TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Engenharia e Segurança do Trabalho

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4.2

Quando falamos em instalações elétricas realizadas em uma obra, sempre lembramos primeiramente que devem obedecer à padronização estabelecida, garantindo assim a segurança dos usuários no futuro.

No entanto, esquecemo-nos das instalações elétricas temporárias, que serão utilizadas pelos profissionais nos canteiros de obras.

Dessa forma, a partir da RTP 05 – FUNDACENTRO, disponível na biblioteca da sala e também no site abaixo:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/recomendacao-tecnica-de-procedimento/publicacao/detalhe/2012/9/rtp-05-instalacoes-eletricas-temporarias-em-canteiros-de-obras

Discorra sobre como os profissionais de segurança do trabalho devem atuar a fim de prevenir acidentes de trabalho e assegurar a saúde dos trabalhadores em canteiros de obras que apresentem instalações elétricas temporárias.

Abordem os seguintes aspectos:

- Proteções contra choques elétricos,

- Quadros de distribuição,

- Equipamentos de proteção coletiva e individual,

- Prevenção e combate a incêndio.

Para proteção dos envolvidos em um canteiro de obras temporário, onde normalmente transitam muitas pessoas e se existe muita pressão e cobranças, o caminho é a centralização e padronização.

A centralização de cargas, utilizando quadros de distribuição primários (com DRs, aterramento, cargas dimensionadas, etc) e áreas isoladas (barreiras ou obstáculos) são um método eficiente para evitar contatos com locais onde existem altas cargas elétricas (transformadores, grandes quadros de distribuição, etc).

Além disso, devem ocorrer DDS e inspeções rotineiras quanto as ferramentas e extensões de uso no cotidiano, evitando contatos diretos.

Nos quadros intermediários e finais, deve ser feito uma inspeção inicial minuciosa, a fim de garantir que o mesmo esteja adequado ao ambiente onde será utilizado e a carga que será disponibilizada. Os mesmos deverão ser instalados em áreas de fácil visualização e possuir sinalização de advertência (visual), especialmente quando estiverem energizados.

Quanto aos EPIs, todos os trabalhadores envolvidos deverão sempre portar os equipamentos básicos (óculos, bota, luvas, etc) e de acordo com sua função, devendo os eletricistas possuir luvas isolantes e roupas com retardo a chamas.

Os EPCs podem ser disposivitos para medir a tensão em determinados pontos, assim como material de isolamento para locais com risco de choque (placas, cones, barreiras, etc).

Para o combate a incêndio, no caso da indisponibilidade de sistema de sprinklers e/ou hidrante, deverão ser distribuídos extintores de incêndio, de acordo com a área de risco de combate (A,B ou C) nos pontos críticos, além de serem os trabalhadores capacitados para fazer o combate ao incêndio (Brigada de Emergencia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com