TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Cândido Mendes

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Tarefa 4.2

Renato Ribeiro de Lima

Joaçaba 2018

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento das atividades desempenhadas nos mais variados tipos de trabalho, o esforço braçal e/ou manual tem dado cada vez mais espaço para a utilização de equipamentos mecanizados, os quais, de uma maneira geral, reduzem em grande percentual, o número de pessoas envolvidas com a atividade.

Via de regra, em empresas ou indústrias, antes de um funcionário começar a operar determinado equipamento, seja ele qual for, o mesmo passa por algum tipo de capacitação, sendo essa realizada dentro do próprio espaço da firma, ou em centros de especialização e/ou escolas técnicas.

Dessa maneira, uma vez que o operador está ciente dos modos de operação, capacidades do equipamento, quais itens devem ser verificados periodicamente antes do início das atividades e ainda, fazendo a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e equipamentos de proteção coletiva (EPC’s), os riscos de acontecerem algum tipo de acidente diminuem muito.

Seguindo a mesma tendência das empresas e indústrias, os trabalhos realizados no campo com máquinas e implementos agrícolas, assim como serviços florestais vem sem modernizando e dando espaço à novos equipamentos capazes de otimizar o tempo e o esforço de quem os opera, aumentando consequentemente a produtividade na realização dos mais variados tipos de atividades.

De contrapartida, às grandes vantagens do avanço das técnicas utilizadas para realização dos serviços, fora do pátio das empresas e indústrias não existe um controle tão rigoroso quanto a capacitação de quem irá operar qualquer que seja o tipo de equipamento mecanizado, como da mesma forma, praticamente não existem profissionais habilitados responsáveis por avaliar e tomar precauções que minimizem possíveis condições de risco ao trabalhador.

Ao contrário da indústria, nas atividades realizadas no campo, quando o proprietário de uma propriedade rural adquiri uma máquina ou implemento agrícola, o mesmo não passa por qualquer tipo de curso de operação do equipamento, sendo de maneira geral, disponibilizada apenas informações básicas de funcionamento.

Dessa maneira, durante a realização das atividades o operador do equipamento expõe a si mesmo e a todas as pessoas envolvidas no trabalho a grandes riscos de acidentes. De uma maneira geral, também a não são utilizados EPI’s e EPC’s, fazem com que a deficiência na segurança seja ainda maior.

Por não ter instruções de uso, quem opera o equipamento não sabe quais itens devem ser avaliados e conferidos antes do início das atividades, assim como, desconhece a real capacidade de funcionamento e limitações do mesmo. São comuns acidentes com pessoas que tentam realizar manutenção ou reparos em máquinas que estão em funcionamento, ou então tombamentos de implementos agrícolas que são guiados em terrenos muito íngremes, ocasionando na grande maioria desses casos, acidentes que podem levar pessoas a óbito.

No que se diz respeito a acidentes no meio de trabalhos florestais, a falta da utilização de EPI’s e EPC’s, principalmente no isolamento de áreas durante a derrubada e de árvores e o posicionamento do trabalhador durante o corte, assim como a não isolação do tráfego de pedestres e veículos pesados podem ocasionar acidentes de trabalho com danos irreversíveis ou até mesmo fatais as pessoas envolvidas.

De certa forma, o trabalhador que exerce suas atividades no campo, sejam estas no meio rural com a utilização de implementos agrícolas ou em serviços de ordem florestal com o emprego de equipamentos mecânicos, sofrem também com as intempéries que os afetam diariamente, visto que quase todas os trabalhos são realizados em ambiente aberto. Além do malefício que as intempéries podem trazer ao trabalhador, os mesmo ainda, na sua grande maioria, tem que se sujeitar a condições precárias quando se diz respeito a locais para alimentação (refeitórios), gabinetes sanitários e locais para descanso.

Visando melhoras as condições de trabalho e de segurança para todos os trabalhadores, não deixando de fora os que não pertence aos polos industriais e de prestação de serviço, existem as Normas Regulamentadoras (NR’s), as quais preconizam técnicas e medidas que devem ser tomadas para que os riscos de acidentes sejam diminuídos ao máximo.

Como principais NR’s relacionadas aos trabalhos com máquinas e implementos agrícolas e com serviços florestais estão a NR 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais), NR 12 ( Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) e a NR 31 (Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Agricultura; sendo que ainda existem outras normas específicas para cada tipo de atividade trabalhista.

Alguns exemplos de máquinas e implementos agrícolas e florestais são citados abaixo, juntamente com suas respectivas características:

  • Adubadora automotriz (figura 1) – Máquina que possuí precisão de dosagem e com tecnologia de ponta instalada, muitas delas são controladas apenas por computadores, são utilizadas para fazer a aplicação de fertilizantes em pó.

Figura 1 – Adubadora automotriz

[pic 1]

Fonte: Nei máquinas agrícolas (2014).

  • Adubadora tracionada (figura 2) – Com ela é possível fazer a distribuição pela lavoura de fertilizantes, ela é acoplada a outro equipamento agrícola, o trator, e consegue-se distribuir tanto fertilizantes em pó ou granulados.

Figura 2 – Adubadora tracionada

[pic 2]

Fonte: MP Agro (2016).

  • Colhedoras (Figura 03) – Equipamento agrícola que é destinado para a colheita de plantações. Cada tipo de plantação possui sua máquina especifica, desenvolveram assim, as colheitadeiras de algodão, de café, de laranja, de grãos, cada uma com um sistema diferente e com suas devidas tecnologias.

Figura 3 – Colhedoras

[pic 3]

Fonte: John Deere (2018).

  • Escavadeira Hidráulica em aplicação Florestal (Figura 4) – Máquina utilizada na floresta para corte de árvores, além disso, é possível com ela desgalhar e fazer o carregamento nos veículos que irão transportar a madeira.

Figura 4 – Escavadeira hidráulica em aplicação florestal

[pic 4]

Fonte: Cat escavadeiras (2018).

  • Forrageira tracionada (Figura 5) – Máquina agrícola que faz a trituração de milho, aveia, sorgo, ela está acoplada a um trator agrícola, e geralmente junto ao trator também há uma carreta que servirá para manter a trituração, quando cheia será depositada em um reservatório para posterior utilização.

Figura 5 – Forrageira tracionada

[pic 5]

Fonte: Maquinafort (2016).

  • Moto cultivador (Figura 06) - Máquina que possuí apenas um eixo, portanto duas rodas, utilizada para terrenos de pequenas dimensões, serviços de pequena escala, como por exemplo fazer uma horta, ou até mesmo remover a cama compactada em aviários, pode ser conduzido por uma única pessoa em pé.

Figura 6 - Moto cultivador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com