TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSICÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

JOHNNY  MACHADO

KATIA TORREZAN

ALEXANDRE FAVARO

CARLOS ROBERTO

ELVIS FAVARO

ROGER ALVARENGA

EDSON ZAMBONI

DISPOSICÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

[pic 4]

Loanda – Parana.

2013

[pic 5]

JOHNNY MACHADO

KATIA TORREZAN

ALEXANDRE FAVARO

CARLOS ROBERTO

ELVIS FAVARO

ROGER ALVARENGA

EDSON ZAMBONI

DISPOSICÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Trabalho de Analise ambiental integrada , à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Gestão de recursos hídricos; Recuperação de áreas degradadas; Ética, política e sociedade; Poluição, Resíduos sólidos e Meio ambiente, Metodologia cientifica; Seminário .

Orientador: Prof’s: Luciana Trigueiro, Thiago Augusto Domingos, Rodrigo Trigueiro, Luciana Andréa Pires, Sergio de Góes Barboza, Leliana Casagrande.

[pic 6]

Loanda – Parana .

2013



SUMÁRIO[pic 7][pic 8]

1        INTRODUÇÃO        

2        METODOLOGIA        

3        DESENVOLVIMENTO        

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

Ao contrario dos demais tipos de resíduos, é de responsabilidade dos municípios a gestão  integrada dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) gerados nos respectivos territórios, dado o fato de sua geração  ser extremamente pulverizada.

Isso não diminui a importância da população no processo logístico, especialmente naquelas cidades que possuem programas de coleta seletiva de recicláveis, através da correta triagem no momento da geração. Por outro lado, mais importante do que a triagem junto aos domicílios, é a redução  da geração de resíduos, resultado  de um processo de conscientização do consumo responsável,

O Pais  possui inúmeras realidades no que diz respeito ao manejo e disposição de RSD, seja em termos de disponibilidade e características de locais de disposição, seja em termos de iniciativa de reaproveitamento.  As estatísticas oficiais indicam para uma sensível evolução no quadro geral, apesar de ainda existir  uma serie de deficiências e mais do que isso, disparidades regionais significativas.

Os efeitos adversos que os resíduos sólidos causam nos municípios, no meio ambiente, na saúde coletiva e do indivíduos são reconhecidas como deficiências nos sistemas de coletas, transporte e disposição final sem contar com a ausência de uma política de proteção a saúde publica, Esses são os principais fatores que devem ser revistos urgentemente para evitar a degradação do meio ambiente.

Com isso e evidente a necessidade de se promover uma gestão adequada relacionada a coleta, transporte e destinação final, no intuito de prevenir ou reduzir os possíveis efeitos negativos ao meio ambiente e a saúde publica. A busca de soluções tem envolvido, sobretudo a recuperação técnica, social e ambiental de áreas degradadas pelos residos sólidos.

A Lei 11.445, de  07 de janeiro de 2007, fixa as diretrizes nacionais para o saneamento básico, estabelecendo a universalidade do acesso aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos, disponibilizando os serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais em todas as áreas urbanas.

Entende-se por saneamento básico, o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de :

- Abastecimento de água potável;

- Esgotamento sanitário ;

- Limpeza urbana e manejo de resíduos, conjunto de atividades, infraestrutura e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo domestico e do lixo originário de varriações e de limpeza de logradouros e vias publicas, alem de disciplinar os demais tipos de resíduos ( industriais, de serviços de saúde, construção civil, especiais etc.).

O presente trabalho tem como proposta abordar a situação  dos resíduos solidos urbanos (RSU) na cidade de Santa Isabel do Ivaí – Paraná.



  1. METODOLOGIA

Esse trabalho é realizado através de visitação em campo, com amostra de fotos tirados do local , e revisões bibliográfica, de abordagem ao assunto em questão e estudos de diagnósticos de Leis e Decretos que tenham ligação com o assunto abordado.



  1. DESENVOLVIMENTO

A área de estudo trata-se do lixão da cidade de Santa Isabel do Ivaí , que fica localizado as margens da PR 218 que liga os municípios de Santa Isabel do Ivaí com o município de Santa Cruz de Monte castelo, com uma área aproximadamente de 600 mª, e o mesmo esta sobre uma propriedade privada do município, aonde funcionava o antigo aeroporto municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (437.4 Kb)   docx (286.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com