TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COOPERATIVISMO

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZGEM RURAL - SENAR

CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGOCIO

DISCIPLINA: ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E SINDICALISMO

PÓLO: BARÃO DE GRAJAÚ

TUTORA PRESENCIAL: BERNARDETE DO E.S.F. NUNES

PERÍODO: 2018.1

COOPERATIVISMO

Renata Lopes de Oliveira

Floriano(PI), Junho/2018.

COOPERATIVISMO

Relatório referente a 1ª aula de campo realizada na Coopeartiva Agricola Mista de Santa Rosa – PI(COAMISAROL), Município de Santa Rosa/PI, acompanhada pela Tutora Bernadete Nunes, como atividade avaliativa da disciplina de Associativsimo, Cooperativismo e Sindicalismo.

FLORIANO (PI), JUNHO DE 2018.

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA

  • INFORMAÇÕES  GERAIS :

Local da Visita Técnica

Municipio Santa Rosa do Piauí

Indicar o nome da Cooperativa/Associação/Sindicato  visitado (a)

Cooperativa Agricola Mista de Santa Rosa do Piauí - COAMISAROL

 Indicar a Data da Visita  

09/06/2018

 Indicar o tempo de duração da Visita Técnica

02 h(duas horas) de visita 09h às 11:00h

  • PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:

Tutora Bernadete Nunes

  • OBJETIVOS DIDÁTICOS DA VISITA TÉCNICA:

A visita teve como objetivo a aquisição de conhecimento técnico e experiencia prática ligada ao Cooperativismo, principalmente atraves do contato direto com o presidente e também produtor rural; conhecer a estrutura e como funciona uma cooperativa e identificar possiveis problemas que podem vir ocorrer dentro da mesma.

  • DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

No dia 09 de junho de 2018, foi realizada uma visita tecnica à Cooperativa Agricola Mista de Santa Rosa do Piauí (COAMISAROL). Durante a visita à Cooperativa, fomos recepcionados pelo Sr. Luis Sousa, presidente da cooperativa, e Sandoval, um dos associados. Os quais fizeram uma breve apresentação sobre a historia da cooperativa, a mesma surgiu em 1971, hoje ela conta com 96 associados, 55 ativos, porem somente uns 30 estão em dias com a mesma, bem como a forma que ela é administrada. A referida cooperativa, é a mais velha do estado do Piauí, com 48 anos. O estatudo só foi mudado mais ou menos umas 3 vezes desde que se instalou a Cooperativa. Em seguida, o presidente nos acompahou até o galpão onde é armazenado todo os equipamentos utilizados pelos associados e terceiros, mostrou tambem algumas maquinas que são alugadas para terceiros e emprestadas para associados. Hoje, após vários quedas financeiras e também de associados ativamente participantes, ela conta com um projeto de Milho, em parceria com a Embrapa, Banco do Nordeste e outros orgãos que apoiam as cooperativas.

  • AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA:

De todos os problemas relatados, finaceiros e estruturais, o que mais preocupa é a falta de compromisso da maioria dos associados, pois não há uma envolvimentos dos mesmos, falltando assim mais atividades que possam vir a fazer com que a coperativa não fique estagnada em dividas e possa voltar a ser a cooperativa de alguns anos atrás, onde havia um grande capital de giro, onde todos eram beneficiados, o que é de praxte numa coopertiva.

Ao meu ver falta compromisso, falta discernimento de todos que fazem a Cooperativa de Santa Rosa-PI, para fazer com que uma entidade não venha a ser falida e ate mesma fechada, pois a cooperativa é de todos e para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (510.3 Kb)   docx (384.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com