TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Maquinas e Equipamentos Agrícolas

Por:   •  15/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

EPC - Máquinas e equipamentos para agricultura

Resumo aulas de maquinas para plantio e adubação, pulverizadores e colheitadeiras.

Maquinas para plantio e adubação

Semear e adubar: colocar no solo certa quantidade de semente e adubo para desenvolver a cultura com melhores condições de produtividade.

Plantadeiras

Maquina agrícola cuja função é colocar no solo variados tipos de semente, dentro das condições definidas e recomendadas, como espaçamentos, profundidade e densidade  adequada para que as sementes não sejam danificadas, e tenham o máximo em produtividade. A profundidade de plantio é definida pela temperatura, umidade e tipo de solo que será executado o plantio. O adubo deve ser dosado na quantidade correta, e não podem estar em contato com a semente. Isso danifica a mesma e prejudica a produtividade.

As maquinas para semear e adubar são classificadas em: quanto a frente de potência, tração animal, tração mecânica e tração humana.

As de arrasto e as montadas são utilizadas com tração no trator. No plantio direto, temos o disco como acessório, que tem função de cortar a palha. Possuem sistemas que regulagem que permitem ajustar a profundidade.

As hastes sacrificadoras conduzem o adubo até o solo. Elas possuem regulagem de profundidade e inclinação, o ajuste depende da resistência do solo.

Os discos marcadores fazem a marcação na lateral da plantadeira, essa marcação tem função de orientar o trator quando ele estiver retornando com a plantadeira.

Adubadoras

Maquina agrícola capaz de distribuir no solo diferentes tipos de adubos. Eles podem ser granulados (ureia, npk, esterco seco), pó (calcário)e líquido(adubo foliar), sejam eles químicos ou orgânicos. São compostos por dosadores e espalhadores que fazem a distribuição do adubo no solo.

Pulverizadores

São maquinas projetadas para produzir gotas com um sistema de pressão no produto a ser aplicado. Pode ser influenciado por uma série de fatores: clima, hospedeiro, alvo biológico, maquina, etc...

Os pulverizadores podem ser costais manuais, costais motorizado, acoplados ao trator e autopropelidos.

Os pulverizadores autopropelidos possibilitam alto rendimento operacional, aliado a alta tecnologia, isso permite melhor controle na aplicação. Podem chegar a uma velocidade de até 40 km/h aproximadamente, e possui cabine fechada com sistema de filtros que proporciona segurança ao operador da maquina.

O chassi tem características específicas, pois deve ser leve, resistente e flexível, para compensar desníveis do terreno. A distancia entre rodas possui regulagem, para ajustar conforme a distancia entre as linhas da cultura. As barras de pulverização são compostas por bicos de pulverização que aplicam o liquido na cultura. Pode ter variações no comprimento das barras em função de cada modelo de fabricante. Alguns são equipados com sensores que regulam a altura das barras.

Alguns modelos possuem tração 4x4 que possibilita o trabalho em terrenos mais úmidos. Modelos com tração 4x2 podem danificar a cultura, pois com o escorregamento das rodas pode danificar a cultura.

Colheitadeiras

Atualmente as colheitadeiras são maquinas muito complexas que fazem a colheita da cultura. A máquina é constituída basicamente de corte e alimentação, trilha, separação, limpeza e manejo de grãos. Podem ser o modelo com rodas ou com esteiras.

Alguns modelos mais comuns possuem o sistema convencional de cilindro e côncavo. Outras possuem côncavas e rotores duplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com