TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇAS INTERMOLECULARES X DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA

Por:   •  15/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

FORÇAS INTERMOLECULARES X DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA

Brumado-MG

2022

FORÇAS INTERMOLECULARES X DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA

Relatório apresentado ao curso de Engenharia Agronômica como pré-requisito para obtenção parcial de nota.

Brumado- MG

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................

2. OBJETIVOS........................................................................................................

3. DESENVOLVIMENTO .......................................................................................

4. CONCLUSÃO.....................................................................................................

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................

1. INTRODUÇÃO

Parte A

A gasolina, combustível tão utilizado no mundo inteiro é uma mistura de hidrocarbonetos saturados e pode ser obtida através da destilação fracionada do petróleo, ou seja, não é uma substancia pura.

Aqui no Brasil antes de ser comercializada é adicionado álcool à sua composição. Esse processo é necessário para que o álcool atue como antidetonante e melhore a eficiência da gasolina pois assim o índice de octanagem aumentara e a emissão de carbono irá diminuir. Mas essa mistura não pode ser feita deliberadamente, pelo motivo de que o alto nível dessa substancia poderá comprometer o bom funcionamento do motor do automóvel. Pensando nisso a ANP (Agencia Nacional do Petróleo) estabeleceu uma determinada quantidade de etanol que poderá estar presente nessa gasolina que é de 25%.

Para que seja possível identificar se a porcentagem é a adequada é necessário fazer esse experimento determinando assim o percentual do componente na gasolina.

Parte B

Na natureza é possível observar uma enorme variedade de elementos químicos além de diferentes estados físicos da matéria e foi com essa observação que em 1873 o químico físico holandês Johannes Diderik van der Waals propôs as forças intermoleculares. Segundo ele as moléculas poderiam interagir umas com as outras de formas diferentes.

As forças intermoleculares são basicamente as formas como as moléculas interagem umas com as outras, ou seja, são as forças de atração entre elas. Elas possuem um papel muito importante pois tem grande influência em relação ao ponto de fusão e ebulição. Mas são forças fracas se as comparamos com as intramoleculares.

A polaridade das moléculas também pode determinar se essa força intermolecular vai ser mais forte, media ou mais fraca. Como por exemplo as ligações de hidrogênio são as mais fortes, seguida pela dipolo-dipolo que é mediana e a mais fraca conhecida como forças de London.

2. OBJETIVOS

- Determinar o teor de álcool presente na gasolina

- Entender as forças intermoleculares

3. DESENVOLVIMENTO

Parte A

A determinação de teor de álcool à gasolina é um processo complexo com devido material a ser usado e várias etapas para definir realmente a porcentagem de teor. É um processo simples e rápido, mas devida mistura se transformar em uma mistura homogenia a olho nu fica difícil de ver e perceber a mudança em algumas pesquisas realizadas o material usado é 50 ml de água; 50 ml de gasolina comum; cilindro graduado de 100 ml com tampa. O procedimento é colocar água no cilindro graduado até completar o volume de 50 ml e acrescentar cuidadosamente a gasolina comum até completar o volume de 100 ml após fazer isso é necessário tampar o cilindro e agitar até obter a mistura dos dois componentes.

No cilindro graduado há o volume ocupado pela gasolina e ele representa o seu teor, ou seja, a porcentagem de gasolina da mistura, que é dada em mililitros. Para obter a porcentagem de álcool

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com