TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTEMPERISMO

Por:   •  14/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 6

AULA 7 – INTEMPERISMO

Questões

1. Quais são as alterações físicas que obtivemos nas rochas de acordo com a intemperização?

Intemperismo Físico constitui o conjunto de processos que resultam na desagregação física das rochas, liberando seus minerais, sem alteração das estruturas cristalinas. Entre eles o mais comum de natureza física é o Intemperismo Físico Termal, são processos de desagregação mecânica devidos à variação de temperatura nos corpos rochosos. Processos de expansão e contração contínuo: fragmentação da rocha.

Também o Intemperismo Físico Mecânico; são fatores atuantes de vários tipos, produzindo esforços mecânicos nas rochas fragmentando-as. Consiste na presença de um agente qualquer em fendas nas rochas (as quais têm uma estrutura rígida) que se expande em todas as direções, pressionando a rocha até a sua ruptura.

2. Qual o principal tipo de intemperismo no Brasil? Explique

No Brasil a maior parte do intemperismo que ocorre é o químico. O principal fator intempérico são as águas pluviais (chuva).

3. Defina intemperismo mecânico, químico e biológico.

Intemperismo Mecânico são fatores atuantes de vários tipos, produzindo esforços mecânicos nas rochas fragmentando-as. Consiste na presença de um agente qualquer em fendas nas rochas (as quais têm uma estrutura rígida) que se expande em todas as direções, pressionando a rocha até a sua ruptura. Dentre eles congelamento da água e a cristalização de sais e crescimento de cristais.

Intemperismo Químico compreende as fases de decomposição química dos minerais primários das rochas e de síntese de minerais secundários. A

decomposição dos minerais primários das rochas resulta da ação separada ou simultânea de vários processos químicos: hidrólise, oxidação, hidratação, carbonatação e dissolução. O agente intempérico mais importante é a água, sendo o seu efeito mais intenso na medida em que ela se acidifica devido à dissolução de CO2 da atmosfera e à presença de ácidos húmicos.

Intemperismo Biológico são processos de natureza física causados por organismos, entre outros, a pressão de crescimento de raízes, no caso destas estarem ocupando fendas de rochas. Assim, também animais escavadores tem papel importante ao facilitarem a remoção de materiais alternados. Os primeiros estágios de decomposição biológica de rochas são associados com microrganismos (fungos e bactérias) que preparam a rocha para o ataque químico seguinte promovido por liquens, algas e musgos, sendo os últimos estágios associados com os vegetais superiores.

4. Esboce um perfil de intemperismo, de preferência em nossa região.

5. Qual a importância para o eng. Civil do intemperismo ao analisar o início de uma obra?

É fundamental, pois, o estudo do solo antes de iniciar uma obra pode nos trazer informações importantes para fazer uma fundação correta e os materiais a serem utilizados. Dessa forma evitando possíveis problemas ao decorrer da obra ou mesmo depois de finalizada.

AULA 8 – ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS

Questões

1. Quais fatores influenciam na formação dos solos?

Todos os solos se originam da decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos. Variações de temperatura provocam trincas, nas quais penetra a água, atacando quimicamente os minerais. O congelamento da água nas trincas, entre outros fatores, exerce elevadas tensões, do que decorre maior fragmentação dos blocos. A presença da fauna e flora promove o ataque químico, através de hidratação, oxidação, lixiviação, troca de cátions, carbonatação, etc.

2. Explique a formação e classifique Solo Residual.

Um solo residual é um material derivado do intemperismo de rocha ou sedimento e que não foi transportado da sua locação original, ou seja, a desintegração e decomposição do material ocorre “in situ”.

Pode haver uma gradação contínua de uma rocha sã para uma rocha mole e solo duro, que é produto da decomposição da rocha sã, ate um solo que não contem nenhum parentesco com a rocha mãe.

Solos residuais podem ter características completamente distintas daquelas de solos transportados. O conceito tradicional de tamanho de partícula é inaplicável a muitos solos residuais. As partículas de um solo residual muitas vezes consistem de agregados ou cristais de matéria mineral intemperizada, que se quebra e se torna progressivamente menor se o solo for manipulado. O que parece ser um pedregulho de areia grosso pode se transformar em um silte arenoso fino durante escavação, mistura e compactação.

Os solos residuais se formam pela intemperização das rochas por processos físicos, químicos e biológicos. Os processos físicos incluem o

alivio de pressão pela erosão, deformação térmica diferencial e as pressões de cristalização de gelo e sal. Eles agem sobre a rocha sã expondo sua superfície ao ataque químico e aumentando a permeabilidade da rocha à percolação de fluidos quimicamente reativos. Os químicos alteram os minerais da rocha primitiva para formar os minerais de argila, mais estáveis. Os processos biológicos influem como ação física de cunha das raízes e ação química de oxidação das bactérias.

3. Explique a formação e classifique Solo Transportado.

Os solos transportados são aqueles, que tendo sido movidos da rocha original, são redepositados em outro local. Os agentes de transporte podem ser o vento (eólicos), a água (aluvionares), o gelo (glaciares) e finalmente a força da gravidade (coluvionares). Os solos formados de erupções vulcânicas, tais como cinza, também podem ser considerados como transportados.

4. Explique a formação e classifique Solo Orgânico.

A matéria viva é um importante fator em erosão, mas seu principal efeito é indireto, desde que influencia o efeito erosivo de outros agentes. As raízes, contudo, são agentes diretos de erosão, quando crescem em fraturas e forçam uma parte da rocha desagregar-se. Também a ação da vegetação tem influencia decisiva na inibição do fluxo da água da chuva.

Os sedimentos de origem biológica praticamente não são transportados, uma vez que ficam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com