TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultivo de Arroz de Sequeiro

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

Arroz sequeiro

Companhia Nacional de Abastecimento.

A cultura do arroz / organizador Aroldo Antonio de

Oliveira Neto. – Brasília: Conab, 2015.

180 p.

Disponível também em: http://www.conab.gov.br

No Brasil, o arroz ocupa o terceiro lugar em área cultivada de culturas anuais.

O arroz de sequeiro ou de terras altas como também échamado é cultivado no final do cilcodas águas e traz uma dependência direta com esse insumo. A falta de umidade no solo pode afetar as fases de flerescimento e enchimento dos grãos e consequente declínio da produção.

O arroz por suas características próprias como resistência a fitotoxidade do solo(Al e Mn) e produção de biomassa, representou durante muito tempo uma cultura favorável ao agricultor. O baixo incremento de insumo e manejo, configuraram o arroz de sequeiro como principal cultura das terras brasileiras significando grande produtividade e expressão comercial. Com o advento tecnológico, e o incremento do arroz irrigado, o arroz deixou seu lugar de destaque e passou a figurar como produção de subsextencia, sendo produzido em escala própria somente ao consumo interno.

Por se tratar de uma cultura com alto risco de produção, pouco se tem em desenvolvimento de cultivares de alta tecnologia(CONAB 2015, apud ZAGATTO).

Estimativa CONAB(2015) para a safra 2014/2015 é de aproximadamente8,9toneladas com 6,5 mil hectares de área plantada com produtividade média de 1.370kg/há.

A principal doença no arroz no mundo é o carvão do arroz, enquanto as principais pragas são o percevejo sugador, a broca da cana e o pulgão.

Bahia(no estado o plantio de arroz de sequeiro é realizado para abertura futura de áreas a serem cultivadas com soja, milho e algodão devido ao incremento da safra posterior sobre a palhada de arroz remanescente, em Goiás o arroz foi cultura pioneira na abertura de áreas de pastagens. O arroz sequeiro como produto de subexistencia é plantado de norte a sul do pais ainda em condições de baixa tecnologia em extratos cada vez menor de área produtiva, dando lugar ao incremento da alta tecnologia genética e de insumos para o arroz irrigado e de cultivo inundado controlado.

Atualmente o cultivo de arroz sequeiro representa 47% da área cultivada com produtividade de 24% (cerca de 2000kg/há), concentrado no cerrado brasileiro, contra 7000kg/ha do arroz irrigado, ocupando 51%da área cultivada com produtividade de 75%. (fonte EMBRAPA)

Cultivo terras altas com déficit hídrico.

Cultura em terras altas comboa disponibilidadede agua

EMBRAPA

Catalogo de cultivares divido entre arroz irrigado e de terras altas

Linha BRS: Primavera, Bonança, Pepita, Sertaneja, Monarca, Esmeralda, e

BRSGO Serra Dourada( desenvolvida especialmente para o estado de goias)

PRODUTIVIDADE DO ARROZ DE TERRAS ALTAS EM FUNÇÃO DOMANEJO DO SOLO E DA ÉPOCA DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO1

Adriano Stephan Nascente2, João Kluthcouski2, Raimundo Ricardo Rabelo2,

Priscila de Oliveira3, Tarcísio Cobucci2, Carlos Alexandre Costa Crusciol4

PREPARO E MANEJO:

Sistema de plantio direto, menor produção devido a necessidade inicial de nitrogênio(principalmente no perfilhamento e primórdio floral), e perda da capacidade de exploração do solo, em relação ao plantio convencional. Por ter demanda alta de água e a disponibilidade restrita ao sistema pluviométrico, o sistema convencional apresenta através do preparo do solo uma maior capacidade de retenção de agua em condições de maior profundidade garantindo a planta aumentar sua capacidade de exploração e disponibilidade hídrica. Um entrave do sistema convencional está na formação do pé-de-arado ou pé-de-grade que é o uso repetitivo do implemento na mesma profundidade. Deve-se portanto observar a melhor forma de manejo e uso de implementos de acordo com as características do solo, geralmente sendo combinado o arado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com