TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Citologia

Por:   •  5/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido de Citologia


1- Sinais endócrinos ocorrem quando substâncias chamadas hormônios são secretadas pelas células e transitam através da corrente sanguínea até reconhecerem suas células-alvo.

Na sinalização parácrina, a célula secreta mediadores químicos que vão agir somente em células vizinhas, tais moléculas são rapidamente internalizadas, destruídas ou imobilizadas.

A sinalização sináptica ocorre quando são liberadas moléculas de vesículas em junções neuronais conhecidas como sinapses. Essas moléculas (neurotransmissores) se fundem através da fenda sináptica e vão agir sobre os receptores da membrana da próxima célula, ou seja, somente em sua célula-alvo pós-sináptica, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou tecido muscular. É necessária a desativação desse neurotransmissor para que aja uma maior eficiência na sua transmissão de sinais.

Outra forma de comunicação é a conexão citoplasmática entre células da qual através de junções celulares uma célula pode-se comunicar com a outra. Nas células animais são encontradas as junções e nas células vegetais podem-se encontrar os plasmodesmas.

Existe também o contato direto entre células sendo assim capazes de se comunicarem através do sistema de cognição celular, ou seja, os próprios sinalizadores e receptores nas células se ligam por si próprios sem a mediação de canal de sinalização.

Não é possível haver a sinalização por contato direto em células vegetais sendo que nelas não há membrana e nem movimentação fatores essenciais para que se possa realizar essa sinalização.

2- Receptores ligados por canais iônicos: atuam a partir de alterações da polaridade da membrana através da transição de íons do meio interior para o exterior ou do meio externo para o interno.

Receptores ligados a proteínas G: realizam sua função a partir de mensageiros do interior da célula, que através da fosforilação das enzimas podem atuar no meio citoplasmático.

Receptores ligados a enzimas:

3- Parede celular primária: 

São células jovens e são as únicas paredes em células que se dividem ativamente.

Sua estrutura se encontra de forma que as fibrilas de celuloses são formadas de maneira entrelaçadas dando assim a idéia de uma rede. A parede primária é a primeira camada durante o desenvolvimento da célula consequência disso é o crescimento (desenvolvimento) da célula jovem.

Parede celular secundária:

Formadas na superfície interna da parede primária, fundamental em células especializadas.

A estrutura microfibrilar da celulose é organizada em camadas.

Parede secundária S1: as fibrilas se apresentam de forma helicoidal suave e apresentam várias subcamadas finas que se sobrepõe. Possuem mais ligninas sendo também mais resistente a ataques de fungos do que a S2.

Parede secundária S2: é a mais espessa da parede celular e forma a parte principal da célula.

Parede secundária S3: considerada por alguns autores como parede terciária por diferenciar das camadas S3 de células parenquimáticas.

Lamela Média:

Encontram-se entre as células individuais e se tornam responsáveis pela união dessas, formando assim o tecido. Embora haja fibrilas simples cruzando a lamela média essa pode ser considerada ausenta de celulose. Apresentam substâncias pécticas no estágio inicial de formação.

4- Quadro dos componentes do citoesqueleto:

Micro túbulos

Transporte interno e divisão celular

Movimentação celular (cílios e flagelos)

Formados por tubulina e são formados no centrossoma

Encontram-se do centro para as extremidades das células

Micro Filamentos

Adesão

Movimentação da célula

Formados por actina

Filamentos Intermediários

Papel Mecânico (dar força e suporte) e ancoragem do núcleo.

Não tem polimerização e despolimerização e tem papel nas junções celulares

5- Os cílios e os flagelos permitem o movimento dos seres unicelulares e pequenos organismos multicelulares. As diferenças deles são: os cílios são mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos; a força nos cílios é perpendicular ao eixo do cílio, e nos flagelos a força é paralela ao eixo do flagelo; ambos têm a mesma estrutura, são formados por microtúbulos vindos da membrana plasmática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com