TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

Por:   •  31/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.677 Palavras (27 Páginas)  •  1.636 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I

                

Serra-ES

2016

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I

Relatório  apresentado na disciplina de  Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações I, como requisito básico para a obtenção de nota na Disciplina do urso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Professor:

Serra – ES

2016

1. INTRODUÇÃO

Acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos são geralmente causados pelas más condições dos mesmos, pela falta de investimentos em prevenção, com a instalação das devidas proteções e/ou dispositivos de segurança exigidos pela Norma Regulamentadora NR- 12, assim como pelo despreparo dos trabalhadores para operar tais máquinas e equipamentos

Com o intuito de discutir procedimentos e critérios sobre máquinas e equipamentos, este trabalho procurará estabelecer as diretrizes da NR12 e, sobretudo, fomentar a necessidade de utilizar novos padrões para a avaliação e proteção dos colaboradores. Estes novos padrões consistem na notória necessidade de introduzir novos quesitos para a adequação do bem avaliando a NR-12 (Norma Regulamentadora 12), confirmando assim com uma avaliação mais próxima da realidade de cada máquina ou equipamento. Para contribuir com esta demanda, a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego tem sido cada vez mais ostensiva e, por conseguinte, gerando um cuidado maior quanto à adequação das máquinas e equipamentos à NR-12 por parte dos proprietários das mesmas.

Neste trabalho iremos abordar sobre o anexo XI da norma
regulamentadora de número 12, iremos falar de algumas maquinas do meio agrícola,
os riscos recorrentes à má utilização dos equipamentos e quais os principais
equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A REPRESENTATIVIDADE DO NÚMERO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS EM RELAÇÃO AOS ACIDENTES EM OUTRAS ATIVIDADES LABORATIVAS

Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, sendo que para cada três acidentes ocorrido no meio rural, um ocasionou a incapacidade permanente do trabalhador. A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema, seja pela incidência de acidentes, seja pela idade dos acidentados, seja pelas suas conseqüências.

O artigo 131 do Decreto no 2.172, de 05 de março de 1997, acidente de trabalho no meio rural é o que ocorre na realização do trabalho rural, a serviço do empregador, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. De uma maneira geral, conforme expõem ZÓCCHIO (1971) e UNESP (1994), o acidente de trabalho no meio rural pode ser considerado como sendo todo o acontecimento que não esteja programado e que interrompa, por pouco ou muito tempo, a realização de um serviço, provocando perda de tempo, danos materiais e/ou lesão corporal. Neste sentido, o acidente é considerado grave quando resulta no afastamento do trabalhador rural da sua atividade produtiva por um período igual ou superior a 15 dias (UNESP, 1994).

Segundo MÁRQUEZ (1986), na Espanha e nos demais países europeus, aproximadamente 40% do total de acidentes ocorridos no setor agrário envolvem máquinas agrícolas e, destes, metade são devido ao uso do trator agrícola.

A utilização intensa de máquinas agrícolas ampliou consideravelmente os riscos a que estão sujeitos os trabalhadores rurais, e mais de 60% das mortes ocorridas em acidentes de trabalho no setor agrário são conseqüências da mecanização agrícola. Silva & Furlani (1999).

Vários estudos reportam a incidência de acidentes na agricultura, salientando dados como o envolvimento ou não das máquinas, tipo de trauma, idade dos acometidos e principalmente o modo de ocorrência, objetivando basicamente analisar e estabelecer  medidas de prevenção das lesões.  O trabalho agrícola é uma das ocupações de maior risco nos Estados Unidos da América, sendo que as máquinas estão envolvidas em grande parte dos acidentes (Lubicky, 2009).

Quanto à idade, refere-se o autor que 40% das mortes em crianças na zona rural são conseqüências de acidentes com máquinas agrícolas. Informações do Departamento de Agricultura (2008) daquele país, afirmam que acidentes com tratores, têm sido identificados como a principal causa de morte ou lesão incapacitante em trabalhadores rurais. Em trabalho semelhante, Douphrate et al (2009), referem-se que na zona rural dos EUA, os tratores são responsáveis por uma alta proporção de acidentes fatais ou não. Os autores ressaltam inclusive o modo de ocorrência das lesões, isto é, um grande número de acidentes acontece quando o trabalhador sobe ou desce da máquina.

No Brasil as principais causas de acidentes com tratores agrícolas são, falta de atenção durante a operação, treinamento e capacitação dos operadores e conscientização dos mesmos na operação da máquina.

2.2 AS VANTAGENS E DESVANTAGENS E RELAÇÃO A OUTROS AMBIENTES DE TRABALHO, E AS NORMAS QUE TRATAM DO ASSUNTO (NBRS)

É de fundamental importância o conhecimento das normas técnicas de segurança para se projetar e/ou construir novas máquinas. Existem Normas do tipo A, B e C, classificadas conforme Normas Européias – EN e Normas Brasileiras. As Normas do tipo C têm prioridade e geralmente citam Normas A e B.

Como as Normas Brasileiras são retiradas de normais internacionais, as vezes elas não funcionam no Brasil pois a cultura, clima e outros fatores são diferentes, essa é a desvantagem.

2.3 TIPOS DE MÁQUINAS

- Adubadora Automotriz, Máquina destinada à aplicação de fertilizante sólido granulado e desenvolvida para o setor canavieiro.

- Adubadora Tracionada ,Implemento agrícola que, quando acoplado a um trator agrícola, pode realizar a operação de aplicar fertilizantes sólidos granulados ou em pó.

- Colhedoras,  Colhedora ou ceifadeira é um equipamento agrícola destinado à colheita de lavouras, tais como de cana-de-açúcar, algodão ou grãos (trigo, arroz, café, soja, milho etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com