TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDENDO A SALVAÇÃO: O RESULTADO DA QUEDA

Por:   •  12/3/2019  •  Monografia  •  15.763 Palavras (64 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 64

ENTENDENDO A SALVAÇÃO: O RESULTADO DA QUEDA



[pic 1]






Nós vimos o motivo da queda do homem,agora veremos o resultado dessa queda.



Afastou da presença de Deus

A primeira coisa que ocorreu depois da queda foi que o homem se afastou da presença de Deus e perdeu a comunhão com seu Criador. Em Gênesis 3: 8-10 diz: “Quando ouviram a vos do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou : Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim,e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. Por causa da queda nós nos afastamos do Senhor e nos escondemos. Nossa realidade é que quando pecamos muitas vezes nos escondemos de Deus com medo de sermos condenados por Ele. Sabemos que pela misericórdia do Senhor temos Cristo como nosso Cordeiro para a redenção e seu sangue para remissão, perdão e purificação dos pecados. Não precisamos mais nos esconder por nossos erros, antes, confessamos ao Senhor nossas falhas e Ele é Fiel e Justo para nos perdoar de todos os pecados e nos limpar de todas as injustiças.

A queda dá origem ao pecado e o pecado é uma barreira entre nós e Deus. Como assim? Não é o pecado que nos faz cair? Hoje sim, mais no inicio o homem não tinha pecado, portanto a serpente teve que usar outros “ métodos” para fazer o homem cair e com a queda o pecado entro no homem e esse pecado fez o homem criado para Deus perder totalmente a comunhão com Ele.
O que devemos fazer? Caímos e perdemos a comunhão com ele nos afastando de Deus. O Caminho a seguir é converter-nos ao Senhor. Isaías 31: 6 diz: Convertei-vos, pois ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes”.  Converter da-nos uma ideia de mudança. Precisamos mudar nossa posição de pecadores para a condição de filhos de Deus.

Perdeu o Direito de Desfrutar da Árvore da Vida

O versículo 22 continua: “Então, disso o Senhor Deus. Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e come, e viva eternamente”. A segunda coisa que perdemos por causa da queda foi o desfrute da Árvore da Vida. O Homem não pode mais participar da vida divina. Se perdemos o direito de desfrutar daquilo que nos dá vida, não nos resta nada a não ser a morte. Por isso o Senhor disse que se comesse da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal certamente morreria. Morreria não porque comeria dessa árvore, mais porque deixaria de comer da vida. Amados isso é muito sério pra nós também hoje, espiritualmente falando. Se deixarmos de comer de Cristo para comer outras coisas o resultado é morte. Se não desfrutamos da vida, se não comemos da Árvore da Vida seremos crentes mortos.

O que seria essas “outras coisas” da qual podemos comer? Qualquer coisa que não seja Cristo. Até mesmo as coisas que consideramos boas. Veja que a Árvore do conhecimento tinha o lado mal, mais também tinha o lado bom. Tanto o lado mal quanto o lado bom estava em contradição com a a Árvore da vida. Isso nos mostra que nem tudo o que julgamos ser bom procede do Senhor, e se não procede com certeza nos trará morte. Precisamos ter um espírito sensível para discernir se aquilo que está diante de nós gerará em nós vida ou nos conduzirá a morte.


