TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPERSÃO DE SEMENTES E RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

CAMPUS - CAPITÃO POÇO

CURSO ENGENHARIA FLORESTAL

ZOOLOGI GERAL

CESAR BRAGA

EUCIELE DE MENEZES ALBUQUERQUE

RESUMO:

DISPERSÃO DE SEMENTES E RESTAURAÇÃO FLORESTAL

CAPITÃO POÇO - PA

JULHO/2014

[pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

CAMPUS - CAPITÃO POÇO

CURSO ENGENHARIA FLORESTAL

ZOOLOGIA GERAL

CESAR BRAGA

EUCIELE DE MENEZES ALBUQUERQUE

RESUMO:

DISPERSÃO DE SEMENTES E RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Trabalho elaborado como requisito avaliativo da disciplina de Zoologia Geral, ministrada pelo Profº. Cesar Braga.

CAPITÃO POÇO – PA

JULHO/2014

Da grande área de floresta que é desmatada, a maioria não é utilizada/aproveitada para um uso especifico, e sim, abandonada. E, não sendo a área devastada impedida por algum fator como o fogo, resultará mais tarde, por sucessão, em uma floresta secundária. Esse processo de sucessão se torna mais rápido ou lento de acordo com a frequência, duração ou intensidade da perturbação causada na área.

O processo de dispersão pode ser acelerado com o auxílio dos animais, através de dispersão de sementes, que resultará no acúmulo de novas arvores. Porém, para que determinada espécie chegue ao local, é necessário que haja a presença de árvores frutíferas, que, quanto maior a quantidade destas, maior a probabilidade de dispersão, já que a dispersão de sementes nos trópicos é mais frequente por meio dos animais do que por vento ou água.

De acordo com estudos de dispersão de sementes, feitos na Ásia tropical:

  • Aves frutíferas que podem tolerar paisagens degradadas são mais importantes a fase inicial de sucessão florestal ou reflorestamento;
  • Morcegos frutíferos do Velho Mundo (Pteropodidae), além de abundantes e diversificados na região Oriental, são, também, extremamente variados ecologicamente. E são encarregados de fazer a dispersão dos frutos com as sementes menores, dependendo do tamanho do morcego;
  • Mamíferos não-voadores, especialmente primatas, têm papel fundamental na dispersão de sementes  em florestas intactas, sendo raros em florestas desmatadas, com exceção de Macacos, que são mais tolerantes a perturbação, podendo até, algumas espécies sobreviver em áreas desmatadas. A dispersão de sementes pelos mamíferos ocorre através de ingestão e defecação.

Os frutos diferem entre si em muitos pontos característicos, o que influenciam muito em suas interações com os potenciais agentes de dispersão. O mais evidente destes é a forma do mesocarpo, podendo ser seco ou carnoso; a cor; quantidade ou valor nutritivo da parte comestível; o tamanho e a quantidade de sementes presentes no fruto.

A quantidade e qualidade das sementes dispersas em determinada área, depende principalmente da atratividade do local a ser dispersas as sementes. A quantidade de frutos carnosos e locais propícios para poleiros são os atrativos excepcionais, principalmente para as aves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com