TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final do estágio supervisionado I, do Curso de Pedagogia (COMO ELABORAR)

Por:   •  4/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM – AEB

FACULDADE DO BELO JARDIM – FBJ

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

JOSILENE MARIA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

BELO JARDIM – PE

2019

JOSILENE MARIA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório Final do estágio supervisionado I, do Curso de Pedagogia – 5º período da Faculdade do Belo Jardim – FBJ, solicitado pela professora orientadora Doutora Vanessa Cavalcanti de Torres, realizado no período de 02 a 20 de setembro de 2019.

BELO JARDIM – PE

2019

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome: Escola Medeiros Sales

Bairro: Centro

CEP: 55480-000

Endereço: Avenida Roldão Alfredo de Sobral, s/n.

Cidade: Jurema

Telefone: (87) 98865-3572

Turmas que foi realizado o estágio: Jardim III e IV

Data de início: 02/09/2019

Data de término: 20/09/2019

Duração em horas: 52 horas

Professora colaboradora: Sângela Cléa dos Santos Xavier


APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

A escola Medeiros Sales é uma escola da rede privada de ensino infantil e fundamental, foi fundada no ano de 1997, sua inscrição nº 4.561, fica localizada na Avenida Roldão Alfredo de Sobral, s/n, bairro Centro, na Cidade de Jurema e funciona em horário vespertino, sob a gestão de Cirleyde de Medeiros Sales Chalegre.

A unidade escolar contém 08 salas de aula, cantina, biblioteca, auditório, sala de professores, secretaria, sala de direção, sala de áudio e visual, jardim, pátio, recepção, parque e também tem acesso e adaptação para alunos portadores de necessidades especiais. A mesma possui Projeto Político Pedagógico e oferece cursos, tais como: aulas de flauta, teatro e também reforço escolar, dentre os variados projetos desenvolvidos pela escola. Tem um total de 149 alunos nas duas modalidades de ensino, contando com 11 professores, todos contratados das diversas disciplinas.

Verificam-se encontros pedagógicos com pais e mestres no início do ano e a cada unidade escolar trabalhada, sendo assim 05 durante o ano letivo e alguns casos isolados quando necessário e as reuniões com os funcionários da escola, segundo pesquisas são agendadas periodicamente, quando há uma mudança de necessidade, e também ocorre em forma de planejamentos pedagógicos e no desenvolvimento e execução de projetos que irá trazer para o corpo docente uma experiência significativa.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        6        

3. CONCLUSÕES        8

4. REFERÊNCIAS        9

ANEXOS

APÊNDICE


INTRODUÇÃO

A Pedagogia é uma ciência destinada à formação para o exercício da docência e em cursos da educação profissional seja ele ou não no ambiente escolar. Dada à importância da Pedagogia na Educação Infantil, eu Josilene Maria da Silva estudante do 5º período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade do Belo Jardim – FBJ, venho por meio desse trabalho relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I, ministrado pela professora Dra. Vanessa Cavalcanti de Torres, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola Medeiros Sales, no município de Jurema - PE, na modalidade da Educação Infantil, no período de 02 à 20 de setembro de 2019.

Diante de tudo procurei com a prática de estágio trabalhar de acordo com a BNCC e com uma forma voltada para a participação do aluno de forma lúdica na construção do conhecimento. Pois a educação infantil é a base de tudo, é la que a criança deve atingir os eixos necessários para que mais à frente ela não estacione no processo de ensino aprendizagem, ela é a etapa mais importante do ensino. Esse módulo de ensino exige por parte do profissional entrega e dedicação total, pois se faz necessário muito mais do que experiência um olhar especial para essa fase encantadora, pois a mesma marca a vida da criança.

“As crianças são como esponjas. Absorvem tudo que fazemos, tudo o que dizemos. Aprendem conosco o tempo todo, mesmo quando não nos damos conta de que estamos ensinando”. (NOLTE; HARRIS, 2003)


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Meu estágio foi realizado nas turmas de Jardim III e IV num total de 24 alunos, da Escola Medeiros Sales. Observei e participei das aulas da professora que estavam a ministrar os seguintes assuntos: Estudo das sílabas complexas: gua, gue e gui, Estudo dos números “70 e 160” e famílias numéricas, Os meios de transporte: Os mais usados, Revisão do gua, gue e gui, Datas Comemorativas: Dia da Independência do Brasil, Estudo das sílabas complexas do ch, Revisão de 0 a 69, Revisão de 100 a 159, Revisão do ch e família silábica, Sistema Monetário, A água e sua utilidade, Estudo do nh e sua família silábica, Datas Comemorativas: Dia da árvore e apliquei a regência do conteúdo: Datas Comemorativas: Emancipação Política da Jurema, visto que a Cidade de Jurema estava completando 91 anos.

Após a explicação da professora as atividades eram realizadas coletivamente entre os alunos e a professora os acompanhando pelo quadro, depois era feita a correção individualmente e os poucos alunos que mostravam dificuldades já que trata-se de uma turma avançada eram acompanhados por mim e pela professora para suprir e melhorar a dificuldade que cada um estava tendo.

A professora regente tinha domínio total dos conteúdos, eles eram apresentados de forma dinâmica, sempre motivando os alunos, perguntando ou valorizando suas dúvidas, preocupava-se com a aprendizagem dos mesmos. Durante as aulas observadas, a professora regente utilizou os seguintes recursos: TV, DVD, caixa amplificadora, microfone, caixinha de som e livros didáticos, realizando uma aula atrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com