TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA

CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA RURAL

1° ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA RURAL

discente:

Aerton da Silva do Nascimento

TERESINA – PI

2020

A  Vila

Faremos uma comparação com as características do fato social para Durkheim, com a obra cinematográfica “A Vila”. Fato social para Durkheim possui três características, coercitividade, exterioridade e generalidade. Por coercitividade o autor entende que é a materialização do modo de pensar coletivo imposto através do sistema educacional vigente. A exterioridade como característica do fato social diz respeito à sua preexistência ao indivíduo, antes mesmo que o homem tomasse conhecimento deste, este já existia de forma alheia ao homem. Generalidade por característica que é comum a todos.

Generalidade

Logo no início do filme, a uma cena de um velório, isso faz parte da generalidade porque retrata a morte, uma característica que é comum à todos, pelo fato de ser uma coisa que todos estão cientes que um dia vão passar, também pelo fato de que, com a morte vem a tristeza que abala todos que estão no seu conviver. Outras cenas dos filmes que a generalidade se destaca são nas reuniões na vila pelo fato de envolver todos os moradores do local, para tratar de situações que envolvem todos, por se tratar de uma comunidade. E por fim podemos destacar o casamento, que mesmo envolvendo a união de apenas duas pessoas, trata-se de uma tradição que envolve, todos os próximos ao casal, por ser uma ser realizada uma celebração de união que gera alegria para aquela pequena comunidade isolada.

Coercitividade

Por coercitividade podemos destacar principalmente, a educação que é dada para as crianças, educação esta que não permite que as pessoas obtenham um senso crítico para julgar as regras que os anciões impõem sobre aquela sociedade por meio do medo que causa as pessoas, a não saírem da vila pois segundo os anciões a floresta a qual rodeia vila é repleta por criaturas, que não mencionam o nome, pelo fato que devem viver em harmonia, sendo assim se as pessoas da vila não forem para a floresta, as criaturas também não irão atacar a vila. Desse modo os anciãos controlam as outras pessoas através de falsas criaturas assustando-as. Como acontece no início do filme na cena após o velório onde tem duas jovens cuidando da casa, que estão se divertindo dançado, e de repente se assustam ao ver uma planta que brotou na beira da calçada, por ser uma planta de cor ruim, que atrai as supostas criaturas. Logo mais acontece também com as crianças que se deparam com um animal morto sem a pele, que supostamente foi atacado pelas supostas criaturas, logo seguinte chega um dos anciões até as crianças, que faz questão em apavorar ainda mais as crianças, e deixar ainda mais claro para elas, que se  não seguirem as regras coisas muitas ruins acontecerá com a vila. Outra cena que a coercitividade se destaca, é quando as supostas criaturas entram na vila, para segundo os anciões alertar a comunidade que, os limites não estão sendo cumpridos e assim fazer com as pessoas tenham mais medo e não saio de cheio de jeito nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com