TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Agronomia Pós-colheita do café

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Realizamos nos períodos de fevereiro a maio de 2015 avaliações nutricional da lavoura cafeeira, tendo como objetivo acompanhar as necessidades da lavoura cafeeira para assim alcançar uma alta produtividade. As visitas foram realizadas em diversas propriedades da região de Patrocínio como, chapadão de ferro, Esmeril, Santo Antonio da Lagoa Seca, Bom Jardim e Pântano. Todas são lavouras cafeeiras e cultivas em sistema de sequeiro. Realizamos coleta de folhas e solo para realização de analises, além da regulagem de pulverizador para aplicação dos produtos indicados.

OBJETIVOS DO ESTAGIO

Durante o estágio, tive o objetivo pessoal vivenciar as atividades cafeeiras desenvolvidas na região de Patrocínio, acompanhando o dia-dia dos produtores de café. Diferentemente da sala de aula, o dia-dia no campo é uma experiência valiosa para qualquer aluno de agronomia, pois a cada novo dia surgi um desafio a ser superado pelo produtor, como uma doença que acaba de infestar sua lavoura, falta de algum nutriente essencial, escassez de chuva ou excesso, geada, etc. Por isso é fundamental a presença de um Engenheiro Agrônomo auxiliando o produtor a encontrar a maneira mais eficaz de solucionar o devido problema.

ATIVIDADES DO ESTÁGIO

Através dos resultados das analises de solo e foliar, desenvolvemos um trabalho nutricional nas propriedades com intuito de sanar essas deficiências e alcançar uma maior produtividade e obter um café de boa qualidade. Com aplicações de fertilizantes foliares e via solo pudemos acompanhar o desenvolvimento nutricional de várias lavouras cafeeiras.  Nos períodos de fevereiro a março encontramos em grande parte das lavouras visitadas necessidade da aplicação de nitrogênio, então foi realizado aplicação do fertilizante Grap Nitro 30, fonte de nitrogênio, utilizando a dosagem de 50 litros/há, fazendo-se três aplicações num intervalo de 30 dias entre elas. Nas demais áreas fizeram se o uso dos fertilizantes Viça Café com intuito de melhorar o aspecto nutricional do cafeeiro, Grap CaB 1020, Grap 30k e Grap Phil, além de fungicidas e inseticidas usados em algumas aeras para controle de doenças típicas dessa época do ano.

Realizamos a regulagem de pulverizadores para se ter um melhor aproveitamento na aplicação dos produtos. Em praticamente todas as fazendas visitadas os produtores contavam o pulverizador jacto arbus 2000.

DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

O estágio foi realizado na empresa Fertiliza Agro Mercantil Ltda. Localizada na Av. Faria Pereira nº 300, bairro Nações, Patrocínio-MG. Atualmente a empresa conta com três vendedores, sendo dois internos e um externo, além de duas auxiliares administrativas e dois sócios-proprietários que atuam também nas áreas de vendas e administrativa. Em abril de 2015 a empresa completou dois anos de existência, tendo como missão produzir e comercializar produtos de excelente qualidade relacionados ao agronegócio, buscando liderança de mercado nas regiões de atuação, com olhos fixos na plena satisfação  de clientes e colaboradores. A Fertiliza atualmente conta com os seguintes parceiros, Agrocete, Santa Clara, Café Brasil, Consagro e Ouro Fino.

CONCLUSÃO

O estágio realizado na empresa Fertiliza Agro Mercantil foi de grande importância para agregar conhecimentos na minha carreira acadêmica, conciliando atividades praticas e teóricas pude aprender como é a rotina do engenheiro agrônomo que atua na área nutricional do cafeeiro e também colocar em pratica o aprendizado adquirido na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com