TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Densidade da Madeira

Por:   •  26/3/2023  •  Artigo  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA DE CINCO ESPÉCIES COMERCIAIS.

BARROS, Dagoberto Fonseca

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

GARCIA. Dorival Pinheiro

Mestre Engenharia Mecânica, Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

OLIVEIRA, Thiago Aparecido

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

RESUMO

Objetivou-se neste estudo avaliar e determinar as propriedades físicas através do teor de umidade e densidade básica para as espécies Araucária, C. citriodora, E. grandis, E. saligna e Pinus elliottii . O desenvolvimento do experimento foi conduzido de Julho de 2016 á Setembro de 2016, foram amostrados 25 corpos de prova com 5 repetições das espécies avaliadas, as amostras ficaram submersas a água por 40 dias com intensão de saturação total de suas fibras, após isto foram feitos  as aferições do peso úmido e peso seco, as amostra foram submetidas a secagem em estufa a 105°C por 48 horas . Os ensaios realizados nesse trabalho foram de acordo com as normas da ABNT NBR 7190/1997: Projetos de Estruturas de Madeiras. Os teores de umidade e densidade básicas, determinados para as espécies de C. citriodora apresentou a maior densidade e a espécie P. elliotti  obteve a menor densidade entre todas avaliadas.

Palavras-chave: Densidade básica, Corymbia citriodora, Pinus elliotti, teor de umidade.

ABSTRATC

              The aim of this study was to evaluate and determine the physical properties by moisture content and specific gravity for the Araucaria species, C. citriodora, E. grandis, E. saligna and Pinus elliottii. The development work was conducted from July 2016 to September 2016, they were sampled 25 specimens with 5 repetitions of species assessed, the samples were submerged in water for 40 days with full saturation intension of fibers after it was made the measurements of the wet weight, dry weight, the sample was subjected to drying at 105 ° C for 48 hours. The tests performed in this study were in accordance with the ABNT NBR 7190/1997: Wood Structures Project. The moisture and basic density, specific for the species C. citriodora showed the highest density and the species P. elliottii showed the lowest density among all evaluated.

Keywords: basic density, Corymbia citriodora, Pinus elliottii, moisture content

  1. INTRODUÇÃO

Na utilização industrial é desejável que a madeira esteja enquanto matéria prima uniformizada, em suas características de cor, densidade básica, resistência mecânica e trabalhabilidade. No entanto é notório que a madeira é um material heterogêneo que dificulta o atendimento de todas essas características desejáveis (BATISTA; KLITZKE; SANTOS, 2010).

Segundo Foelkel; Brasil; Barrichelo, (1971) densidade da madeira é uma característica complexa que sua combinação resultante em vários fatores, existem inúmeros trabalhos que manifesta sua relação com as dimensões das fibras, particularmente espessura da parede, volume dos vasos e parênquimas, proporção entre madeira primaveril e outonal, e arranjo dos elementos anatômicos, sendo intensivamente analisado para as coníferas, já para as folhosas há poucas informações disponíveis. A densidade é um importante fator que ajuda a compreender nas propriedades físicas e mecânicas da madeira, caracterizam diferentes espécies em diferentes regiões de uma mesma árvore.

Segundo Brasil; Veiga; Mello, (1979) para Eucalyptus sp em condições de solo úmido ocorre a maior densidade, mas também em solos menos férteis, sendo que as diferenças entre a densidade do crescimento lento e rápido, são maiores nos solos mais férteis.

Hoje com uso expressivo da madeira industrial é extremamente relevante o conhecimento da higroscopicidade, que é a capacidade de retirar água do ar, contudo requer estudos prévios de suas propriedades antes de comercializa-la, hoje estudos das propriedades físicas da madeira passaram a ser um procedimento habitual para o seu processamento (ALMEIDA et al., 2014).

A madeira possui outra característica física importante do aspecto de sua aplicação, chamada anisotropia, que é definida como um comportamento desigual nas diferentes direções estruturais da madeira na longitudinal, tangencial e radial. Esta propriedade é o diferencial entre a madeira, metais e plásticos. A maior variação dimensional ocorre na direção tangencial aos anéis de crescimento, e a contração radial é menor do que a tangencial. A contração tangencial da madeira desde o estado verde até seco em estufa encontra-se no intervalo de 3,5% a 15,0%, enquanto a contração radial na faixa de 2,4% a 11,0% (BATISTA; KLITZKE; SANTOS, 2010).

As propriedades físicas principais da madeira são teor de umidade e densidade básica da madeira.

Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) é à relação com que a massa da água nela contida com a massa da madeira seca. A avaliação fornece a relação para determinar o teor de umidade da madeira, onde na equação temos a seguinte representação PU é a peso da madeira úmida (em gramas) e PS é o peso da madeira seca (em gramas).

TU= PU – PS. 100

PS

A Norma da ABNT NBR 7190/1997 informa que devem ser utilizadas ferramentas apropriadas e afiadas para a confecção dos corpos de ensaio para evitar com que as mesmas apresentem a “queima” de suas faces, que acarreta a perda de umidade em curto prazo, prejudicando assim à determinação exata da umidade dos corpos amostrados.

          A mesma normal da ABNT NBR 7190/1997  informa que para determinação da densidade básica da madeira  utiliza  os mesmos padrão para os corpos de prova  padronizados .

        Densidade básica (ρ) é a massa específica convencional definida pela razão entre a peso seco (em quilogramas) e o volume úmido (Vu) (em metros cúbicos - m³).

ρ = PS

       Vu

        Os resultados avaliados encontrados  terá como objetivo indicar entre as 5 espécies  Araucária, C. citriodora, E. grandis, E. saligna e Pinus elliottii  qual a apresenta a melhor propriedade física através da avaliação de teor de umidade ( TU% ) e densidade básica (ρ) para uso comercial e industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (437 Kb)   docx (365.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com