TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Armadilhas Pifat

Por:   •  23/12/2022  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

INTRODUÇÃO

Os organismos presentes no solo são de extrema importância quando se trata de atividades essenciais para conservação e sobrevivência de plantas e animais, sendo as principais atividades: ciclagem de nutrientes, decomposição de matéria orgânica, participação na formação de agregados, simbiose e outros papéis de grande significância para biodiversidade (MOREIRA e SIQUEIRA, 2006).

A biodiversidade do solo abrange grupos de organismos que vivem por longos períodos ou passam por ciclos de vida, esses organismos são classificados em microfauna, mesofauna e macrofauna. Levando em consideração aspectos ecológicos, existem três categorias: micropredadores, os transformadores de serrapilheira e os engenheiros do ecossistema (minhocas, cupins e formigas) (CERETTA e AITA, 2008).

Micropredadores (microfauna) são representados principalmente por nematoides que se alimentam de microrganismos. Os transformadores de serrapilheira (mesofauna) se destacam os colêmbolas, são saprófagos que consomem matéria orgânica e biomassa microbiana, a partir disto são produzidas substâncias capazes de aumentar a atividade microbiana. Os engenheiros do ecossistema compreendem a macrofauna, que estão presentes indivíduos capazes de alterar a estrutura física e consequentemente, a estrutura química do solo. (MOREIRA e SIQUEIRA, 2006).

Para avaliar a densidade populacional ou atividade da biologia do solo é necessário realizar amostragens, onde são coletados dados que irão gerar resultados para interpretações (DIONÍSIO et al., 2016).

A amostragem da fauna do solo pode ser um método utilizado para avaliar a qualidade do ambiente. A análise de comunidades de organismos que realizam atividades benéficas e essências são um meio para o manejo e conservação do solo. Para ser obtidas as amostragens são empregadas armadilhas, sendo uma delas a armadilha de queda, conhecida como armadilha do tipo “pitfall” (SILVA e AMARAL, 2013).

Armadilhas do tipo “pitfall” geralmente são usadas para insetos que tem como seu principal habitat o solo, é uma armadilha passiva que depende da ação do organismo (SILVA E CARVALHO, 2000; MARCHIORI, 2016). Por esse motivo são incrementados neste instrumento de captura, atrativos capazes de aumentar a densidade populacional coletada (FREIRES et al., 2011; MARCHIORI, 2016).

As características do recipiente de coleta vão depender diretamente do objetivo de pesquisa e das características dos organismos edáficos, avaliando-se se será necessário o uso de outros produtos, como iscas, cobertura para armadilha, cerca guia, substâncias químicas e outros elementos (FREIRES et al., 2011).

OBJETIVO

O objetivo do trabalho é avaliar a população da fauna edáfica, coletada a partir de um instrumento de coleta bastante utilizado em trabalhos científicos, sendo verificada a eficácia e eficiência da armadilha.

MATERIAIS E MÉTODOS

O levantamento foi realizado no mês de outubro de 2022 em um período de sete dias no Campus 2 da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado no município de Altamira no estado do Pará.

REFERÊNCIAS 

MOREIRA, F. M. S. e SIQUEIRA, J. A. Microbiologia e Bioquímica do solo. 2. ed. São Paulo: UFLA, 2006. 744 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com