TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agroecologia na Agronomia

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Agroecologia

Jenifer dos Santos Amaro

1°Semestre – Eng Agronômica

A Agroecologia é uma prática no campo usada a muitos anos atrás no sistema de produção orgânico e com o passar dos anos só vem se aperfeiçoando cada vez mais e tem uma grande importância, pois além de produzir alimentos de boa qualidade, livre de químicos também são usados fertilizantes solúveis, sintéticos e agrotóxicos, que são contribuintes com a segurança alimentar e com a conservação e melhoria ambiental, por meio do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. 

A principal diferença da produção em base a agroecológica em relação a produção orgânica está relacionado as ciências naturais com os conceitos das ciências sociais. Os sistemas de produtividade busca a sustentabilidade ecológica, econômica, social cultural e ética. Os sistemas produtivos de base agroecológica estão focados no fortalecimento da agricultura familiar, que tem como base na pequena propriedade na mão familiar, em sistemas complexos, produtivo e adaptados ás condições localizadas dos locais.

As hortaliças são os alimentos que mais se destacam quando se trata de contaminação com agrotóxicos. Portanto, há a necessidade de desenvolver tecnologias que tornem esses sistemas viáveis, atendam aos consumidores e aumentem a renda dos agricultores. A produção de hortaliças em sistema orgânico requer tecnologias que respeitem os processos ecológicos, promovam o aumento da matéria orgânica do solo e economizem energia.

As práticas de manejo do solo são a principal mudança no ecossistema agrícola. A suposição de fertilização sob o paradigma orgânico deve usar recursos naturais e atividades biológicas para manter ou melhorar a fertilidade do solo. Os recursos locais e subprodutos orgânicos que fornecem um suprimento nutricional amplo e diversificado.  A compostagem é a melhor   estratégia para aproveitamento desses resíduos, pois facilita o manejo do dejeto e reduz o volume de resíduos e a perda de nitrogênio. Um bom composto converter a matéria orgânica em húmus e atuar no solo, melhorando sua estrutura e dando-lhe condições de armazenar mais água, ar e nutrientes, fornecendo alimento para as plantas.

 O berçário é uma das etapas mais importantes. A produção de hortaliças, pois a qualidade das mudas determina o desempenho produtivo das plantas. Este estágio é altamente dependente de insumos, especialmente sementes e substratos para germinação, enraizamento e crescimento de mudas.  É muito utilizado o substratos orgânico pois os comerciais não são recomendados para sistemas orgânicos porque não são registrados além de seu alto custo, devido à presença de ingredientes antiecológicos e fertilizantes sintéticos altamente solúveis. A medida adequada para reduzir custos e promover a produção de substratos é a utilização de propriedades existentes ou materiais regionais de reconhecida qualidade e adequados à produção orgânica.

Antes de utilizar substratos produzidos a partir de resíduos orgânicos provenientes da agricultura, é importante submetê-los ao processo de solarização, que é um tratamento baseado na utilização da energia solar para aquecer o substrato para desinfetar e destruir a estrutura e sementes de plantas espontâneas. a menos que seja produzido por meio de um processo de compostagem adequado de materiais orgânicos.

A adubação é utilizada como alternativa prática e eficaz para fornecer nutrientes e agregar matéria orgânica ao solo diretamente na área de plantio. Escolha as variedades de adubo verde mais adequadas para cada clima, solo e sistema de manejo das plantas cultivadas. Quando utilizado num regime de rotação na área, antes de principais culturas, poda a floração no terreno, neste caso, a taxa de decomposição mais lento, como manter a umidade, reduzir as mudanças de temperatura, prevenir a erosão, inibir várias plantas espontâneas e / ou efeitos alelopáticos..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (287 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com