TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGOS SENSORIAMENTO

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

COMPORTAMENTO MICROCLIMÁTICO DA INSOLAÇÃO TOTAL NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da variável insolação total no município de Cáceres-MT. A metodologia e estratégia de ação persistiram em usar dados microclimáticos de insolação total, disponibilizados gratuitamente pelo site INMET, para estação meteorológica de Cáceres-MT. Conseguinte, proferiu-se uma modelagem em cima do banco de dados, gerando gráficos similares para os anos de estudo. A partir desses processos, obteve resultados que informaram que há expressividade no nível de insolação total da região, considerando que essa energia solar emitida é uma alternativa prestante ao atual cenário da crise energética, visando aumentar o seu capital em virtude dos cuidados com os recursos naturais

Palavras-chave: Insolação total; Cáceres-MT; Planejamento energético.

  1. Introdução

Ao observar o atual cenário brasileiro energético, é possível constatar o momento de extrema transação política que o mesmo vem apresentando, principalmente quando as variações climáticas naturais têm respaldo influente no comportamento da economia. Minuta de uma carência no sistema de programas na gestão de recursos hídricos, o país deixou de investir em ações simultâneas, estacionando em uma crise que alterou todos os modelos de rotina da população (FERNANDES et al., 2015).

O estado de Mato Grosso é contribuinte majoritário na produção de energia nacional. Estima-se que mais de 70% da energia gerada em Mato Grosso é proveniente de hidrelétricas, mantendo operante 09 Usinas Hidrelétricas, 62 Pequenas Centrais Hidrelétricas e 40 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), responsáveis pela produção de 1,9 milhões de kW, conforme dados provindos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, 2006).

Seguindo o avanço da tecnologia, vários cientistas ambientais estão empenhados na busca e no aprimoramento de fontes de energias alternativas com foco em soluções mais econômicas e viáveis, estes têm como objetivo central a utilização da energia solar para muitos fins.

Energia solar baseia-se na capacidade de converter a luz solar em energia elétrica ou térmica, através de placas e coletores solares, sem o comprometimento do meio ambiente no processo de geração. É importante na preservação do meio ambiente, por possuir grandes vantagens sobre outras fontes de energia, não é poluente, não contribui para o efeito estufa, não precisa de geradores para a produção de energia elétrica, porém tem como desvantagem principal o alto capital exigido de mediado para o seu aproveitamento. Frente a esta realidade, seria irracional não buscar e aproveitar esta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita.

Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento da variável de insolação total na cidade de Cáceres-MT, sobre a atuação no bioma pantanal, discutindo possível potencialidade na geração de energia fotovoltaica em tempos de crise energética.

  1. Materiais e Métodos

O presente estudo é uma primeira iniciativa de pesquisa investigativa que busca intencionar áreas afins como ciências ambientais e engenharias sobre a ótica da visão multidisciplinar.

Em acordo com as considerações precedentes, contextualiza que o Estado de Mato Grosso, localizado na região Centro-Oeste brasileira, possui coordenadas 06º 00º e 19º 4º de latitude Sul e 50º 06º e 62º 45º de longitude oeste.

Os dados de insolação total foram disponibilizados gratuitamente pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Para representatividade do bioma, foi escolhida estação meteorológica convencional localizada no município de Cáceres (Pantanal).

Portanto, explicita-se redigir que para este trabalho, foram somente coletados valores médios mensais de insolação total para o período de três anos (2009-2011) da estação meteorológica de Cáceres.

Os dados foram organizados e tabulados usando a ferramenta Microsoft Excel, versão 2016 e os gráficos foram gerados usando o Software Sigmaplot versão 11.0.

  1. Resultados e discussão

Para observações das diferenças e similaridades, dos três anos escolhidos no bioma pantanal, obteve-se como meio comparativo um gráfico sincronizado, conforme ilustrado na Figura 01.

[pic 1]

Figura 01: Insolação total média em (kWh/m²), para os anos de 2009, 2010 e 2011, no bioma pantanal da cidade de Cáceres do Estado de Mato Grosso – Brasil

Ao comparar os valores mensais da estação meteorológica convencional, obteve-se como resultado uma variação da insolação total em função das características do bioma pantanal mato-grossense.

No Ano de 2009 a maior insolação média total obtida foi no mês de agosto e as menores médias foram nos meses de fevereiro e dezembro. Pode-se destacar ainda o mês de setembro, com menor média mensal, devido ser caracterizado como um mês de transação em nossa região, ainda que seja do chuvoso-seco, coincidindo como uma região que se alaga com frequência.

Em 2010, nos meses de fevereiro, março e setembro houve uma variação na condição do comportamento da insolação durante o ano. Uma das explicações para esses meses se destacarem como de grande predominância de insolação média total é devido ao período seco, ou seja, na região em estudo esse período refere-se a baixa de chuvas e aumento da temperatura do ar (ºC) e diminuição da umidade relativa do ar (%), que por sua vez, tonaliza uma frequência de radiação solar maior durante esse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (302.1 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com