TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão Rural

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA

Ellarya Thayna Araujo Pereira

Luciely Bordallo da Conceição Chagas

Tirza Kretli Silva

 

Trabalho apresentado ao docente Robson, para a disciplina de ICA, do curso de Agronomia 1º período, como atividade avaliativa do 1º semestre de 2014.

Parauapebas

2014

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        BREVE HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO MUNDO        

3.        CONCEITO DE EXTENSÃO RURAL        

3.1.        Assistência Técnica        

4.        O HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL        

4.1.        A linha do tempo da Extensão Rural no Brasil        

5.        OS MÉTODOS DE TRABALHO DA EXTENSÃO RURAL        

5.1.        Práticas agroecológicas        

5.2.        Tecnologias no campo        

5.3.        Diversificação de produção        

6.        CRÉDITO RURAL        

6.1.        Microcrédito Rural        

7.        Considerações Finais        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

          Produzir alimentos para uma população estimada em nove milhões de pessoas em 2050 é o desafio da agricultura atual, porém a agricultura tradicional, aquela passada de pai para filho não será capaz de alimentar tantas pessoas num futuro próximo, sem falar na grande devastação dos recursos naturais, consequência do uso intensivo destes recursos para a produção de alimentos sem nenhum tipo de consciência ambiental. Hoje milhares e milhares de famílias pelo mundo a fora sofrem com a fome e estes números tendem a aumentar se não forem tomadas providências.

        Como aumentar a produção de alimentos, tanto em quantidade como em qualidade e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais?

         A resposta está na capacitação dos produtores rurais sejam eles de qualquer classe social, e a ferramenta utilizada para tal fim é a extensão rural, que promove a educação destes produtores, tanto no que diz respeito à área, econômica quanto ambiental.

  1. BREVE HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO MUNDO

     Alguns estudiosos afirmam que a Extensão Rural existe desde o século XIX nas universidades inglesas, porém a Extensão Rural como uma instituição formal mundial é muito nova, iniciada na maioria dos países entre os anos 50 e 60.

     O período do Pós 2ª Guerra Mundial foi caracterizado por um rápido crescimento da população mundial, enquanto havia super oferta de alimentos nos países da América do Norte e Oceania, os países asiáticos e africanos sofriam com o déficit de alimento.

    Para tentar sanar o problema de segurança alimentar nos países subdesenvolvidos foi criado um centro de pesquisas agrícolas internacionais (IARCs). Então assim surgem os sistemas nacionais de Extensão rural nos países em desenvolvimento.

    Muitos serviços de Extensão Rural começaram atrelados aos Ministérios da Agricultura, porém na década de 80 o serviço público de Extensão Rural começou a ser criticado, pois alegava-se não ser adequadamente eficaz pois os profissionais destinados ao serviço de Assistência Técnica não estavam qualificados para a execução do serviço.

    Hoje a perspectiva de extensão já não é de um serviço unificado do setor público, mas de uma rede multi-institucional de sustentação do conhecimento e da informação para as populações rurais.

  1. CONCEITO DE EXTENSÃO RURAL

          Processo de educação não formal que visa capacitar os agricultores principalmente os familiares, oportunizando a essas famílias uma melhor qualidade de vida, maior produção e automaticamente o aumento da renda, os conhecimentos no aspecto de saúde e segurança alimentar, acesso ao crédito rural e gestão ambiental.

         Consequentemente contribuindo para a modernização tecnológica da agricultura e para aumentar a produção de alimentos, não só em quantidade, mas também em qualidade dos alimentos produzidos.

  1. Assistência Técnica

       Inserido na Extensão Rural está a Assistência Técnica, que nada mais é do que o trabalho de orientação aos agricultores de maneira mais pontual, ou seja, conhecimento transmitido ao produtor de forma simples e objetiva em linguagem de fácil entendimento para o produtor, visando principalmente a problemas relacionados à produção de alimentos.

  1. O HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL

           A Extensão Rural entrou no Brasil, mas precisamente no ano de 1948, através do Grupo Rockefeller do político e empresário Norte Americano Nelson Rockfeller, tal empresa especializada, na exploração e comercialização de petróleo, na fabricação de máquinas agrícolas, produção de sentes e fertilizantes, que viram o Brasil como ponto estratégico para a ampliação de suas empresas, já que o Brasil sempre teve um potencial muito grande no diz respeito à área do agronegócio.

      Então neste mesmo ano o Governo Mineiro aderiu o projeto do Grupo Rockefeller, fundando a Associação de Crédito e Assistência Rural – ACAR, que iniciou suas atividades no ano seguinte, destinado principalmente a classes menos providas de recursos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com