A Natureza do Pecado Entrou no Homem

O Terceiro item que ocorreu como resultado da queda foi que a natureza do pecado entrou no homem. Em Romanos 5:12 fala que por um só homem entrou o pecado no homem. Ainda no capítulo 3, versículo 9 diz que todos nós estamos  debaixo do pecado. A natureza do pecado é a expressão do inimigo de Deus. Assim como  a vida de Deus é expressa em nós, a natureza pecaminosa também é expressa em nós. É essa natureza que nos impulsona a pecar, a cometer atos pecaminosos.
Romanos 7:15-25 mostra o pecado como sendo uma lei que habita em nossa carne, e essa lei nos obriga a fazer o que não queremos. Naturalmente todo homem sabe o que deve fazer e que esse fazer é de acordo com Deus. Porém a natureza pecaminosa nos levra a praticar o que é contrário a lei de Deus, e por fim exclamaremos igual Paulo: “Desventurado homem que sou!”.
Muitas vezes vemos que determinadas pessoas e até nós mesmos erramos, nos arrependemos,confessamos,pedimos perdão, somos perdoados mais por fim voltamos cometer os mesmos pecados. Poque isso ocorre? É porque não arrependemos verdadeiramente? É porque não temos um caráter adequado? Não! O problema é que quando pecamos nós tratamos apenas com nossos atos pecaminosos e não com a natureza do pecado que por fim nos conduz a pecar novamente. Os atos pecaminosos nós tratamos por meio de arrependimento, confissão, perdão e aplicação do sangue do Cordeiro. A natureza do pecado, no entanto, é tratada pela vida divina. Apenas a vida divina pode transformar-nos a  ponto do pecado ser totalmente subjugado por ela. Falaremos sobre isso na próxima mensagem.

Gerou Morte

O quarto item foi que a morte foi gerada no homem. Em Romanos 6:23 diz que a morte é o salário pago pelo pecado. Primeiro o pecado entra e junto com o pecado vem a morte. Aqui conseguimos ver dois extremos no Jardim do Éden. Uma árvore que leva à vida, e outra árvore que leva à morte. O Desejo de Deus era permear o homem com a sua vida, o homem porém escolheu a morte. Essa morte porém não é apenas a morte física, mais principalmente a morte espiritual. Espiritualmente falando o homem tornou-se morto, com espírito morto e totalmente incapaz de cumprir sua função que é contatar Deus e recebê-Lo dentro de si. Com isso o homem ficou inutilizado, danificado. Tornou-se um vaso quebrado e o seu destino era o lixo.
O que vence a morte? Sem dúvida o que vence a morte é a vida. O problema é a morte, a solução para o problema é a vida. Em 2 Timóteo 1: 10 diz: "E manifestada agora,pelo aparecimento  de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho". Esse versículo mostra que por um lado o Senhor destruiu a morte e por outro lado Ele trouxe à luz a vida. Ele destruiu a morte e pois em evidência a vida. De maneira espiritual o Senhor destruiu a morte na cruz. De maneira prática nós vencemos a morte hoje pela vida de Deus. Essa vida porém precisa reinar em nós. Em Romanos 5:17 diz que por um só homem reinou a morte, e que os que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida. No versículo 21 diz que o pecado reinou pela morte e que a justiça reina para  vida eterna. De forma clara, precisamos deixar que vida divina reine em nós, e, por esse reinar, vença a morte nos dando assim a vida eterna, a imortalidade.

Um rei é alguém que tem autoridade, poder, governo e onde quem são obedecidas as vontades. Isso quer dizer que deixar a vida divina reinar em nós é dar espaço para Sua autoridade, poder, governo e vontade. Somos totalmente governados e direcionados por  essa vida. Não daremos espaço para nós e nem nossa vontade, mais daremos espaço para Deus em nós cumprir a sua vontade. Algo que é bem interessante quanto o governo da vida de Deus em nós é que quanto mais deixamos ela nos governar, mais naturalmente isso ocorre. Não há um esforço da nossa parte e nem da parte de Deus. Uma pessoa que vive de maneira prática seguir a vida com o tempo ela naturalmente vai cumprir a vontade da vida, muitas vezes mesmo sem perceber. Isso é resultado de alguém que está inteiramente permeado pela vida divina e a morte nele está totalmente aniquilada.

Danificou o Homem

A queda danificou totalmente o homem. Sabemos que o homem possui três partes:  corpo, alma e espírito. Todas essas partes foram danificadas pelo pecado após a queda do homem.  Da mesma maneira a salvação de Deus ocorre nas três parte do homem. Primeiro recebemos Deus em nosso espírito. quando isso ocorre somos salvos do lago de fogo e introduzidos no reino ganhando a vida eterna. Depois a vida de Deus, que é o próprio Deus se expande para nossa alma, salvando-a e por fim alcança nosso corpo, transformando-o e glorificando-o. Esse é o processo da salvação completa de Deus no homem.

