TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resultado e Discussões

Por:   •  27/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

        Resultados e discussão

Diâmetro do colo

        Aos vinte e quatro meses de avaliação houve diferença estatística entre o tratamento T8 e os tratamentos T1, T3, T4 e T5; estes que apresentaram médias inferiores ao primeiro (Tabela 1). Diferenciando do observado aos 18 meses, quanto o tratamento T8 se diferenciava apenas do tratamento T1 e T3.

Tabela 1- Médias e incremento de diâmetro do colo das mudas aos 24 meses.

 [pic 1]

• Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si ao nível de 5% de probabilidade através do teste de Tukey.

Na Figura 4 e 5 é possível observar a evolução dos tratamentos, onde fica claro o melhor desenvolvimento do tratamento T8 (permanentemente limpo), assim como a tendência de melhoria no desenvolvimento a partir do tratamento T6.  

[pic 2]

Figura 4 – Diâmetro do colo e incremento por tratamento aos 24 meses.

O tratamento T8 que leva em consideração o controle total da matocompetição foi o tratamento que apresentou melhor desempenho quando comparado aos demais, juntamente com o tratamento T6 (controle aos dez meses) e T7 (controle aos doze meses).

Assim, entre os tratamentos avaliados, com o intuito de saber qual a extensão de tempo que as mudas de pinus podem conviver sob influência e competição de plantas daninhas, conclui-se que não há diferença entre os tratamentos que prevêem limpeza em intervalos fixos de tempo. Desta forma é possível manter a área sem limpeza durante os dez primeiros meses do plantio sem redução no desenvolvimento das mudas em diâmetro neste mesmo período.

O gráfico (Figura 5) mostra o desenvolvimento do diâmetro de colo ao longo do período de avaliação, podendo concluir a partir deste que o diâmetro no período avaliado ainda não apresentou um ponto de máxima. Destaca-se no gráfico a linha de crescimento do tratamento T8 como de maior desenvolvimento para o quesito diâmetro de colo.

[pic 3]

Figura 5 – Comparação entre as médias dos diâmetros de colo por tratamento, no período de 24 meses.

Altura

A outra variável levada em consideração no desenvolvimento das mudas de pinus foi a altura. As alturas não apresentarão variação estatística pelos diferentes tratamentos aos 24 meses, igualmente ao ocorrido aos 18 meses. Os resultados podem ser observados na Tabela 2.

Tabela 2 - Médias e incremento das alturas das mudas aos 24 meses.

 [pic 4]

• Médias seguidas de mesma letra não diferem entre si ao nível de 5% de probabilidade através do teste de Tukey.

De acordo com os resultados apresentados acima, observa-se que a altura aos 24 meses não diferiu estatisticamente entre os tratamentos avaliados, sob diferentes tratamentos de controle da matocompetição.

        Com isso, é possível afirmar, que no período de 24 meses de plantio das mudas no campo, estas não sofrem influência significativa no desenvolvimento em altura pela matocompetição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (315.4 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com