TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS INSETOS

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS

CURSO DE AGRONOMIA

COMPONENTE CURRICULAR: ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

PROFESSOR: DANIEL ALBENY

ACADÊMICA: TAIZE APARECIDA PIAIA

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS INSETOS

CHAPECÓ, 16 DE OUTUBRO DE 2018

MORFOLOGIA:

1) Na região da cabeça qual é a principal função da sutura coronal?

A principal função da sutura coronal é de separar as áreas parietais na parte superior da cabeça, entre os olhos compostos, sendo o ramo único do Y da sutura epicranial.

2) Em quantas partes se divide o aparelho bucal de um inseto mastigador. Cite o nome e a função de cada uma dessas partes.

Apresenta 8 peças bucais, labro, 2 mandíbulas, 2 maxilas, lábio, epifaringe, hipofaringe.

  • Labro, tem a função de proteção e manutenção dos alimentos, podem-se movimentar para baixo e para cima.
  • Mandíbula: tem função trituradora, cortadora, moedora, perefuradora, modeladora e transportadora, além da defesa.
  • Maxilas; tem como função tátil e de gustativa ou função mastigadora, ou quando extremamente modificado e perfuradora.
  • Lábio; apresenta função tátil e retenção de alimentos  
  • Epifaringe; tem função gustativa.
  • Hipofaringe: tem função gustativa e tátil se mais ou menos quitinizada apresentando função de canal salivar.

3) Em quantos segmentos se divide o tórax? Qual é o nome de cada segmento torácico?

R: O tórax e formado por 3 segmentos;

  • Protorax; que está unido a cabeça.
  • Mesotorax; e o mediano.
  • Metatorax; e o que liga ao abdômen.

4) Cada um dos segmentos torácicos é subdividido em escleritos, esses escleritos mudam de nome dependendo da região onde são encontrados. Qual é número total de escleritos por segmento torácico? E qual o nome de cada conjunto de escleritos associados a cada uma das regiões?

Um segmento típico e formado por 14 esclerito, dependendo dos segmentos torácicos no qual determinado, escleritos se localiza emprega-se os prefixos, pro – meso- meta. Ex: pronoto, proepimero, propleura, mesoxterno, mesoecuto, metapleura, metaspiterno.

5) Em quantas partes se divide um apêndice locomotor? Qual o nome de cada uma das partes?

Tem cinco segmentos por pata; Coxa: articula-se com o tórax através da cavidade coxal.

 Trocanter: curto segmento entre a coxa e o fêmur, pode ser dividido em duas partes (ditroca).

Fêmur: parte mais desenvolvida, robusta e forte da pata, situada entre o trocanter e a tíbia.

Tíbia: segmento delgado e quase tão longo quanto o fêmur. Pode apresentar espinhos e esporões.

Tarso: porção articulada, constituída por artículos denominados tarsômeros (de 1 a 5).

6) Os segmentos abdominais recebem o nome de urômeros. Quais os nomes recebem os urômeros de acordo com a posição em que estão situados no abdômen?

Segmentos pré-genitais ou viscerais. Urômeros 1 a 7 (fêmeas) e 1  a 8 (machos), muitos semelhantes entre si. O primeiro urômero está, em geral, amplamente unido ao metatórax, porém em alguns himenópteros (vespas, formigas) o primeiro urômero (propódeo ou epinoto) está fundido ao metatórax, e o segundo e terceiro urômero formam uma constrição (pedúnculo ou pecíolo).

Segmentos genitais. Urômeros 8 e 9 (fêmeas) e 9 (machos), principalmente. Estão associados às estruturas genitais. Nas fêmeas da maioria dos lepidópteros, a abertura para a cópula localiza-se ventralmente no urômero 8 e o orifício de postura no urômero 9- 10.

Segmentos pós-genitais.10 e 11 urômeros. Em alguns casos é difícil a separação desses segmentos, devido à fusão que pode haver entre eles. Os apêndices presentes no 10º segmento são denominados pigópodos, por exemplo, as pernas anais das lagartas e de algumas larvas.

FISIOLOGIA:

1) Qual é a principal função do tegumento presente nos insetos?

A principal função atribuída no tegumento serve de interface entre o inseto e o meio ambiente. Assim, o conhecimento da composição estrutura da cutícula é de grande importância para uma melhor compreensão do modo de vida dos insetos são promover proteção mecânica, química e biológica evitar perda excessiva de água, possibilitar sustentação de músculos e órgãos e servir de ponto de ligação as pernas asas e outros apêndices.

2) Em quantas partes se divide o tegumento e qual é a função de cada uma dessas partes?

O tegumento se divide entre 3 partes, Membrana basal: É uma camada de polissacarídeos secretada por um tipo de hemócito (células do sangue); separa a epiderme do hemocele.  Nervos e traquéias, necessários ao funcionamento do tegumento, penetram a membrana basal e correm entre esta e a epiderme. Outra característica e o epiderme, que consiste de uma simples camada de células poligonais epiteliais secretoras, intermeadas com células especializadas de vários tipos. E a outra e a cutícula e formada pelo material secretado direto ou indiretamente pelas células epidérmicas e depositadas na superfície externa que aí se solidifica para formar o exoesqueleto.

 

3) O processo de ecdise ou muda consiste na formação da nova cutícula e liberação do exoesqueleto anterior. Descreva todas as fases de formação do novo exoesqueleto até que a muda tenha sido totalmente completada.

Na apólise as células epidérmicas, grandemente aumentadas, separam-se inicialmente da cutícula velha por processos citoplasmáticos; A produção da nova epicutícula é formada por diversas reações diferentes, sendo que as células epidérmicas produzem uma porção de diferentes compostos, como polifenóis e ceras; A deposição da procutícula trata-se dos processos e da ordem em que os compostos produzidos se depositam, sendo que a endo e a exocutícula são produzidas diretamente pelas células epidérmicas; Na ecdise, o antigo tegumento é digerido por enzimas produzidas pelas células epidérmicas. Somente a endocutícula é completamente degradada, sendo quase totalmente reabsorvida, antes mesmo que o inseto inicie a muda; Na fase de expansão, o velho tegumento rompe-se na linha de ecdise, por onde o tegumento solta-se mais rapidamente. O inseto escapa da antiga cutícula e expande as asas e o corpo em função de contrações musculares. Quando sai da antiga pele, o inseto expande a nova cutícula, processo que tem a ajuda da contração permanente da musculatura; O endurecimento e escurecimento são processos separados e controlados por mecanismos hormonais, sendo que o escurecimento é devido a pigmentação da camada de polifenóis, e o endurecimento é consequência da ligação da quitina e de proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com