Espírito

Nosso espírito tornou-se morto por causa dos nossos delitos e pecados ( Efésios 2:1,5). O nosso espírito possui três funções: Comunhão, intuição e consciência. Além disso nosso espírito é nosso órgão para contatar Deus e para receber Deus dentro dele. Jamais podemos contatar Deus pela nossa alma ou nosso corpo, apenas por nosso espírito. Jamais podemos entender as coisas de Deus por meio do nosso corpo ou nossa alma, mais apenas por nosso espírito ( 1 Coríntios 2:14). A alma recebe o que o espírito ganhou de Deus e nosso corpo exterioriza isso. Porém nosso espírito ficou inutilizado, morto e com suas funções apagadas, danificadas. O que Deus fez? Deu-nos vida. Como vimos, apenas a vida vence a morte. Quando cremos no Senhor recebemos-o em nosso espírito e junto com ele vem a vida divina. Essa vida ressuscita nosso espírito e ele passa a funcionar adequadamente sendo assim útil pra Deus. Quando isso ocorre somos salvos por Deus, já não somos mais destinados ao lago de fogo e somos introduzidos no reino de Deus. Portanto o problema do nosso espírito está solucionado no momento que cremos no Senhor e O recebemos. Isso é coisa do passado, não é do presente e nem futuro. Somos salvo no dia em que cremos no Senhor. Nosso espírito é restaurado. Nossa comunhão com Deus é restituída e podemos ter um viver com Deus.

Alma

Nossa alma também tem três partes: Mente, vontade e emoção. Por causa da queda nossa mente passou a pensar nas coisas da carne ( pecado). Nossa vontade se afastou da vontade de Deus. No jardim o homem naturalmente cumpria a vontade de Deus, mais depois da queda o homem passou a fazer a própria vontade que era e ainda é direcionado pelo pecado. Nossa emoção também foi danificada. No jardim o homem se alegrava com as coisas de Deus e com a Sua presença. Hoje o homem se alegra com os prazeres do mundo e com as coisas contrárias  Deus. Chegamos a tal ponto de o homem se alegrar com a morte e sofrimento dos outros. Diferente do Espírito, que o problema foi resolvido quando cremos no Senhor, o problema da alma precisa ser solucionada hoje e depende totalmente de nós.

A salvação do espírito que chamamos de " ganhar a vida eterna" dependeu apenas do nosso ato de crer no Senhor. A salvação da nossa alma e a solução do problema dela depende dos nossos atos e viver na terra hoje. Como podemos hoje solucionar o problema da Alma? Falaremos um pouco disso. Porém antes de falar, precisamos entender que nossa mente é a parte líder da alma, sendo assim, é a parte líder de todo nosso ser. Tudo o que fazemos primeiro passa por nossa mente, nossos pensamentos, mesmo que seja por uma fração de segundos. Sendo assim, se resolvermos o problema da nossa mente, automaticamente  resolveremos todos os problemas da alma.

Em Romanos 8:5-7 nos dá um visão clara de como podemos resolver o problema da alma. " porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mais os que se inclinam para o espírito, das coisas do espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito para a vida e paz. Por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus". Precisamos entender que o maior problema da alma não está na alma em si, mais onde ela está posicionada; se é na carne ou no espírito. Sabemos que os que estão na carne não podem agradar a Deus porque, ao estar na carne, satisfazem a vontade do pecado. Para agradar a Deus precisamos estar no Espírito. Como podemos estar no Espírito? Como podemos voltar nossa alma da carne para o Espírito? Paulo diz que, os que se inclinam para a a carne são os que cogitam das coisas da carne, e os que se inclinam para o Espírito são os que cogitam das coisas do Espírito. A palavra " cogitar" significa " pensar muito", "meditar". Isso significa que, se pensar muito nas coisas da carne, penderemos para a carne. Se pensarmos muito, meditarmos nas coisas do Espírito, penderemos para o Espírito. Como nossa mente é a parte líder da alma, onde ela for colocada, toda nossa alma também é colocada.
Faça um teste em casa e vocês verão o resultado. Passe a semana toda pensando nas coisas de Deus, meditando na palavra, orando, lendo a palavra, tendo comunhão com os irmãos, ocupando toda a sua mente com as coisas de Deus. Você verá que no final de semana, ou nas reuniões da igreja, será prazeroso e muito fácil desfrutar do Senhor, orar, ler a Bíblia ou ministrar a palavra. Isso ocorre porque, ao posicionar sua mente nas coisas do Espírito, você se encheu do Espírito e por meio Dele naturalmente você faz aquilo que agrada a Deus. Depois faça o contrário, passe a semana pensando nas coisas da carne e verá que será difícil orar, será cansativo ler a palavra. Quando ministrar a palavra ela não fluirá e nem gerará vida em quem ouvir você. Esse é o resultado de deixar nossa mente na carne. Sendo assim, para resolver o problema da nossa alma nós precisamos, por meio do pensar muito e meditar nas coisas do Espírito, pendê-la para o Espírito e desfrutar da vida e paz.

