TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Diferentes Densidades De Plantio De Coentro Em Ambiente Coberto E Em Condições De Campo

Por:   •  24/3/2024  •  Monografia  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

PROJETO DE PESQUISA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO DE COENTRO EM AMBIENTE COBERTO E EM CONDIÇÕES DE CAMPO.

TAMARA THAYS BARBOSA LEAL

TERESINA, JULHO DE 2010

IDENTIFICAÇÃO

1. TÍTULO

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO DE COENTRO EM AMBIENTE COBERTO E EM CONDIÇÕES DE CAMPO.

2. VIGÊNCIA

INÍCIO: MARÇO/2011

DURAÇÃO: 4 MESES

3. CLASSIFICAÇÃO DA ÁREA DO PROJETO

NOME DA ÁREA: AGRONOMIA

NOME DA SUB - ÁREA: FITOTECNIA

4. LINHA DE PESQUISA

PRODUÇÃO VEGETAL

INSTITUIÇÃO EXECUTORA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

NÚCLEO DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA

CAMPUS AGRÍCOLA DA SOCOPO

BAIRRO ININGA - TERESINA – PI

FONE: (86) 3215 5743 CEP: 64.049-550

E-MAIL: ufpinet@ufpi.br

1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um sistema de produção de mudas de coentro em ambiente coberto e em condições de campo, com diferentes densidades de plantio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Definir densidade e ambiente ideal para o bom desenvolvimento do coentro.

2. JUSTIFICATIVA

O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma olerícola de valor e importância considerável, consumido em várias regiões do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste (Marques & Lorencetti, 1999). Seu cultivo visa à obtenção de massa verde utilizada na composição de diversos pratos, tipos de molhos e saladas, e no tempero de peixes e carnes, como também para obtenção de frutos amplamente utilizados na indústria como condimento para carne defumada e na fabricação de pães, doces, picles e licores finos (Pedrosa et al., 1984).

Em Teresina é utilizada no preparo de pratos salgados sejam à base de vegetais, sejam carnes vermelhas ou brancas. Compõe com a cebolinha verde o condimento cheiro verde.

A planta também tem um valor medicinal através do chá indicado para aliviar dores de estômago e, compressas feitas com as suas folhas dão alívio a inflamações e dores nas juntas (FILGUEIRA, 1892)

O coentro é uma cultura de clima quente não suportando baixas temperaturas, razão pela qual é semeada de setembro a fevereiro, em localidades altas e frias. E localidades quentes, de baixa altitude, pode ser semeado durante todo ano, Filgueira citado por AGUIAR (1995).

Correia, citado por MACÊDO (1995) afirma que em condições normais a planta de coentro apresenta um curto período vegetativo, principalmente na região nordeste.

Para BEZERRA & ASSUNÇÃO (1993), a colheita de massa verde, principal objetivo da exploração econômica da cultura, inicia-se aos 30-45 dias da semeadura direta no campo, logo que as plantas desenvolveram folhas suficientes. Enquanto que para FILGUEIRA (2000), a colheita pode iniciar-se aos 50-80 dias da semeadura direta, logo que as folhas estiverem bem desenvolvidas.

Seu cultivo é praticado por pequenos produtores, em hortas domésticas, escolares e comunitárias, e não objetiva apenas a produção de massa verde, comercializada em feiras livres e supermercados, mas também a produção de frutos, utilizados nas indústrias alimentícias e cosméticas. Por apresentar precocidade em seu ciclo (45-60 dias), esta cultura garante retorno rápido do capital investido, aumentando a renda das famílias envolvidas na exploração, viabilizando a mão-de-obra familiar ociosa, tornando-se, então, uma espécie de notável alcance social (HAAG; MINAMI, 1998).

AGUIAR (1995), concluiu em trabalho de graduação, que o melhor espaçamento entre fileiras é de 0,20 m considerando a região de Teresina.

SILVA (2006) indica a colheita aos 36 dias para cultivo em ambiente protegido e 40 dias para coentro produzido a céu aberto.

Mesmo com o destaque comercial desta cultura, a aplicação de técnicas para obtenção de uma maior produtividade é mesma escassa, principalmente no nordeste do Brasil, região maior produtora desta hortaliça.

3. METODOLOGIA

A pesquisa será realizada na área experimental localizada em frente ao Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal doPiauí, em Teresina, Campus da Socopo.

Será utilizada a cultivar verdão, uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com