TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Conserva de Averrhoa Carambola

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Elaboração de conserva de Averrhoa carambola L. avaliando as características organolépticas antes e depois do doce da fruta.

RECIFE – PE, DEZEMBRO, 2010

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Elaboração de conserva de Averrhoa carambola L. avaliando as características organolépticas antes e depois do doce da fruta.

Relatório Supervisionado Obrigatório apresentado ao Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural De Pernambuco (UFRPE) pela aluna Cynthya Elaynne dos Santos Ferreirs como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheira Agrônoma.

Orientador: Prof.° Inaldo Galdino de Menezes

RECIFE – PE, DEZEMBRO, 2010

Agradecimentos

        A DEUS, por acreditar que nossa existência pressupõe uma outra infinitamente superior.

        

Ao meu esposo Clodomir Lemos a quem tanto me incentivou e encorajou  e ao meu amado filho Caio Ferreira Lemos, por acrescentar razão e beleza aos meus dias por quem realizei  tudo isso.

Aos meus pais, Cleber Campos Ferreira e Lucia Batista dos Santos Ferreira, e irmão Cleber Campos Ferreira Júnior, pelo exemplo, amizade, carinho e  pela força para conclusão do curso.

Ao professor orientador, Inaldo Galdino de Menezes, pelo auxílio, disponibilidade de tempo e material, sempre com simpatia.

 

A toda minha família que de alguma forma contribuíram para que eu chegasse até aqui.

A todos os funcionários e colegas de graduação por terem feito parte da minha trajetória de forma construtiva.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco pelo acolhimento.

Índice

  1. Introdução......................................................................... 5
  2. Características da Planta / Fruta....................................... 5
  3. Necessidades da Planta.................................................... 6
  4. Propagação/Formação de Mudas..................................... 6
  5. Plantio............................................................................... 7

           6. Tratos Culturais.................................................................. 7

        7. Colheita/Rendimento.......................................................... 7

        8. Material e Métodos ............................................................ 8

        9. Análise sensorial................................................................. 8

        10. Conclusão......................................................................... 9

        12. Referências...................................................................... 11

        

        

        


        

1. Introdução

        

A caramboleira (Averrhoa carambola L.) é uma planta pertencente à família Oxalidaceae, originária da Ásia, típica das regiões tropicais (Popenoe, 1924). É uma fruteira exótica, introduzida no nordeste, mais precisamente em Pernambuco, de onde se expandiu para todo litoral Brasileiro, pelo agrônomo francês Paul Germain, no início do século XVIII.

As formas de consumo da carambola são como fruta fresca ou sucos, geléias, compotas, doces caseiros e saladas. O sumo das sementes é utilizado para remover manchas diversas, as flores são consumidas em saladas e pratos exóticos, e as folhas fazem parte da farmacopéia indiana. O suco da carambola, além de um refrigerante saudável, também pode ser utilizado como febrífugo (que serve para combater a febre), antiescorbútico (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e antidisentérico (Donadio et al., 2001).

        Fruta muito rica em sais minerais, vitaminas A, C, e complexo B, é ainda fonte natural de ácido oxálico. O fruto quando cortado no sentido transversal adquire a forma de uma perfeita estrela de cinco pontas, característica que lhe concedeu o nome mundial de "star fruit".

        De acordo com dados do MNS European Fruits and Vegetables Report (ITC) referentes ao ano 2000, os principais produtores e exportadores mundiais de carambola são Malásia, Israel, Tailândia e Brasil. Estima-se que, no Brasil, a área de cultivo de caramboleira seja aproximadamente 300 ha, localizada predominantemente na região Sudeste, no Estado de São Paulo, onde o volume de comercialização da fruta na CEAGESP, entre os anos de 2000 e 2003, foi de aproximadamente 2.000 t/ano.

2 . Características da Planta / Fruta

        

        É uma árvore ornamental de pequeno porte, de flores brancas e purpúreas ou amareladas dispostas em racimos, tem copa piramidal (jovem) e arredondada (adulta) largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. 

        Galán Saúco et al. (1993) citam que a planta tem crescimento lento e é relativamente pequena, raramente excedendo 8 a 9 metros de altura, embora alguns exemplares mais vigorosos possam atingir 12 a 15 metros. As alturas máximas são atingidas aos 25 anos de idade, que é considerado o período de vida útil para esta espécie. As variedades cultivadas de caramboleira só foram selecionadas a partir das décadas de 30 a 40, pois até então não havia variedades, sendo a carambola classificada em dois grupos: doce e ácida.         As cultivares Arkins e B-10 são as de maior expressão, sendo a primeira predominante na Flórida (CAMPBELL, 1994), e a segunda, na Malásia (LENNOX & RAGOONATH, 1990), entretanto, outras cultivares tem sido plantadas, como a Golden Star, a Fwang Tung, a Taen-ma e a Maha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com