao usuário.

2. Sistemas de controle de qualidade de sementes

        No Brasil, existem dois sistemas de controle de qualidade de sementes: o sistema interno e o externo. Ambos visam a produção e oferta de sementes com qualidade acima dos padrões exigidos.

a) Sistema interno: neste sistema o controle da qualidade é realizado pelo próprio responsável pela semente (produtor, firma ou comerciante), sendo que os resultados não têm valor legal (oficial), ou seja, não é reconhecido pela entidade certificadora, servindo como fonte de informação apenas ao interessado.

b) Sistema externo: neste sistema o controle é realizado por entidades governamentais, sendo de caráter público e com valor oficial.

3. Testes

        Para que se possa efetuar a avaliação da qualidade de sementes, torna-se necessário a realização de análises em laboratório, visando obter resultados sobre a qualidade fisiológica, genética, física e sanitária. Quando o controle é efetuado pelo responsável (controle interno) cabe ao mesmo escolher os testes que achar conveniente. Porém, no sistema externo os testes são determinados por normas estabelecidos pela legislação vigente do programa de produção de sementes. Os testes, listados abaixo, são os adotados pelo Programa Nacional de Produção de Sementes do Brasil e que estão descritos nas Regras para Análises de Sementes de 2009, com suas respectivas metodologias.

1- Análise de pureza

2- Verificação de outras cultivares

3- Determinação de outras sementes por número.

4- Teste de germinação

5- Teste de tetrazólio

6- Determinação do grau de umidade

7- Análise de sementes revestidas

8- Teste de sanidade de sementes

9- Exame de sementes infestadas (danificadas por insetos).

10- Peso Volumétrico

11- Peso de mil sementes

12- Número de sementes sem “casca” e número de sementes com “casca”

13- Teste de uniformidade (retenção de peneiras).

14- Teste de embrião excisado.

15- Teste de raios X .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com