TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Por:   •  21/3/2017  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Engenharia e Segurança do Trabalho

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4.2

Quando falamos em instalações elétricas realizadas em uma obra, sempre lembramos primeiramente que devem obedecer à padronização estabelecida, garantindo assim a segurança dos usuários no futuro.

No entanto, esquecemo-nos das instalações elétricas temporárias, que serão utilizadas pelos profissionais nos canteiros de obras.

Dessa forma, a partir da RTP 05 – FUNDACENTRO, disponível na biblioteca da sala e também no site abaixo:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/recomendacao-tecnica-de-procedimento/publicacao/detalhe/2012/9/rtp-05-instalacoes-eletricas-temporarias-em-canteiros-de-obras

Discorra sobre como os profissionais de segurança do trabalho devem atuar a fim de prevenir acidentes de trabalho e assegurar a saúde dos trabalhadores em canteiros de obras que apresentem instalações elétricas temporárias.

Abordem os seguintes aspectos:

- Proteções contra choques elétricos,

- Quadros de distribuição,

- Equipamentos de proteção coletiva e individual,

- Prevenção e combate a incêndio.

) Francisco, mecânico da empresa sapo de ônibus, a 18 anos (seu primeiro e único emprego até aqui), sempre atuou no setor de lanternagem e pintura, manipulando durante o seu expediente produtos a base de solventes orgânicos, hidrocarbonetos e tintas a base de Arsênico e Chumbo, assim como solda. A firma fornecia um lanche as 9:00 hs e as 15:00hs com leite, para melhorar a saúde dos funcionários. Francisco dos EPI’s fornecidos pela empresa, só utiliza a mascara pois, ele diz que a luva atrapalha sua sensibilidade, o mesmo ocorrendo com o macacão, alegando que ele esquenta demais. Há um ano Francisco começou a apresentar problemas de saúde, começando a faltar o trabalho por motivo de cansaço, fadiga sem motivo aparente, irritação fácil e insônia noturna. Francisco sempre se consultou no Hospital do Bairro, levando o atestado médico ao Departamento de pessoal da Firma (sempre pelo mesmo CID-10, já totalizando mais de 60 dias de afastamento). No dia 23 de junho, estando com atestado médico de 5 dias (a contar do dia 21 de junho), resolveu ir ao Departamento Pessoal para tirar “dúvidas”, para isso pegou carona num coletivo da empresa que ia para a garagem, só que no caminho o ônibus foi abalrroado por um caminhão e o seu Francisco quebrou a perna, e foi demitido. Pergunta-se:

a) Francisco sofreu um acidente de trajeto? Porque.;

Não. Por perfazer um trajeto que não era o seu habitual, e nem no meio de transporte regular no trajeto para o trabalho.

b) qual devia ser o procedimento da firma, pois Francisco sempre pegava atestado médico pelo mesmo motivo?

A firma deveria ter encaminhado o Sr. Francisco ao departamento médico da empresa para uma avaliação pelo médico do trabalho, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com