TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DO MILHO (Zea mays)

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO

GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS

CURSO DE AGRONOMIA

AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DO MILHO (Zea mays)

               Allan

                 Ingrid Slusarski Araujo

                 Iolanda

               João Marinho

                                                                                

                                                

Várzea Grande – Mato Grosso

2017

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO

GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS

CURSO DE AGRONOMIA

AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DO MILHO (Zea mays)

                Allan

                Ingrid Slusarski Araujo

                Iolanda        

                João Marinho

Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia do UNIVAG Centro Universitário, como parte dos requisitos para obtenção de nota do segundo bimestre, na disciplina Produção e Tecnologia de sementes, sob a responsabilidade da Profª Dr. Dielle Carmo de Carvalho Neres.

Várzea Grande – Mato Grosso

2017

SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        3

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

  1. INTRODUÇÃO

O milho (Zea mays) pertence a família das Poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilhamento, classificada no grupo das plantas C4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente. O grão de milho é utilizado principalmente para consumo humano e animal, sendo um alimento essencialmente energético, pois seu principal componente é o amido. O teor de proteína normalmente encontrado no grão está na faixa de 9 a 11%. Além de apresentar baixo teor, a qualidade da proteína é inferior a dos demais cereais, já que maior parte é constituída pela zeína, que é pobre nos aminoácidos lisina e triptofano (AGROLINK, 2016).

A duração do período de desenvolvimento para um determinado hibrido é altamente dependente do ambiente. A taxa de desenvolvimento da cultura do milho pode ser modificada por diversos fatores, tais como temperatura, conteúdo de água e fertilidade do solo, radiação solar e fotoperíodo. Embora todo o complexo climático exerça influência sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas, a temperatura é o fator dominante (AGROLINK, 2016).

O primeiro passo em direção ao máximo rendimento das culturas é obtido através de uma população recomendável de plantas, a qual requer que sementes de alta qualidade sejam semeadas. Sementes de alta qualidade são aquelas que apresentam elevada pureza, sanidade, viabilidade e vigor. O vigor pode ser avaliado como aquela propriedade das sementes que determina a sua emergência sob condições desfavoráveis. Para ser mais exato, o vigor de sementes (como definido pela ISTA) é um índice do grau de deterioração fisiológica e/ou integridade mecânica de um lote de sementes de alta germinação, representando sua ampla habilidade de estabelecimento no ambiente (FRANZIN, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com