TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na Agronomia e Agricultura

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  1.615 Visualizações

Página 1 de 4

Ética na agricultura

Esse tema envolve muitas situações que ocorre na agricultura anualmente, que podemos citar, são as inovações nas pesquisas, bem estar, relações com a economia, dentre outros.

Bem estar animal é um dos temas que envolvem ética na agricultura, com as denuncias de maus tratos cada vez aumentando, esse assunto ficou bem mais polemico. Principalmente animais destinados a produção de alimentos, existe alguns tipos de confinamentos que os animais sofrem maus tratos, já alguns especialista mesmo ressaltam que é importante que o animal não tenha estresse antes do abate para que a carne seja de melhor qualidade.

O uso da água também envolve esse tema, pois a agricultura faz uso desse recurso hídrico, o desperdício de água é constante no mundo, na agricultura a água é indispensável principalmente e lavouras com irrigação nos períodos de estiagem, essas irrigações devem ser monitoradas para que água seja usada de forma adequada sem desperdício, irrigar somente o necessário.

A agricultura é responsável por fornecer alimento ao país todo, que chega a seis bilhões de pessoas, e ainda exporta para outros países. Muita gente pensa que a agricultura não é necessária ou não se importa, pois ela desempenha compromissos éticos. A ética é feita de escolhas e a partir disso pode afetar a produção dos ecossistemas para gerações futuras.

A inovação tecnológica no agronegócio também é de ordem ética, pois novas tecnologias podem trazer danos irreversíveis, como a perda de uma biodiversidade, poluição das águas, erosões entre outros esses problemas deveriam ser prioridades dos produtores agrícolas do mundo.

O desenvolvimento da agricultura sem degradação é possível, só levar em consideração a sustentabilidade (social, política, ecológica e econômica).

Os cientistas agrícolas apostam em uma evolução tecnológica explorando com responsabilidade os meios sociais e econômicos. Os custos da produção tendem a diminuir e as exigências dos consumidores tendem a aumentar.

Ética na agronomia

A palavra ética deriva do grego, que significa “aquilo que pertence ao caráter”. Podemos entender mais o conceito, com algumas das nossas condutas do dia-a-dia, por exemplo, quando nos referimos aos profissionais, para estes casos é comum ouvir expressões como: ética médica, ética empresarial, ética agronômica, e assim por diante, abrangendo uma vasta área de profissionais. Existem códigos sobre, que indicam como um indivíduo deve se comportar na sua profissão.

O código da ética agronômica envolve vários tópicos como, honradez da profissão, relacionamento profissional, intervenção profissional sobre o meio, liberdade e segurança, e vários outros que devem por obrigação ou até mesmo pelo caráter, ser seguido pelo profissional. Ela aplicada no ambiente de trabalho gera algumas vantagens, para que tenha maior nível de produção, favorecimento para que tenha um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável e aumento na confiança entre os funcionários.

O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.

A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre outros, que conduzem na tomada de decisões como no processo de adotá-las.

A legislação do engenheiro agrônomo possui alguns requisitos:

1ª Interessar-se pelo bem publico e com tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir a humanidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com