TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO – MILHO

Por:   •  5/4/2015  •  Artigo  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO – MILHO

Milho (Zea mays), também chamado abatiauati e avati, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou 7.500 a 12.000 anos atrás na área central da Mesoamérica. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos.

Tem um alto potencial produtivo e é bastante ajustável à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial foi de 817 milhões de toneladas em 2009 mais que arroz (678 milhões de toneladas) e trigo (682 milhões de toneladas), com 332 milhões de toneladas produzidas anualmente somente nos Estados Unidos. O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, o Paraná é o maior estado produtor, com cerca de 27% da produção nacional, seguido de Mato Grosso.

Atualmente, somente cerca de 15% da produção brasileira se destina ao consumo humano e de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos.

Cultivado em todo o Brasil, terceiro maior produtor mundial, o milho é usado tanto diretamente como alimento, quanto para usos alternativos. A maior parte de sua produção é utilizada como ração de bovinos, suínos, aves e peixes.


OBJETIVO


         A aula prática na fazenda experimental foi realizada no dia 14 de Maio de 2014, com o propósito de apresentar o meio rural para nós estudantes do primeiro semestre do curso de Agronomia, para que possamos observar as diferentes áreas onde o Engenheiro Agrônomo pode atuar, o ambiente de trabalho e o cotidiano da profissão. Tivemos ênfase na colheita manual do milho, onde o professor Francisco Guirado Fustaine, nos propôs essa colheita do milho manual. Sabemos que, quando é feita uma colheita mecanizada, seja ela qual for, sempre haverá percas, mesmo que pequenas. Já com a colheita manual a perca é zero ou muito próximo de zero, porém o trabalho e imenso.

METODOLOGIA

Em uma área plantada com milho, escolhemos duas linhas com três metros lineares e com espaçamento de 90 cm entre linhas. Com esse espaçamento teríamos 111,11 linhas plantadas em 1há. Se tivéssemos cerca de 3 plantas por metro linear, teríamos 300 plantas por linha, então em 1há teria cerca de 33.333 (trinta e três mil trezentos e trinta e três plantas).

Uma linha que escolhemos estava com 16 plantas em três metros, com média de 5,33 plantas por metro e a outra estava com 12 plantas em três metros, com média de 4 plantas por metro. Escolhemos então, 1 metro linear de cada linha e colhemos suas espigas. Dando um total de 10 espigas colhidas, sendo com média de 5 espigas por metro linear. Ao debulhar todas as 10 espigas e pesarmos, tivemos uma surpresa, a quantidade de grãos e seu peso eram grandes, porém a taxa de impureza, ardidos e brotados também eram grandes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (284.3 Kb)   docx (167.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com