TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: PRR - Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II

Identificação da tarefa: Tarefa 1. Envio de arquivo

Pontuação: 20 pontos

Tarefa 1

Responda as questões a seguir:

  1. Quais os documentos que devem constar no prontuário de instalações elétricas? Cite ao menos um exemplo de cada um desses documentos.

Instrução técnica: Planejamento da tarefa – administrativa e técnica; Análise Preliminar de Risco (APR);

Aterramento temporário; Sinalização de canteiro de trabalho; Laudo Técnico (SPDA);

Laudo de Certificado de autorização (CA);

Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação; Certificados de conformidade de equipamentos;

Plano de atendimento a situações de emergência (PASE); Passo a passo das etapas da segurança.

  1. Defina profissional qualificado, habilitado e capacitado, segundo a NR-10. Quando deve ser realizado o treinamento dos trabalhadores que realizam atividades em instalações elétricas?

Trabalhador Qualificado

É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino.

Trabalhador Habilitado

É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

Trabalhador Capacitado

É considerado trabalhador capacitado aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

Trabalhador Ambientado

Segundo a Infopedia, estar ambientado é estar adaptado ao meio; integrado.

Trabalhador Autorizado

É considerado trabalhador autorizado aquele que é formalmente autorizado pela empresa mediante um processo administrativo.

Quando um funcionário é transferido:

Ou seja, toda vez que um funcionário muda de função ou empresa, ele deve passar novamente pelo treinamento exigido pela norma regulamentadora NR10.

Volta ao trabalho:

Quando os trabalhadores retornam às atividades laborais após um período de ausência ou inatividade. Os funcionários precisam ser treinados após um período sem trabalho.

Mudanças importantes:

Sempre que houver uma grande mudança nos métodos e organização de trabalho, o funcionário deve ser devidamente treinado para que possa desempenhar suas atividades com sucesso.

Como se depreende dessas declarações, a decisão que levou à aplicação da NR10 e sua correspondente capacitação foi séria e preocupou-se principalmente em não aumentar o risco de os trabalhadores estarem expostos a condições de risco inerentes ao trabalho com energia elétrica ou instalações elétricas.

  1. Defina trabalho executados em alta tensão. Quais são as medidas específicas a serem tomadas para atividades em AT?

O trabalho em alta tensão – superior a 1.000 V (volts) em corrente alternada conforme a NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) – engloba geração, transmissão e distribuição de energia. Antes de iniciar trabalhos em circuitos energizados em AT, o superior imediato e a equipe, responsáveis pela execução do serviço, devem realizar uma avaliação prévia, estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas de forma a atender os princípios técnicos básicos e as melhores técnicas de segurança em eletricidade aplicáveis ao serviço.

  1. Relacione a sequência de procedimentos a serem realizados para a desenergização e reenergização das instalações elétricas, de forma ao profissional desenvolver a sua atividade em ambiente seguro.

Desergernização

  1. Seccionamento;
  1. Impedimento de reenergização;
  1. Constatação de ausência de tensão;
  1. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
  2. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;
  1. Instalação da sinalização de impedimento dereenergização.

Renergização

Consiste na remoção dos elementos de bloqueio, travamentos ou mesmo a re-insersão de elementos condutores que foram retirados para garantir a não religação e finalmente a reenergização do circuito ou trecho, restabelecendo a condição de funcionamento das instalações

  1. A afirmativa a seguir é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta, mesmo se a sua avaliação da afirmativa for de que ela é verdadeira.

Os efeitos fisiológicos de um choque elétrico estão associados à intensidade da corrente elétrica, ao tempo que essa corrente permanece atravessando o corpo e ao seu percurso.

VERDADEIRA. Os fatores que influenciam os efeitos do choque elétrico são: o percurso da corrente, em que os efeitos são mais sérios se o percurso incluir o coração ou os centros nervosos cerebrais; a forma e a freqüência da corrente, pois a corrente alternada tende a ser mais perigosa, assim como a freqüência de 60Hz; a duração do contato, ou seja, o tempo de exposição ao choque; a intensidade da corrente é o fator decisivo, ou seja, a intensidade da corrente que percorre o corpo, dada pela lei de Ohm.

  1. Discorra sobre os métodos de proteção contra descargas atmosféricas que podem ser aplicados.

Método do Ângulo de Proteção.

Conhecido comumente como Método de Franklin, consiste na utilização de um ou mais mastros com captores, de modo que todo volume da estrutura (edificações, chaminés, estruturas de redes aéreas etc.) a ser protegido fique dentro de uma zona espacial de proteção do sistema, criada pelos cones de proteção dos para-raios, que são formados por captores e mastros.

Captores Ionizantes

O volume de proteção provido por um captor Franklin é definido pela forma de um cone circular, cujo vértice está posicionado na extremidade do eixo do mastro e o ângulo α que, dependendo da classe do SPDA e da altura H do captor, em relação à área a ser protegida, pode tomar diferentes valores definidos na página 31 da NBR 5419-3:2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com