TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxicos e a saúde humana

Por:   •  14/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Agrotóxicos e a saúde humana

É comum o uso do agrotóxicos na agricultura no mundo todo. Geralmente, são usados na plantação, muitas vezes esses produtos são usados de forma inadequada, gerando riscos a saúde. As mortes e intoxicações pelo uso desses produtos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública. Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos.

Os riscos para quem tem contato direto, manipulando agrotóxicos, são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo. A intoxicação por agrotóxico pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritação na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte; as intoxicações crônicas podem gerar problemas graves como paralisia, lesões celebra os e hepáticas, tumores, entre outros. Em mulheres grávidas, podem levar ao aborto e a malformação congênita. Isso tudo ocorre com muita frequência por não utilizar os equipamentos de segurança necessários, o homem do campo se expõe aos riscos do produto químico.

Alimentos contaminados por agrotóxicos são considerados impróprios para o consumo, pois trazem risco a saúde. Se tiver a concentração muito elevada de agrotóxicos, acima do limite máximo permitido, e também, tiver excesso dele, não autorizado para aquela cultura, à medida que os anos passam, podem apresentar problema de saúde que pode estar vinculado ao consumo em excesso de agrotóxico; uma das doenças que os agrotóxicos podem provocar é o câncer. Apesar de todos os cuidados do consumidor, que lava o alimento várias vezes com água, até mesmo água sanitária, os agrotóxicos não são totalmente removidos dessa maneira. Para diminuir o consumo dessas substâncias a população pode se possível, fazer uma horta caseira ou comunitária; procurar comprar frutas, legumes e verduras em um local em que saiba da procedência dos produtos; dar preferência aos produtos de época, pois neles a quantidade de agrotóxicos utilizada é muito inferior aos produtos fora do tempo de safra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com