TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise swot

Por:   •  18/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DE SWOT

Sabrina Menezes Da Trindade

A sigla swot, vem das iniciais das palavras inglesas strengts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), e threats ( ameaças).

Essas são as palavras, pois esses são os pontos a serem analisados. Enfim, é a definição dos pontos fortes e fracos que uma empresa possui.

Ameaças e oportunidades: Uma das funções do swot e estudar o ambiente externo o ambiente externo, onde estão inclusos as ameaças e oportunidades, isto significa fazer a análise do que está sempre fora do controle da empresa, porém, é necessário conhecer e monitorar. Entre estas forças a serem consideradas estão os fatores sociais, demográficos, políticos, econômicos, históricos, tecnológicos, sindicais, etc.

As ameaças e oportunidades afetam igualmente todas as organizações que concorrem em um mesmo mercado. Porém, as empresas que perceberem as mudanças e forem mais rápidas na adaptação, com certeza serão as que mais obterão proveito das oportunidades, e terão menos danos frente as ameaças. Este tipo de análise além de levar em consideração as tendências que afetam a organização, também leva em conta a probabilidades de essas tendências se tornarem reais.

Forças e fraquezas: Outra questão estudada pela análise de swot são os pontos fortes e os pontos fracos de uma organização, ou seja, do ambiente

interno. Então quando se observa um ponto forte deve-se tentar torná-lo ainda melhor e quando se detecta um ponto fraco deve-se tentar corrigi-lo, para diminuir os efeitos negativos deste.

A primeira medida a se tomar, é criar uma relação de variáveis que devem ser monitoradas, como por exemplo: reputação da empresa, participação de mercado, a qualidade do produto e do serviço, eficácia do preço, boa comunicação, poder de venda, inovação tecnológica, cobertura geográfica, fluxo de caixa, estabilidade financeira, instalações, força de trabalho, dedicação, pontualidade, atendimentos á clientela, etc.

São muitos os pontos que necessitam de monitoração, por isso se faz necessário que se tenha um bom conhecimento a respeito da organização para que então sejam corrigidas apenas as forças e fraquezas realmente necessárias. E é interessante que esta análise seja feita pelo menos uma vez ao ano, durante o planejamento de marketing. A análise de swot é muito importante para se iniciar um projeto, e para criar estratégias. Pois a partir desta análise pode-se tomar decisões de boa qualidade e colocar boas idéias em prática. Porém, deve-se ter muito cuidado para não escolher uma estratégia errada. Pois de que adianta uma empresa ter produtos e serviços inovadores, mas que pecam nas estratégias de atuação no mercado em que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com