TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DA SEMENTE DE SOJA DE ALTA QUALIDADE

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

INTELIGÊNCIA DA PRODUÇÃO DA SEMENTE DE SOJA DE ALTA QUALIDADE

Gabrielly Meneses¹

Laura Batista¹

Roberson ¹
Thais Rodrigues¹

Tainá Gomes Farias²

        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“O Brasil produz várias oleaginosas, como amendoim, caroço de algodão, mamona, girassol e soja, que é considerada a principal commodity agropecuária no país”. (RHODEN, 2019, p. 106). Diante disso a tecnologia vem sendo um grande aliado do produtor para as safras recordes.

O agronegócio brasileiro vem se destacando no mercado internacional, dados coletados pela Embrapa da safra (2019/2020), mostra o Brasil como o maior produtor mundial da soja. Com isso podemos dizer que tem todo um processo e um controle de qualidade para que chegue no produtor  uma soja de alta qualidade que se chama: DIACOM – Diagnóstico Completo da Qualidade da Semente de Soja (França Neto & Henning, 1992).

         

Segundo França Neto et al., 1998 fala que:

Na utilização dos testes de tetrazólio, patologia de sementes, emergência em areia e germinação em rolo de papel, é um procedimento que envolve o controle de qualidade associado a todas as etapas do processo de produção de semente de soja: Pré-colheita: plantas são coletadas ao acaso no campo, diariamente a partir de sete a cinco dias antes da colheita. As vagens são trilhadas manualmente e a semente é avaliada pelo teste de tetrazólio.

Como assim por diante passando pela colheita, recepção, secagem, beneficiamento e embalagem e por último o armazenamento que nessa fase, são realizados os dois únicos testes que são exigidos pela nossa legislação, visando a comercialização da semente, que são os testes de germinação e o de pureza física e varietal. Sugere-se que a qualidade da semente seja também avaliada imediatamente antes da disponibilização da semente ao mercado, para que o produtor de semente conheça em profundidade a qualidade do produto no momento da entrega.

         De acordo com (França Neto & Henning, 1992) podemos notar que tem todo um processo para uma semente de alta tecnologia chegar nas mãos do produtor, todavia  temos as altas variedades de sementes e preços no mercado, para você optar pela melhor que se adapta na sua região de plantio. Além de tudo isso, ainda cabe ao produtor fazer os testes de germinação e vigor ao chegar o produto na fazenda para ver se realmente está recebendo o que comprou, já que são vários os fatores que pode influenciar na qualidade da semente.

REFERÊNCIAS

EMBRAPA: SOJA em números (safra 2019/20). Portal Embrapa, 2021. Disponível em:<https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos>                  acessado em: 30.mar.2021

FRANÇA NETO, J.B.; HENNING, A.A. DIACOM: diagnóstico completo da qualidade da semente de soja. Londrina: EMBRAPA-CNPSo, 1992. 22p. (EMBRAPACNPSo. Circular Técnica, 10). Disponivel em: <   > acesso em: 30 mar 2021.

FRANÇA NETO, J.B.; KRZYZANOWSKI, F.C.; COSTA, N.P. O teste de tetrazólio em sementes de soja. Londrina: EMBRAPA CNPSo, 1998. 72p. (EMBRAPA. CNPSo. Documentos., 116). Disponivel em: <   > acesso em: 30 mar 2021.

RHODEN, A. C. et al. Análise das Tendências de Oferta e Demanda para o Grão, Farelo e Óleo de Soja no Brasil e nos Principais Mercados Globais. 2019. 106p. Disponivel em: <   > acesso em: 30 mar 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com