Corpo

Em Romanos 8:10 diz que nosso corpo está morto por causa do pecado. Apesar da morte física não ocorrer imediatamente após a queda, somos gradualmente mortos até sermos totalmente findados. Nosso corpo, por causa da queda tornou-se carne, a expressão do pecado. Na bíblia a palavra carne serve para definir duas coisas: Nosso corpo físico que é carne e o pecado que também é chamado de carne. Quando obedecemos a vontade da carne, na prática, estamos obedecendo a vontade do pecado e não nossa carne física.
O problema do nosso corpo será resolvido  na volta do Senhor, quando seremos então totalmente transformado e glorificados por Deus. Portanto é uma ação de Deus no futuro.Em Filipenses 3: 21 Paulo nos diz que no fim dos dias Deus transformará nosso corpo de humilhação para ser igual o corpo da sua glória.

O Homem tornou-se independente de Deus

Depois do homem ter sua três partes inutilizadas para Deus, ele tornou-se totalmente independente do Senhor. Sabemos que Deus deseja que façamos algo para Ele, porém esse fazer não é independente Dele. Na verdade Deus deseja cumprir sua vontade por meio de nós. Não é que precisamos fazer alguma coisa, mais temos que deixar o Senhor fazer por meio de nós. Só que por causa da queda o homem passou a ser totalmente independente de Deus. Todas as decisões tomadas eram sem consultar a Deus. O homem passou cumprir a sua própria vontade e se esqueceu da vontade e da necessidade de Deus. Em Gênesis 4: 20-22 vemos o registro dessa independência. Dos três descendentes de Caim, um foi o pai dos que moravam em tendas e possuía gado, outro foi o pai dos instrumentos musicais e outro foi o pai dos instrumentos cortantes que, sem dúvida, também eram usado para sua defesa. Portanto vemos ai quatro necessidade básicas do homem: Moradia, alimento, alegria e defesa. No Jardim do Éden Deus supria essa quatro coisas ao homem. Porém na sua queda a raça humana passou a buscar essas coisas independentes de Deus e alheios a sua vontade. Essa prática predomina até hoje. Mesmo no meio cristão as pessoas agem independentes de Deus. Muitas vezes quando vamos fazer a " obra de Deus" nós a fazemos totalmente alheios ao Senhor. Nem mesmo perguntamos ao Senhor o que ele quer fazer e como quer fazer, nós apenas vamos e fazemos e não temos nenhum resultado satisfatório, além de danificar a obra do Senhor.

Tornou-se Inimigo de Deus

Por fim o homem tornou-se inimigo de Deus. Terrível coisa é ser inimigo de Deus. Mais louvado seja o Senhor por seu grande amor com que nos amou. Ele, em sua infinita graça e misericórdia, enviou seu filho à cruz para morrer em nosso lugar e salvar nossa dívida com Deus nos reconciliando com Ele. Paulo nos menciona em Romanos 5:10 que por meio da morte de Cristo fomos reconciliados com Deus. Já não somos mais inimigos de Deus, mais filhos. Mais como podemos viver a realidade de deixarmos de ser inimigos e nos tornar filhos? Por meio de crer na obra de Cristo na cruz. Quando cremos, essa obra se torna realidade em nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (95.3 Kb)   pdf (362.4 Kb)   docx (223.2 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com