TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Beneficiamento e Torrefação de Café

Por:   •  23/11/2022  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Beneficiamento dos grãos de café[pic 1]

beneficiamento do café – Coffee & Joy

Após realizar todo processo de colheita dos grãos de café e assim que varridos, os grãos devem ser colocados em sacos, é necessário levar os grãos para o sistema de beneficiamento de grãos, esse processo tem que ser rápido devido a fermentação dos grãos, para evitar então a fermentação indesejada de grãos é necessário levar os grãos a estrutura de beneficiamento.

A máquina de beneficiamento ou estrutura de beneficiamento sendo assim é responsável por tirar a casca do café do prego do café realizando então o beneficiamento dos grãos.

No processo de beneficiamento dos grãos de café existem quatro etapas pré-existentes como pré-limpeza, a catação de Pedras, o descascamento e a classificação.

Pré-limpeza e Catação de Pedras

Na pré-limpeza é realizada a catação de pedras e os grãos são lavados removendo impurezas e afins, logo após os grãos de café são armazenados em tanques de águas ficando então de molho nos tanques de 12 a 72 horas ou até que a mucilagem do grão se rompa tendo como objetivo melhorar a aparência do grão. Logo após é elevado ao descascamento.

O processo de descascamento

É retirado às cascas dos grãos deixando então a parte interna (mucilagem) do produto, logo após as cascas são destinadas aos adubos de viveiros, os grãos são pesados, separados e colocados em tanques separadamente, e depois são enviados para secagem.

O processo de secagem

Neste processo os grãos são colocados em terreiros para secagem uniforme, é interessante que sejam espalhados em camadas de 2 a 5 centímetros, onde ficam expostos ao sol de 4 a 10 dias, pode ser utilizado também a secagem eletrônica/mecânica. Depois os grãos ficam secos devido ao sol e também menores devido ao encolhimento. Já na classificação os grãos são separados de acordo com o seu tamanho, densidade e forma indo então para a próxima fase.

Podemos resumir que o processo de beneficiamento dos grãos é realizado após a colheita onde conseguimos retirar as impurezas e separar os grãos da polpa seca e logo após levar para o processo final.

A torrefação do café e seu processo[pic 2][pic 3]

https://cafefazendapessegueiro.com.br/processo-de-torrefacao-do-cafe/

Após o beneficiamento dos grãos essa é uma parte importante do processo de produção do café pois é onde que vai ser desenvolvido o aroma, a cor do café e o sabor do café. O processo de torrefação do café ocorrem em uma temperatura de 200°C, o calor da superfície e da torra é transferido para os grãos durante o processo de torrefação.

Logo o aumento interno da temperatura provoca a evaporação da umidade dos grãos em um processo endotérmico por causa da temperatura, logo com aumento da temperatura dá se início a reação exotérmica ocasionando assim a formação de compostos voláteis e CO2. Também com o aumento da temperatura e das reações nos grãos de café ocorre a expansão dos tais causando pequenas rachaduras em suas paredes evento conhecido como crack.

 Portanto nesse processo a reação química faz com que os amidos viram açúcares, ácidos são eliminados e outros são formados, moléculas de proteínas são quebradas, óleos como o cafeol atingem a superfície do grão, a agua é evaporada, o dióxido de carbono é perdido e as substâncias voláteis são liberadas, aromatizando os grãos causando a degradação da parede celular dos grãos. Então depois desse processo de torra do grão de café os mesmos são despejados para fora da máquina subir uma chapa de metal cilíndrica com furinhos, para que a ventilação resfria o café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (156.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com