TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Unidade Estudos Disciplinares IV agronegocio

Por:   •  21/11/2022  •  Dissertação  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 13

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta        A intensidade de precipitação, definida como a quantidade de chuva por unidade de tempo, influi mais na variação da vazão em um curso d’água do que o próprio volume precipitado pela chuva. Para uma seção transversal qualquer de um curso d’água, uma chuva com certa altura pluviométrica, com duração de várias horas, causará uma vazão máxima bem menor do que a causada por outra chuva, com a mesma altura pluviométrica, mas com duração de alguns minutos.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas a seguir:

I. O valor da intensidade de uma precipitação que durou 20 minutos e acumulou 16 mm de altura pluviométrica é I = 0,80 mm/min.

II. O valor da intensidade de uma chuva que acumulou 32 mm de altura pluviométrica, com duração de duas horas e meia, é I = 0,213 mm/min.

III. Sobre uma certa área, o valor do volume precipitado por uma chuva com altura pluviométrica de 32 mm será igual ao dobro do volume precipitado por uma chuva com 16 mm de altura pluviométrica.

 

É correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:        

Corretaa. I, II e III.

Respostas:        

Corretaa. I, II e III.

b. I e II.

c. I e III.

d. II e III.

e. III.

Comentário da resposta:        Resposta: A                    

Comentário:

Afirmativa I: Correta.

O valor da intensidade ( I) de uma precipitação, que representa a quantidade de chuva por unidade de tempo, é determinado pela divisão do valor da sua altura pluviométrica ( P) pelo valor da sua duração ( D). Para a precipitação com

P = 16 mm e D = 20min:

 

 

Afirmativa II: Correta.

Para a precipitação com P = 32 mm e D = 2,5 horas = 150min:

 

 

Afirmativa III: Correta.

O valor do volume precipitado ( VP) sobre certa área ( A) por uma chuva com altura pluviométrica ( P) é igual ao produto:

  VP = A x P

 

Para a chuva com P = 16 mm, o valor do volume precipitado será:

  VP = A x P = A x 16 mm.

 

Para a chuva com P = 32 mm, o valor do volume precipitado será:

  VP = A x P = A x 32 mm = 2 x (A x 16 mm).

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta        Avalie as afirmativas a seguir:

I. A parcela do volume de águas pluviais precipitado que fica na região, infiltrada no solo ou retida pela vegetação, contribui para conservar a umidade do ar e também facilitar a ocorrência de novas precipitações na própria região.

II. A parcela do volume precipitado que escoa pela superfície do terreno, ou por sistemas de drenagem, é uma característica de cada bacia hidrográfica que pode ser estimada pelo emprego do seu Coeficiente de Runoff.

III. As canalizações de córregos urbanos, utilizando tubos ou galerias com seção transversal fechada e aterrada, para construção de avenidas, não altera o teor de umidade do ar na região.

 

É correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:        

Corretaa. I e II.

Respostas:        

Corretaa. I e II.

b. I e III.

c. II e III.

d. III.

e. I, II e III.

Comentário da resposta:        Resposta: A

Comentário:

Afirmativa I: Correta.

Uma parte significativa da água retida pela vegetação é devolvida à atmosfera por evapotranspiração, cuja intensidade é proporcional ao teor de umidade do ar. Quanto mais quente e mais seco estiver o ar da atmosfera, mais intensa será a transpiração dos vegetais. Ao mesmo tempo, quanto maior for a umidade, maior será o volume de evaporação e, consequentemente, maior a probabilidade de formação de nuvens.

Afirmativa II: Correta.

O Coeficiente de Runoff, também denominado Coeficiente de Deflúvio ou de Escoamento Superficial, indica a relação entre o volume de águas pluviais que escoa pela superfície do terreno e o volume total precipitado. Esse coeficiente depende da natureza do solo e do revestimento de cada bacia, sendo invariável enquanto suas características não forem alteradas.

Afirmativa III: Incorreta.

Os pequenos afluentes dos cursos d’água principais, córregos e riachos, em geral,  representam uma vasta malha de superfícies propícias para a evaporação. A canalização de córregos urbanos, utilizando tubulação com seção transversal fechada e aterrada, reduz a incidência de luz solar, que causa a evaporação, e a própria área de líquido em contato direto com a atmosfera.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta        O Método Racional é bastante utilizado para prever variações de vazão, decorrentes de chuvas, em seções transversais de cursos d’água com áreas de contribuição não muito grandes. O valor da máxima variação de vazão em certa seção, também denominado Vazão de Pico ( QP), é obtido com o valor do Coeficiente de Runoff ( C) da área de contribuição para a seção, multiplicado pelo valor da máxima intensidade de precipitação ( I), prevista para a região, para o período de retorno adotado, e pelo valor da área de contribuição ( A). Para uma seção de controle com cerca de 1,5 km 2 de área de contribuição, cujo coeficiente de Runoff pode ser considerado 0,70 e o valor da máxima intensidade de precipitação prevista é de 2,34 mm/min, o valor da máxima variação de vazão será, aproximadamente:

Resposta Selecionada:        

Corretae. 41 m 3/s.

Respostas:        

a. 34,5 m3/s.

b. 23 m3/s.

c. 9,5 m3/s.

d. 82 m3/s.

Corretae. 41 m3/s.

Comentário da resposta:        Resposta: E

Comentário: o valor previsto para a vazão de pico pode ser obtido por:

C = 0,70

   

A = 1,5 km 2 = 1.500.000 m 2

 

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta        O hidrograma de onda de cheia representado na figura a seguir corresponde a uma chuva que atingiu toda a região em que se situa certo posto fluviométrico, durante cerca de 20 minutos e que acumulou 18 mm de altura pluviométrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (556.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com