TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA EMBALAGEM E DO AMBIENTE DE ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO

Por:   •  20/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.187 Palavras (17 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 17

AMANDA BELLINI

EFEITO DA EMBALAGEM E DO AMBIENTE DE ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE FISIOLÓGICA  DE SEMENTES DE MILHO

Concórdia, SC

2022


AMANDA BELLINI

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de graduação em Agronomia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Concórdia para obtenção do título de Engenheira Agrônoma.

Orientador: Prof. Dr. Volmir Kist


AMANDA BELLINI

EFEITO DA EMBALAGEM E DO AMBIENTE SOBRE A GERMINAÇÃO E O VIGOR DE SEMENTES DE MILHO AO LONGO DO TEMPO

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para a obtenção do título de Bacharel em Agronomia e aprovado em sua forma final pelo curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Concórdia.

Concórdia (SC), 9 de fevereiro de 2022.

_______________________________________________

Prof. Dr. Volmir Kist

Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

Eng. Agrônoma Yasmin Pincegher Siega

_________________________________________________

Dr. Marcelo Borghezan

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da embalagem sobre a germinação e vigor de sementes de milho ao longo do tempo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, utilizando a variedade de milho crioulo MPA1-IFC, em[a] esquema fatorial 4x6, sendo quatro embalagens e seis tempos de armazenamento. As embalagens utilizadas foram: 1) saco de papel em ambiente natural (PAPAN); 2) garrafa pet em ambiente natural (PETAN); 3) saco plástico em ambiente natural (PLAAN) e, 4) saco plástico em freezer (PLAFR). Os tempos de armazenamento avaliados foram  30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias após a colheita. Foram avaliadas as variáveis porcentagem de germinação (PG) e índice de velocidade de germinação (IVG) a cada trinta dias, ao longo de seis meses, entre junho e dezembro de 2021. Os dados foram submetidos a análise de variância individual e conjunta, sendo as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). A análise de variância revelou que a interação entre embalagens e dias de armazenamento (E x D) foi significativa (p<0,05) para as variáveis PG e IVG. Após 180 dias de armazenamento, a embalagem PAPAN apresentou o melhor resultado para as duas variáveis. Os menores índices de PG e IVG foram verificados na embalagem PLAFR, desde a primeira avaliação. Independentemente da embalagem utilizada, o período de armazenamento proporcionou uma queda linear na PG e IVG das sementes armazenadas.

Palavras-Chave[b]: Zea mays; conservação de sementes; porcentagem de germinação; teste de vigor.

1 INTRODUÇÃO

O milho é um dos cereais mais cultivados e produzidos no mundo, principalmente pela diversidade genética existente, que permite o seu cultivo nos mais diversos ambientes. A utilização de sementes de milho híbrido é muito difundida e participa de diversos estudos e pesquisas, o que diminui o interesse em estudos voltados a variedades crioulas. As populações “crioulas” são materiais importantes para o melhoramento, pelo elevado potencial de adaptação que apresentam em condições ambientais específicas (PATERNIANI et al., 2000), e por constituírem fonte de variabilidade genética que pode ser explorada quando se busca por genes tolerantes e/ou resistentes aos fatores bióticos e abióticos (ARAÚJO & [c]NASS, 2002).

Os problemas de conservação de produtos agrícolas constituem objeto de estudo permanente, visando prolongar ao máximo a qualidade dos produtos armazenados, sejam eles sementes ou grãos para consumo (BRAGANTINI, 2005). A armazenagem tem por objetivo preservar as características físicas, sanitárias e químicas das sementes, depois de colhidas, quando as condições de conservação são favoráveis. Diversos estudos têm mostrado que sementes, com elevado teor de água, podem ser armazenadas por longos períodos de tempo, quando submetidas a baixas temperaturas, essas sementes são denominadas de ortodoxas enquanto sementes com reduzidos teores de água, quando expostas a temperaturas de armazenagem elevadas, apresentam substancial perda de viabilidade, são chamadas de recalcitrantes (COSTA, 2009). [d]

O aumento da umidade e temperatura acarreta numa maior taxa respiratória, que desencadeia também outros processos, acelera os processos naturais de degeneração dos sistemas biológicos, como o aumento das atividades enzimáticas, metabólicas e dos ácidos graxos livres. Estes processos causam a aceleração da velocidade de deterioração das sementes, sob estas condições, as sementes perdem seu vigor rapidamente e, algum tempo depois, sua capacidade de germinação (AFONSO JR et al., 2000).[e]

A condição de armazenamento das sementes, entre uma safra e outra, influencia diretamente na sua qualidade fisiológica. Segundo Antonello et al. (2009), a deterioração das sementes é afetada por fatores genéticos, modo de manipulação das sementes e condições de armazenamento. Ao longo do período de armazenamento, a embalagem constitui-se um dos fatores mais importantes, pois ela confere maior proteção contra a umidade, insetos, roedores e danos no manuseio (POPINIGIS, 1985).

O teste de germinação é o parâmetro oficial mais utilizado para avaliar a qualidade fisiológica da semente. Os resultados do teste de germinação são utilizados para comparar a qualidade fisiológica de lotes, determinar a taxa de semeadura e servir como parâmetro de comercialização de sementes. O vigor de sementes, como definido pela International Seed Testing Association (ISTA, 1995[f]), é um índice do grau de deterioração fisiológica e/ou integridade mecânica de um lote de sementes de alta germinação, representando sua ampla habilidade de estabelecimento no ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (675 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com