TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperativismo rural

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

2015[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO:

 TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

DISCIPLINA:

COOPERATIVISMO RURAL

TUTOR:

FABRICIO PINI ROSALES

RA:

    1175600

ALUNO(A):

GABRIELA ASSUNÇÃO GARCIA

TURMA:

 DGTA1501CGR1L

UNIDADE:

UNIDADE 1

São Gabriel do Oeste, 2015

Gabriela Assunção Garcia

Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário.

Curso de Tecnologia em Agronegócio.

Profª: Fabricio Pini Rosales

São Gabriel do Oeste, 2015

Elabore um texto baseado nas seguintes questões:

1) Qual é o significado da palavra rural?

2) Qual é o contexto social do rural brasileiro?

3) As cooperativas são importantes no meio rural brasileiro?

Organizações Rurais

As organizações estão presentes em nosso dia-dia consecutivamente. Isso faz com que ela possa atingir diversas formas, contudo nunca tendo o mesmo modelo por possuírem características únicas. Temos em contexto que a palavra rural refere-se a campo; local de produtividade agrícola. E foi daí que surgiram as organizações rurais, que leva o nome pelo fato de envolver essas características e ainda por ter aprimorado conceitos para o meio rural em favor da melhora na administração dentro e fora do campo.

Existem várias formas de organizações, são elas: Autocrática; burocrática; tecnocracia; cogestão; democracia representativa e a democracia direta. A autocrática se baseia no poder absoluto, em que as decisões são todas voltadas apenas para um indivíduo. A burocrática está voltada à um conjunto de leis e regras a serem obedecidas, essas organizações são regidas por sistemas escritos. Tecnocracia se resume no uso do conhecimento de soluções para determinado problema. A cogestão funciona da determinada forma: um conjunto de pessoas que tem opiniões formuladas e distintas, se juntam e dialogam sobre determinado fato para que assim cheguem num bom senso e atinjam os mesmos objetivos. Já na democracia representativa, é exercida por meio das eleições dos membros do grupo do qual faz parte. E na democracia direta, todo e qualquer integrante tem seu mesmo direito sobre as decisões. Um exemplo disso são as cooperativas.

As cooperativas são organizações que tem como fundamento a garantia que seus cooperados atinjam aquilo que almejam, tudo isso com a ajuda da cooperativa. Prezam também pelo bom atendimento de todos que fazem parte sedendo a eles a participação e o envolvimento no meio rural com a intenção de favorece-los.

Assim então temos a compreensão da necessidade que as cooperativas exercem em relação à sociedade, qual seu papel fundamental em relação à isso, e quais são os direitos e obrigações dos cooperados. Também entendemos a razão pela qual as cooperativas surgem, abrangendo o cumprimento de algumas demandas sociais. Vale lembrar também que para ter uma boa relação social um referencial é a dinâmica entre o grupo, a interação de todos e a participação em cada nova etapa desse desafio, passando assim por vários estágios de adaptações até que isso leve as cooperativas a chegarem cada vez mais próximo de um nível mais avançado de crescimento no meio rural e também administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com